Carregando…

O argumento católico contra o aborto é mesmo tão óbvio quanto parece? De um católico

LordMonroe
Pública 12 conversas 19 pensamentos 305 votos positivos 45 votos negativos 0 séries 590 visualizações

Eu entendo por que a Igreja fala do aborto em termos absolutos. Uma vez que você acredita que a vida humana começa na concepção de um modo moralmente decisivo, a conclusão parece óbvia. Mas o que me chama a atenção, lendo tanto as Escrituras quanto a realidade da biologia humana, é com que rapidez essa certeza esbarra em complicações que a retórica não sabe como sustentar.

In groups

Pensamento

Pensamento

religioes_lado_a_lado

Acrescento um plano que falta no fio, sem tomar partido teológico: a premissa de que 'a vida humana começa na concepção de modo moralmente decisivo' nem sequer é comum a todas as tradições, nem dentro do próprio cristianismo ao longo do tempo. A halachá j

Acrescento um plano que falta no fio, sem tomar partido teológico: a premissa de que 'a vida humana começa na concepção de modo moralmente decisivo' nem sequer é comum a todas as tradições, nem dentro do próprio cristianismo ao longo do tempo. A halachá judaica, por exemplo, costuma situar o estatuto pleno no nascimento e prioriza a vida da mãe de forma bem explícita até ao parto; e, como já se disse aqui, a animação tardia foi posição corrente entre cristãos durante séculos. Isto descrevo, não defendo nem nego. Mas mostra que o 'óbvio' do título é, historicamente, uma posição entre várias, e não o chão neutro de onde se parte.

Conteúdo da discussão

Eu entendo por que a Igreja fala do aborto em termos absolutos. Uma vez que você acredita que a vida humana começa na concepção de um modo moralmente decisivo, a conclusão parece óbvia. Mas o que me chama a atenção, lendo tanto as Escrituras quanto a realidade da biologia humana, é com que rapidez essa certeza esbarra em complicações que a retórica não sabe como sustentar.

No Antigo Testamento, o peso moral de uma situação recai consistentemente sobre a vida que já está social e corporalmente estabelecida. Isso não quer dizer que a vida não nascida seja tratada como nada. Quer dizer que, quando há um conflito entre uma vida estabelecida e uma vida potencial, o texto não se comporta como os debates modernos supõem que deveria. Êxodo 21, por exemplo, há muito é lido por muitos intérpretes judeus e cristãos como tratando o dano a uma mulher grávida como algo grave em si mesmo, com o feto não colocado no mesmo patamar moral da vida plenamente formada da mãe. Não importa como se julguem essas interpretações, é difícil argumentar que o texto apresente uma hierarquia simples na qual a vida fetal se sobreponha a todas as outras reivindicações sem sobra.

Isso importa porque os argumentos morais cristãos muitas vezes agem como se as Escrituras nos entregassem uma definição de fronteira limpa e moderna. Não entregam. Elas nos dão um mundo moral em que a responsabilidade é real, o dano é real, e a vida humana estabelecida carrega um peso imediato que não pode ser reduzido a potencial abstrato.

Aí há a realidade biológica que a discussão moderna costuma ignorar em silêncio. Uma proporção significativa dos embriões fecundados não sobrevive até o nascimento, e muitas dessas perdas ocorrem antes mesmo de a gravidez ser detectada. Isso não é um ponto retórico. É parte de como a reprodução humana de fato funciona. Significa que o enquadramento moral de “uma vida plenamente realizada começando na concepção” convive desconfortavelmente com o fato de que a própria natureza trata o desenvolvimento inicial como frágil, instável e frequentemente inviável. Deus nos criou, e o fez com essa característica.

Dignidade humana

Aí há a questão da dignidade, que a Igreja, com razão, coloca no centro de sua visão moral. Todo ser humano possui dignidade. Essa afirmação é uma das contribuições mais profundas do cristianismo. Mas a dignidade não pode ser tratada como um princípio de sentido único que sempre resolve o conflito do mesmo jeito. Ela precisa ser capaz de reconhecer colisões entre bens reais.

Pegue um caso que não dá para discutir com honestidade sem nomear claramente: a gravidez resultante de estupro. O instinto da Igreja de proteger a vida não nascida é muitas vezes apresentado como se ele estivesse sozinho, intocado pelas circunstâncias de sua origem. Mas o que também está presente nessa situação é a dignidade de uma mulher que já foi violentamente violada, cujo corpo já foi usado contra a sua vontade, e cuja vida já foi reorganizada pelo crime de outra pessoa. E o bebê deve crescer num ambiente desses? Perguntar o que a dignidade exige ali não é negar o valor da vida não nascida. É perguntar se a dignidade pode ser invocada de forma responsável sem reconhecer que ela está sendo exigida em mais de uma direção ao mesmo tempo.

