O empate queimou tudo! Apolo não podia perder mesmo.
MÁRSIAS TRÁGICO
MÁRSIAS TRÁGICO
Em séries
In groups
Pensamento
O empate queimou tudo! Apolo não podia perder mesmo.
Conteúdo da publicação
Vão Mársias, Melpomene: Uma Tragédia a vida
Tão-só vivida a obter da música prazer...
Um que, tão talentoso, intentara vencer
O próprio deus Apolo em musical partida.
Vós, Melpomene, sendo em juízo escolhida,
Junto a vossas irmãs, lograstes conceder
Vitória ao que melhor músico parecer,
Com submissão de quem cuja obra ver vencida.
Mársias vence co'a flauta o seu primeiro embate.
Apolo após, porém, cantando é persuasivo...
Sua voz acompanha a lira e obtém o empate!
Vence, por fim, Apolo: A Mársias faz captivo.
Indignando o divino um mortal que o combate,
Febo, impiedosamente, o esfola ainda vivo.
* * *
Thoughts
-
PermalinkEm todos esses capítulos você mostrou Mársias ganhando, e agora no último Apolo fecha tudo de um jeito que ninguém esperava. A virada é gelada.
-
PermalinkLia isso antes de dormir e não consegui. Fiquei pensando em quando você escreveu sobre o primeiro embate, quando eu achava que Mársias tinha chance. Tava cega mesmo.
-
PermalinkAquela parte onde Apolo ganha e tira tudo dele. Dura demais. Você vai deixar essa série aqui ou tem mais versões dessa história pra contar?
-
PermalinkFiquei com o segundo verso, 'Tão-só vivida a obter da música prazer'. É o que explica tudo o que vem depois, um homem que só tinha aquilo. Obrigado por trazer a série toda pra cá, Ricardo! Fico com a impressão de que ela ia dar nesse fim desde o primeiro canto, e só agora dá para enxergar.
-
PermalinkO empate queimou tudo! Apolo não podia perder mesmo.
Related posts
-
O SUPLÍCIO DE MÁRSIAS
O SUPLÍCIO DE MÁRSIAS Eis, Terpsícore, todo o Lírico sentido, Que a vida humana tem quando de sua morte. Ter que sua arte é tudo e nada mais importe Senão morrer pel’Arte em que havia vivido.…
-
GUERRA DE MELODIAS
GUERRA DE MELODIAS
-
EVOCAÇÃO ÀS MUSAS
EVOCAÇÃO ÀS MUSAS ―”Saúdo-vos, oh musas! Pela vossa glória, Que o talento encontre em mim humilde herdade. Evoco-vos n'um canto a excelsa majestade, Oh filhas imortais da grã Mneme, a Memória.”
-
VERSOS ALEXANDRINOS
VERSOS ALEXANDRINOS Conta, musas, ainda El Libro d'Alexande, Sobre Alexandro Magno, El-Rey de Macedônia, A História fabulosa, muito embora idônea, Co'os feitos d'armas seus, que o tornaram o Grande.…
-
DESAFIO MUSICAL
DESAFIO MUSICAL Canto-vos, oh Polímnia, à Eloquência regente! Canto um canto que é muito mais que uma canção. Canto um artista audaz contra o deus da criação. Canto em meu canto, oh musa, a verdade…
-
ORIGENS DA LIRA
ORIGENS DA LIRA Contam da História, Clio, aquela antiga lenda ― Que pela vossa graça evade ao esquecimento... ― De Hermes, o astuto deus, em cujo nascimento, Soube inventar a lira, hoje admirada…
-
O CANTAR DE APOLO
O CANTAR DE APOLO — "Canto d’Amor, Erato, a sua desventura. Eu que lhe ria do uso dado a suas setas, Fui ferido d'amor, tal-qual vossos poetas. Encantado por Dafne, ninfa bela e pura..." "Vendo-a,…
-
EPÍLOGO
EPÍLOGO Musas, silenciai. Vem a noite... Está tarde. Há pouco o sol se pôs; eis o ocaso, afinal... E desde o início quer a história algum final, Que, pela escuridão, o seu silêncio atarde. Quietas ―…