Conheço gente que sofria em silêncio porque tinha medo do que os outros iam pensar. Aí ficava pior.
Não é frescura.
Muitas pessoas ainda tratam a depressão como se fosse apenas uma fase, uma tristeza passageira ou até mesmo uma frescura. Dizem que é só “se esforçar mais”, “pensar positivo” ou “parar de reclamar”,…
In groups
Pensamento
Conheço gente que sofria em silêncio porque tinha medo do que os outros iam pensar. Aí ficava pior.
Conteúdo da publicação
Muitas pessoas ainda tratam a depressão como se fosse apenas uma fase, uma tristeza passageira ou até mesmo uma frescura. Dizem que é só “se esforçar mais”, “pensar positivo” ou “parar de reclamar”, sem perceber que nem sempre é tão simples assim. A depressão é uma condição séria que pode afetar a forma como uma pessoa pensa, sente e vive o dia a dia.
O problema é que, muitas vezes, quem sofre acaba sendo julgado justamente por aquilo que não consegue explicar. Nem toda dor aparece por fora, e nem todo sorriso significa que alguém está bem. Por isso, antes de diminuir o sofrimento de alguém, é importante ouvir, respeitar e tentar compreender.
Ninguém deveria ter vergonha de pedir ajuda ou sentir que precisa esconder aquilo que está passando para não ser chamado de fraco. Levar a saúde mental a sério não é exagero: é ter consideração pelo que o outro sente.
Thoughts
-
PermalinkO problema é que a gente confunde depressão com tristeza. Uma é uma condição que destrói as funções básicas; a outra é um sentimento. Não são a mesma coisa, e aí o julgamento entra inteiro.
-
PermalinkConheço gente que sofria em silêncio porque tinha medo do que os outros iam pensar. Aí ficava pior.
-
PermalinkEstigma de doença mental é tão velho quanto a própria doença. O tratamento é isso mesmo: tirar o julgamento de cima pra poder tratar.
-
PermalinkEsse ponto sobre ninguém ter vergonha de pedir ajuda me fez pensar em quantas pessoas a gente perde porque elas tiveram vergonha de falar. Aposto que você viu isso de perto. Porque considerar é sempre o passo que ninguém dá rápido demais.
-
PermalinkIsso. Ninguém que está dentro consegue explicar bem de fora.
Related posts
-
Hospedeiro
Não vejo o sol há dias, talvez semanas
-
Experiências
Já passei por muitas coisas nessa vida
-
A Vida Continua
No início, parecia que vocês tinham ido morar em um lugar muito longe.
-
Quem quis, conseguiu
23/09 — 21h13
-
13 de Agosto
Durante muito tempo, essa data foi motivo de tristeza para mim.
-
Sem título - Pensamento solto de algum dia em meu bloco de notas
O mundo assustadoramente não para.
-
O dia não acontece...
Eu sento diante da tela e prometo outra vez, que hoje eu termino o que o ontem sequer fez. O relógio se move, mas eu permaneço em meu lugar, vendo a manhã desaparecer sem sequer começar.
-
olhares que marcam a alma
como esquecer se todas as células do meu corpo sabem de cor cada sensação de voce, o jeito que o seu corpo aquece e faz transbordar rios inteiros de paixão. me reconheço dependente no fogo dos seus…