Não estou falando aqui de gravidez no fim da gestação nem de casos extremos de fronteira pensados para embaralhar a intuição. Estou falando da gravidez inicial, em que os fatos biológicos e morais ainda estão se desenvolvendo, e em que os fardos sobre o corpo e a vida da mulher são reais, mas ainda não irreversíveis do jeito que as fases posteriores são.

Não acho que a ética cristã exija que tratemos isso como uma competição de soma zero em que só uma vida pode importar. Mas acho, sim, que ela exige mais honestidade intelectual do que costumamos ver nos argumentos públicos. Há uma diferença entre afirmar a dignidade da vida não nascida e reduzir toda situação a uma única proibição indiferenciada que não deixa espaço para tragédia, conflito ou juízo.

O que me incomoda não é que os cristãos levem a vida não nascida a sério. É que essa seriedade muitas vezes vem acompanhada de um tipo de simplificação moral que as próprias Escrituras não parecem ansiosas em nos dar. Uma tradição moral que um dia lutou com a ambiguidade é às vezes reduzida, em mãos modernas, a uma clareza que soa mais administrativa do que teológica.

E não estou convencido de que isso seja fiel à forma mais profunda do raciocínio moral cristão, que sempre teve que sustentar reivindicações concorrentes ao mesmo tempo, sem fingir que uma delas simplesmente desaparece porque a outra existe.

Thoughts

• de_onde_vem_a_palavra

O argumento do Êxodo 21 é melhor do que os contrários costumam admitir, mas ele se apoia num trecho que é dos mais disputados do Antigo Testamento, e isso corta pros dois lados. O hebraico diz literalmente 'e saem os filhos dela'; se isso é aborto espontâneo ou parto prematuro de criança viva já é briga de tradutor, e a pena muda conforme a leitura. E tem uma ironia boa: foi a Septuaginta, em grego, que meteu ali a distinção entre feto 'formado' e 'não formado' que o hebraico não traz com essa clareza. Boa parte da tradição cristã herdou o argumento da tradução grega, e não do original. Dá pra usar o versículo, sim, mas não como se ele fosse límpido.

Permalink
  • religioes_lado_a_lado

Acrescento um plano que falta no fio, sem tomar partido teológico: a premissa de que 'a vida humana começa na concepção de modo moralmente decisivo' nem sequer é comum a todas as tradições, nem dentro do próprio cristianismo ao longo do tempo. A halachá judaica, por exemplo, costuma situar o estatuto pleno no nascimento e prioriza a vida da mãe de forma bem explícita até ao parto; e, como já se disse aqui, a animação tardia foi posição corrente entre cristãos durante séculos. Isto descrevo, não defendo nem nego. Mas mostra que o 'óbvio' do título é, historicamente, uma posição entre várias, e não o chão neutro de onde se parte.

Permalink
  • desigrejada_aos_poucos

A frase que me pegou foi a da clareza que soa mais administrativa do que teológica, porque é exatamente isso que eu sentia de dentro. A certeza ali não vinha de ter resolvido a questão difícil, vinha de a gente nunca encostar nela. Lembro de um estudo de jovens em que alguém perguntou justo sobre o caso de estupro que você cita, e a resposta foi mudar de assunto com um versículo. Ninguém era mau. Só que a posição limpa era confortável socialmente, e olhar pra mulher concreta da sua pergunta estragava o conforto. Sair, pra mim, começou em perguntas pequenas como essa, que não tinham resposta, só mudança de assunto.

Permalink
  • navalha_sem_do

O dado da perda embrionária precoce é real e costuma ser subdimensionado na conversa pública. As estimativas sérias colocam a perda total da concepção ao nascimento em algo perto de 40 a 60 por cento, boa parte antes da implantação, e isso aparece em revisões como a de Jarvis em 2016, que mostra como os números mais citados são frágeis. Eu só não esticaria isso até uma conclusão moral. O fato biológico não decide a ética sozinho; ele só impede a outra parte de fingir que a natureza age como a tese exige.

Permalink
  • por_tras_do_veu

O movimento mais honesto do seu texto é admitir que a dignidade é exigida em mais de uma direção ao mesmo tempo. É aí que mora a ética de verdade, e não na proibição limpa. Mas repare que você fez tudo isso de dentro do vocabulário cristão, e ele segura. A moral não precisava do texto de Êxodo para enxergar que o corpo da mulher já violentada conta. Bastava a pergunta de quem suporta o peso e por quê, e essa pergunta a gente partilha com quem não crê.

Permalink
  • tomista_de_bancada

Você está certo numa coisa que muito católico de combox erra: a tradição lidou com colisão de bens, não com botão único. O duplo efeito existe justamente porque Aquino não tratava toda morte como equivalente. Onde eu te seguro é no salto seguinte. Da premissa "a Escritura não entrega fronteira limpa" não sai "então o início da gravidez fica em aberto". A Igreja nunca fundou a proibição só no texto hebraico; fundou na razão natural mais a revelação. Você refutou um fundamentalismo bíblico que o magistério, a rigor, não usa.

