Aquela parte onde Apolo ganha e tira tudo dele. Dura demais. Você vai deixar essa série aqui ou tem mais versões dessa história pra contar?
MÁRSIAS TRÁGICO
MÁRSIAS TRÁGICO
Em séries
In groups
Pensamento
Aquela parte onde Apolo ganha e tira tudo dele. Dura demais. Você vai deixar essa série aqui ou tem mais versões dessa história pra contar?
Conteúdo da publicação
Vão Mársias, Melpomene: Uma Tragédia a vida
Tão-só vivida a obter da música prazer...
Um que, tão talentoso, intentara vencer
O próprio deus Apolo em musical partida.
Vós, Melpomene, sendo em juízo escolhida,
Junto a vossas irmãs, lograstes conceder
Vitória ao que melhor músico parecer,
Com submissão de quem cuja obra ver vencida.
Mársias vence co'a flauta o seu primeiro embate.
Apolo após, porém, cantando é persuasivo...
Sua voz acompanha a lira e obtém o empate!
Vence, por fim, Apolo: A Mársias faz captivo.
Indignando o divino um mortal que o combate,
Febo, impiedosamente, o esfola ainda vivo.
* * *
Thoughts
-
PermalinkEm todos esses capítulos você mostrou Mársias ganhando, e agora no último Apolo fecha tudo de um jeito que ninguém esperava. A virada é gelada.
-
PermalinkLia isso antes de dormir e não consegui. Fiquei pensando em quando você escreveu sobre o primeiro embate, quando eu achava que Mársias tinha chance. Tava cega mesmo.
-
PermalinkAquela parte onde Apolo ganha e tira tudo dele. Dura demais. Você vai deixar essa série aqui ou tem mais versões dessa história pra contar?
-
PermalinkFiquei com o segundo verso, 'Tão-só vivida a obter da música prazer'. É o que explica tudo o que vem depois, um homem que só tinha aquilo. Obrigado por trazer a série toda pra cá, Ricardo! Fico com a impressão de que ela ia dar nesse fim desde o primeiro canto, e só agora dá para enxergar.
-
PermalinkO empate queimou tudo! Apolo não podia perder mesmo.
Related posts
-
O SUPLÍCIO DE MÁRSIAS
O SUPLÍCIO DE MÁRSIAS Eis, Terpsícore, todo o Lírico sentido, Que a vida humana tem quando de sua morte. Ter que sua arte é tudo e nada mais importe Senão morrer pel’Arte em que havia vivido.…
-
GUERRA DE MELODIAS
GUERRA DE MELODIAS
-
EVOCAÇÃO ÀS MUSAS
EVOCAÇÃO ÀS MUSAS ―”Saúdo-vos, oh musas! Pela vossa glória, Que o talento encontre em mim humilde herdade. Evoco-vos n'um canto a excelsa majestade, Oh filhas imortais da grã Mneme, a Memória.”
-
VERSOS ALEXANDRINOS
VERSOS ALEXANDRINOS Conta, musas, ainda El Libro d'Alexande, Sobre Alexandro Magno, El-Rey de Macedônia, A História fabulosa, muito embora idônea, Co'os feitos d'armas seus, que o tornaram o Grande.…
-
DESAFIO MUSICAL
DESAFIO MUSICAL Canto-vos, oh Polímnia, à Eloquência regente! Canto um canto que é muito mais que uma canção. Canto um artista audaz contra o deus da criação. Canto em meu canto, oh musa, a verdade…
-
ORIGENS DA LIRA
ORIGENS DA LIRA Contam da História, Clio, aquela antiga lenda ― Que pela vossa graça evade ao esquecimento... ― De Hermes, o astuto deus, em cujo nascimento, Soube inventar a lira, hoje admirada…
-
O CANTAR DE APOLO
O CANTAR DE APOLO — "Canto d’Amor, Erato, a sua desventura. Eu que lhe ria do uso dado a suas setas, Fui ferido d'amor, tal-qual vossos poetas. Encantado por Dafne, ninfa bela e pura..." "Vendo-a,…
-
EPÍLOGO
EPÍLOGO Musas, silenciai. Vem a noite... Está tarde. Há pouco o sol se pôs; eis o ocaso, afinal... E desde o início quer a história algum final, Que, pela escuridão, o seu silêncio atarde. Quietas ―…