Carregando…

Ex? Pergunta Sem resposta

kalell
Pública 89 conversas 110 pensamentos 94 votos positivos 0 voto negativo 2 séries

Ex?

In groups

Pensamento

Pensamento

dezanosjuntos

dez anos com a mesma pessoa e eu ainda falo meu ex de um cara de 2013 que eu não reconheceria na rua hoje. o meu ficou, o resto sumiu

dez anos com a mesma pessoa e eu ainda falo meu ex de um cara de 2013 que eu não reconheceria na rua hoje. o meu ficou, o resto sumiu

Conteúdo da publicação

Ex?

Há uma palavra que carrega um paradoxo inteiro: “meu ex”. Meu — posse, pertencimento, aquilo que ainda se guarda. Ex — passado, término, aquilo que já não é. Como pode ser meu se já não é meu? Como pode ser ex se ainda o chamo de meu?

A linguagem, às vezes, trai. Ou revela. “Meu ex” não é apenas uma forma de se referir a quem se amou. É um modo de dizer que, mesmo depois do fim, algo permanece. Não a pessoa — mas o lugar que ela ocupou. Não o corpo — mas a memória. Não o presente — mas o rastro.

E, no entanto, há uma violência nessa posse. Porque, se é ex, já não é. Já não responde, já não volta, já não pertence. E, no entanto, a gente insiste: “meu ex”. Como se, ao nomear assim, pudéssemos segurar o que já se soltou.

O que é esse “meu” que ainda se guarda? É a foto que não foi apagada. A música que ainda toca. A rua que se evita. O nome que ainda se escreve no rascunho. São pequenas permanências que sobrevivem ao fim e continuam dizendo, em silêncio: “Houve vida aqui.”

E o corpo lembra. Nem toda lembrança permanece apenas na consciência; algumas aprendem o caminho dos gestos. A mão procura um hábito antigo. Os pés seguem rotas já esquecidas. Certos lugares continuam despertando uma presença que já não existe. O ex não é apenas memória. É aquilo que o corpo continua a reconhecer, mesmo quando a razão já aprendeu o fim.

Talvez a palavra não seja sobre o outro. Seja sobre nós. “Meu ex” não é o que ele é — é o que nós sentimos que ele foi. É o que ocupou, o que marcou, o que deixou. É o que, mesmo depois de partido, ainda habita — não como pessoa, mas como ausência.

Há quem diga que o ex é como um livro que se fechou. Mas talvez seja o contrário. É um livro deixado aberto na página em que a história parou. E, às vezes, a gente volta. Não para reler. Nem para mudar o que aconteceu. Apenas para perceber que quem mudou foi o leitor.

Mas a página permanece a mesma. O que muda é o olhar. O tempo não apaga o passado; muda apenas o lugar que ele ocupa dentro de nós. O que era presença torna-se lembrança. O que era urgência torna-se silêncio. E o silêncio, aos poucos, aprende a não doer.

E talvez seja isso: o ex não é posse. É passagem. É o que foi, o que ficou, o que se foi. E, quando a gente entende isso, a palavra perde o peso. Deixa de ser “meu ex”. Vira apenas “ex”. E, nesse apenas, há uma liberdade: a de deixar ir, de deixar ser, de deixar permanecer apenas como parte daquilo que vivemos.

Talvez o “meu” não desapareça de uma vez. Permanece por algum tempo, como um eco que insiste depois que a voz terminou. Mas até os ecos aprendem o silêncio. E, quando isso acontece, resta apenas o ex — não como perda, mas como parte da história que nos trouxe até aqui.

Respostas

• HeldonMenezes

Parabéns pela excelente reflexão. A leitura me fez perceber como a linguagem, de forma sutil, reflete estruturas que aceitamos como fatos. Mesmo quando um relacionamento está superado, o uso do pronome possessivo estabelece um vínculo que evoca a ideia de pertencimento — um "já foi meu", parafraseando o conceito. Essa designação parece funcionar como uma tentativa interativa de marcar território no passado. Gostei muito do texto.

Permalink
  • HeldonMenezes

Excelente reflexão... parabéns.

Permalink
  • dezanosjuntos

Permalink
  • denovonao

eu voltei três vezes com a mesma pessoa então aqui o meu ex vira só o meu de novo e depois volta pra ex. tu tá em qual parte disso

Permalink
  • Tania_R

Passou um ano e continuo a dormir do mesmo lado da cama, num T1 onde a cama é toda minha. Isso do corpo que reconhece antes da cabeça é mesmo assim. Deixaste de dizer meu ao fim de quanto tempo?

Permalink
  • de_onde_vem_a_palavra

Interessante, 'antigo namorado' soa bem mais literal. Mas 'ex' segue sendo a palavra que se cola, mesmo com essas opções. Você realmente usa essas alternativas em conversa?

Permalink
  • EncontroDeQuinta

minha mãe ainda fala o seu marido quando se refere a ele, e faz treze anos que eu não sou casada. o meu dela é mais teimoso que o meu.

Permalink
  • mesapradois

eu não tenho ex, tenho a vera. faz três anos e eu ainda falo minha mulher no presente, e já parei de corrigir quem corrige.

Permalink
  • Luazys

Pode usar outra forma como: antigo(a) namorado(a), uma pessoa que eu conhecia, um amigo da época...

Permalink
  • cafeDeSegunda

aqui em casa tem uma caneca da minha irmã, que mudou pra Joinville faz dois anos, e eu continuo lavando e guardando no mesmo lugar :)

Permalink

Related posts

• Minha liberdade

Hoje a minha liberdade é minha maior felicidade.

• Pensei

De imediato eu pensei

• Romantizando minha vida .

Hoje no auge dos meus 25 anos ,eu romantizo minha vida ,eu aprendi a sair na rua e olhar as estrelas ,eu amo a luz do sol ,eu gosto de falar com as pessoas porque agora eu entendo que são apenas…

• Enquanto houver sementes

Não sei decifrar exatamente esse sentimento, é como se eu estivesse sentada de novo sob aquele pé de figo, mas, ao invés de faminta, sinto um refluxo enorme ao olha-los. Observo cada fruto suculento…

• Heróis da infância

Na infância foram muitos os heróis.

• se...

um dia

• ROMEU 1 ,PARTE : 1

Seus olhos castanhos me enfeitiçam a tarde,

• Mono, monotonia

A monotonia nos preenche de razão, direcionando, seja experimentalmente à quem somos como seres sociais.