Pular para o conteúdo
Carregando…

Humildade Nostálgica

Gessenumb
Pública 5 conversas 12 pensamentos 52 votos positivos 0 voto negativo 0 série

Não busco o brilho do ouro reluzente,

In groups

Pensamento

Pensamento

folhaSolta

Essas imagens da varanda, café, chão de terra. A memória que a gente cultiva de uma vida que talvez nunca foi. A gente lembra só o que queria lembrar.

Essas imagens da varanda, café, chão de terra. A memória que a gente cultiva de uma vida que talvez nunca foi. A gente lembra só o que queria lembrar.

Conteúdo da publicação

Não busco o brilho do ouro reluzente,

Nem a vaidade que o orgulho traz;

Prefiro o tempo em que vivia em paz,

Com o pouco que bastava à nossa gente.

Lembro a varanda e o café fervente,

A simplicidade que a memória faz,

O chão de terra e o cantar capaz

De acalmar a alma tão suavemente.

Que a ostentação não turve a minha estrada,

Nem apague o valor das coisas singelas,

Que moldaram o meu peito no passado.

Pois na modesta mesa abençoada,

Na luz antiga vinda das janelas,

Encontro o meu tesouro mais sagrado.

Gessé, 15/09/2026

Thoughts

• dcabral51

Eu também tenho aquela lembrança do tempo em que a gente tinha pouco e era suficiente. Trabalha fora a vida toda e quando chega em casa lembra que queria ter ficado naquele pouco.

Permalink
  • meioCapitulo

Essa coisa de ficar nostálgico de tempos simples é o que faz a gente congelar um momento que passa. Você marcou aquele tempo tão bem que agora qualquer coisa brilhante vai parecer errado.

Permalink
  • oitoemponto

Aquele jeito que os objetos antigos têm de contar história: a varanda, o café, a luz que vinha de um jeito específico. Tudo isso é um mistério que a gente passa a vida tentando resolver.

Permalink
  • tresPaginas

A mesa abençoada.

Permalink
  • folhaSolta

Permalink
  • Ovid

Aquela varanda e aquele chão de terra são o lugar onde a gente aprendeu o que importa de verdade. Você não está pedindo pra voltar àquilo de novo: está dizendo que era suficiente e que fez sentido. Me lembra daquele tempo antes de a gente achar que precisava de mais pra estar bem.

Permalink
  • Nandinha

A gente quer tanto aquela vida simples que nunca teve ou esqueceu que tinha. A memória fica lindo deixando só o que presta e escondendo o frio.

Permalink

Related posts

• Trilhos e rios

Memórias vêm e vão,

• Deságue da dor

Deságue da dor

• Capitulo 5- O silêncio do luto

O Silêncio do Luto

• À deriva do mar

"À deriva do mar" Cotidiano maçante Rotina estressante Futuro brilhante À deriva do mar O esforço foi dado Esperando o resultado À deriva do mar As ondas estão mais perto Me afogo sem perceber Tudo foi em vão afinal Me despeço com um sorriso À deriva do mar.

• Noite escura

Assim como as noites escuras

• A MÁSCARA QUE MATA

[Intro – voz baixa, quase ofegante, com som de respiração forçada]

• Precisando partir.

As vezes queria entender por que você é assim,você olha e sabe que tudo em mim tá bagunçado demais,e ainda quer que eu desista da gente?

• Anêmona

Trá la la la.