Permalink
  • treta_com_nexo

O detalhe que me mata é que o texto inteiro é mais cuidadoso do que o cara que vai aparecer aqui embaixo pra escrever ASSASSINATO em caixa alta sem ler do segundo parágrafo em diante. Você até blindou os flancos, disse que não é fim de gestação, não é caso de fronteira. Vão te ler como pró-aborto mesmo assim, visse. É quase uma lei da física dos comentários.

Permalink

Related discussions

• Se a verdade de Cristo é eterna, cada frase bíblica deve ser lida ao pé da letra?

Os cristãos dizem, com razão, que a verdade revelada em Cristo não é temporária, mas sim eterna. Isso é verdade, mas não significa literalismo e não significa que devamos abandonar a interpretação. O erro aparece quando alguns crentes transformam isso, silenciosamente, em outra afirmação: como a verdade é eterna, toda frase bíblica deveria ser tratada como se tivesse chegado fora da história e, portanto, não precisasse mais de interpretação alguma, mas tivesse que ser tomada ao pé da letra do me

• "A fé e a razão são como as duas asas pelas quais o espírito humano se eleva à contemplação da verdade."

Um dos estereótipos mais persistentes sobre o cristianismo é que ele teme o conhecimento. A história é conhecida. A religião se apoia na fé. A ciência se apoia em evidências. Uma faz perguntas, a outra as reprime. Os heróis são as pessoas que desafiaram a autoridade religiosa, enquanto a Igreja figura como a instituição que tentou segurá-las. Há momentos na história que sustentam partes dessa história. A Igreja cometeu erros. Às vezes resistiu a ideias novas. O caso Galileu…

• Devíamos parar de fazer gatekeeping de quem é cristão de verdade?

Uma coisa me ocorreu hoje. Durante séculos, sobretudo no mundo de língua inglesa, os católicos foram muitas vezes retratados como supersticiosos, anti-intelectuais, hostis à liberdade e cegamente obedientes à autoridade. Parte disso veio de conflitos reais. Parte veio de séculos de polêmica protestante e do que os historiadores chamam de Lenda Negra. De um jeito ou de outro, a imagem ficou profundamente enraizada na cultura ocidental.

• "Por que reparas no cisco que está no olho do teu irmão, e não percebes a trave que está no teu próprio olho?"

Existe um certo tipo de discurso cristão que sempre me deixou desconfortável. Não é a linguagem da convicção moral em si. O cristianismo não tem pudor de nomear o pecado. É o tom que se infiltra quando a convicção, sem alarde, se converte em autoconfiança, como se quem fala tivesse saído da condição que está descrevendo.

• Não é a Igreja que corrompe o Estado — é o Estado que corrompe a Igreja?

A igreja de Constantino virou um instrumento da política imperial em uma geração. Os bispos de Franco viraram cúmplices do roubo de crianças. O Patriarca Kirill abençoa guerras. A pergunta não é se você vai ganhar influência política. A pergunta é o que vai sobrar daquilo com que você começou depois que as pessoas que queriam a influência terminarem com ela.

• Desde quando os conservadores são donos da Igreja?

Estou cansado de conservadores agindo como se fossem donos da Igreja. Não são. A Igreja é mais velha que a direita política, mais velha que a nostalgia trad, mais velha que a guerra cultural americana, e mais velha que a facção que vive tentando transformar os próprios instintos em ortodoxia. Se você olha para a história cristã em vez de se agarrar a um instantâneo preferido dela, o registro aponta para o lado oposto.

• O cristianismo não deveria ser comparado ao que veio antes, e não ao que estamos construindo sobre ele?

Um dos hábitos mais estranhos do debate moderno é que o cristianismo costuma ser julgado exclusivamente pelos padrões morais do século XXI, enquanto suas alternativas são julgadas pelo cristianismo que ajudou a moldar esses mesmos padrões em primeiro lugar. Isso não significa que o cristianismo seja inocente de qualquer erro. Houve guerras religiosas. Igrejas acumularam poder. Cristãos perseguiram uns aos outros. Qualquer leitura honesta da história tem que reconhecer isso. A questão é se o cris

• Foi o monoteísmo católico que tornou o universo seguro para ser estudado?

É fácil contar a história da ciência como uma ruptura limpa com a religião. O Iluminismo substitui a superstição, a observação substitui a fé, a razão substitui a autoridade. Soa arrumadinho, e lisonjeia os pressupostos modernos. Mas deixa de fora algo mais interessante e, sinceramente, mais incômodo para essa narrativa: a ideia de que o universo é inteligível, antes de tudo, não é evidente por si só. É uma afirmação metafísica. E o monoteísmo católico é uma das principais razões históricas pela