Gente velha ainda faz essas invocações. De outro jeito, claro, mas esse ritual de pedir pela vossa graça é muito antigo.
EVOCAÇÃO ÀS MUSAS
EVOCAÇÃO ÀS MUSAS ―”Saúdo-vos, oh musas! Pela vossa glória, Que o talento encontre em mim humilde herdade. Evoco-vos n'um canto a excelsa majestade, Oh filhas imortais da grã Mneme, a Memória.”
Em séries
In groups
Pensamento
Gente velha ainda faz essas invocações. De outro jeito, claro, mas esse ritual de pedir pela vossa graça é muito antigo.
Conteúdo da publicação
EVOCAÇÃO ÀS MUSAS
―”Saúdo-vos, oh musas! Pela vossa glória,
Que o talento encontre em mim humilde herdade.
Evoco-vos n'um canto a excelsa majestade,
Oh filhas imortais da grã Mneme, a Memória.”
“Clio, em sabedoria, haja-me toda a História.
Polímnia, Eloquência à minha vã verdade.
Melpomene, à Tragédia, a dramaticidade.
Tália, pela Comédia, a alegria ilusória.”
“Urânia, iluminai-me, audaz, a Astronomia.
Calíope, escrevei o Épico por meus hinos.
Terpsícore, inspirai o Lírico à poesia.”
“Erato — à lira, ter os Amores divinos;
Euterpe — à flauta, dar a Música harmonia.
Vossa graça perpasse os meus alexandrinos!”
* * *
Thoughts
-
PermalinkGente velha ainda faz essas invocações. De outro jeito, claro, mas esse ritual de pedir pela vossa graça é muito antigo.
-
PermalinkAquelas dez que vão passando cada uma com seu talento. Como se você estivesse chamando por cada uma delas em pé, esperando que acordem.
-
PermalinkAquela abertura onde você se oferece humilde perante as musas, me fez pensar em como a gente mantém viva essas velhas tradições justamente porque não conseguimos fazer sozinhos. Aposto que esse pedido é tão antigo quanto a própria escrita.
-
PermalinkQue coisa invocar cada musa em seu nome, em seu domínio. Tem um peso nessa enumeração.
Related posts
-
O SUPLÍCIO DE MÁRSIAS
O SUPLÍCIO DE MÁRSIAS Eis, Terpsícore, todo o Lírico sentido, Que a vida humana tem quando de sua morte. Ter que sua arte é tudo e nada mais importe Senão morrer pel’Arte em que havia vivido.…
-
VERSOS ALEXANDRINOS
VERSOS ALEXANDRINOS Conta, musas, ainda El Libro d'Alexande, Sobre Alexandro Magno, El-Rey de Macedônia, A História fabulosa, muito embora idônea, Co'os feitos d'armas seus, que o tornaram o Grande.…
-
MÁRSIAS TRÁGICO
MÁRSIAS TRÁGICO
-
DESAFIO MUSICAL
DESAFIO MUSICAL Canto-vos, oh Polímnia, à Eloquência regente! Canto um canto que é muito mais que uma canção. Canto um artista audaz contra o deus da criação. Canto em meu canto, oh musa, a verdade…
-
O CANTAR DE APOLO
O CANTAR DE APOLO — "Canto d’Amor, Erato, a sua desventura. Eu que lhe ria do uso dado a suas setas, Fui ferido d'amor, tal-qual vossos poetas. Encantado por Dafne, ninfa bela e pura..." "Vendo-a,…
-
PRÓLOGO
I
-
FEBO-APOLO
FEBO-APOLO Pelo astro rei, Urânia, olhai a Astronomia: Estrela a luzir sobre a abóboda celeste... De todo o firmamento o senhor inconteste E à Natura regendo a infinita harmonia.
-
EPÍLOGO
EPÍLOGO Musas, silenciai. Vem a noite... Está tarde. Há pouco o sol se pôs; eis o ocaso, afinal... E desde o início quer a história algum final, Que, pela escuridão, o seu silêncio atarde. Quietas ―…