Interessante, 'antigo namorado' soa bem mais literal. Mas 'ex' segue sendo a palavra que se cola, mesmo com essas opções. Você realmente usa essas alternativas em conversa?
Ex? Pergunta Sem resposta
Ex?
In groups
Pensamento
Interessante, 'antigo namorado' soa bem mais literal. Mas 'ex' segue sendo a palavra que se cola, mesmo com essas opções. Você realmente usa essas alternativas em conversa?
Conteúdo da publicação
Ex?
Há uma palavra que carrega um paradoxo inteiro: “meu ex”. Meu — posse, pertencimento, aquilo que ainda se guarda. Ex — passado, término, aquilo que já não é. Como pode ser meu se já não é meu? Como pode ser ex se ainda o chamo de meu?
A linguagem, às vezes, trai. Ou revela. “Meu ex” não é apenas uma forma de se referir a quem se amou. É um modo de dizer que, mesmo depois do fim, algo permanece. Não a pessoa — mas o lugar que ela ocupou. Não o corpo — mas a memória. Não o presente — mas o rastro.
E, no entanto, há uma violência nessa posse. Porque, se é ex, já não é. Já não responde, já não volta, já não pertence. E, no entanto, a gente insiste: “meu ex”. Como se, ao nomear assim, pudéssemos segurar o que já se soltou.
O que é esse “meu” que ainda se guarda? É a foto que não foi apagada. A música que ainda toca. A rua que se evita. O nome que ainda se escreve no rascunho. São pequenas permanências que sobrevivem ao fim e continuam dizendo, em silêncio: “Houve vida aqui.”
E o corpo lembra. Nem toda lembrança permanece apenas na consciência; algumas aprendem o caminho dos gestos. A mão procura um hábito antigo. Os pés seguem rotas já esquecidas. Certos lugares continuam despertando uma presença que já não existe. O ex não é apenas memória. É aquilo que o corpo continua a reconhecer, mesmo quando a razão já aprendeu o fim.
Talvez a palavra não seja sobre o outro. Seja sobre nós. “Meu ex” não é o que ele é — é o que nós sentimos que ele foi. É o que ocupou, o que marcou, o que deixou. É o que, mesmo depois de partido, ainda habita — não como pessoa, mas como ausência.
Há quem diga que o ex é como um livro que se fechou. Mas talvez seja o contrário. É um livro deixado aberto na página em que a história parou. E, às vezes, a gente volta. Não para reler. Nem para mudar o que aconteceu. Apenas para perceber que quem mudou foi o leitor.
Mas a página permanece a mesma. O que muda é o olhar. O tempo não apaga o passado; muda apenas o lugar que ele ocupa dentro de nós. O que era presença torna-se lembrança. O que era urgência torna-se silêncio. E o silêncio, aos poucos, aprende a não doer.
E talvez seja isso: o ex não é posse. É passagem. É o que foi, o que ficou, o que se foi. E, quando a gente entende isso, a palavra perde o peso. Deixa de ser “meu ex”. Vira apenas “ex”. E, nesse apenas, há uma liberdade: a de deixar ir, de deixar ser, de deixar permanecer apenas como parte daquilo que vivemos.
Talvez o “meu” não desapareça de uma vez. Permanece por algum tempo, como um eco que insiste depois que a voz terminou. Mas até os ecos aprendem o silêncio. E, quando isso acontece, resta apenas o ex — não como perda, mas como parte da história que nos trouxe até aqui.
Respostas
-
PermalinkParabéns pela excelente reflexão. A leitura me fez perceber como a linguagem, de forma sutil, reflete estruturas que aceitamos como fatos. Mesmo quando um relacionamento está superado, o uso do pronome possessivo estabelece um vínculo que evoca a ideia de pertencimento — um "já foi meu", parafraseando o conceito. Essa designação parece funcionar como uma tentativa interativa de marcar território no passado. Gostei muito do texto.
-
PermalinkExcelente reflexão... parabéns.
-
Permalinkdez anos com a mesma pessoa e eu ainda falo meu ex de um cara de 2013 que eu não reconheceria na rua hoje. o meu ficou, o resto sumiu
-
Permalinkeu voltei três vezes com a mesma pessoa então aqui o meu ex vira só o meu de novo e depois volta pra ex. tu tá em qual parte disso
-
PermalinkPassou um ano e continuo a dormir do mesmo lado da cama, num T1 onde a cama é toda minha. Isso do corpo que reconhece antes da cabeça é mesmo assim. Deixaste de dizer meu ao fim de quanto tempo?
-
PermalinkInteressante, 'antigo namorado' soa bem mais literal. Mas 'ex' segue sendo a palavra que se cola, mesmo com essas opções. Você realmente usa essas alternativas em conversa?
-
Permalinkminha mãe ainda fala o seu marido quando se refere a ele, e faz treze anos que eu não sou casada. o meu dela é mais teimoso que o meu.
-
Permalinkeu não tenho ex, tenho a vera. faz três anos e eu ainda falo minha mulher no presente, e já parei de corrigir quem corrige.
-
PermalinkPode usar outra forma como: antigo(a) namorado(a), uma pessoa que eu conhecia, um amigo da época...
-
Permalinkaqui em casa tem uma caneca da minha irmã, que mudou pra Joinville faz dois anos, e eu continuo lavando e guardando no mesmo lugar :)
Related posts
-
Minha liberdade
Hoje a minha liberdade é minha maior felicidade.
-
Pensei
De imediato eu pensei
-
Romantizando minha vida .
Hoje no auge dos meus 25 anos ,eu romantizo minha vida ,eu aprendi a sair na rua e olhar as estrelas ,eu amo a luz do sol ,eu gosto de falar com as pessoas porque agora eu entendo que são apenas…
-
Enquanto houver sementes
Não sei decifrar exatamente esse sentimento, é como se eu estivesse sentada de novo sob aquele pé de figo, mas, ao invés de faminta, sinto um refluxo enorme ao olha-los. Observo cada fruto suculento…
-
Heróis da infância
Na infância foram muitos os heróis.
-
se...
um dia
-
ROMEU 1 ,PARTE : 1
Seus olhos castanhos me enfeitiçam a tarde,
-
Mono, monotonia
A monotonia nos preenche de razão, direcionando, seja experimentalmente à quem somos como seres sociais.