Pular para o conteúdo
Carregando…

EVOCAÇÃO ÀS MUSAS

RicardoC
Pública 5 conversas 9 pensamentos 31 votos positivos 0 voto negativo 1 série

EVOCAÇÃO ÀS MUSAS ―”Saúdo-vos, oh musas! Pela vossa glória, Que o talento encontre em mim humilde herdade. Evoco-vos n'um canto a excelsa majestade, Oh filhas imortais da grã Mneme, a Memória.”

Em séries

In groups

Pensamento

Pensamento

folhaSolta

Aquelas dez que vão passando cada uma com seu talento. Como se você estivesse chamando por cada uma delas em pé, esperando que acordem.

Aquelas dez que vão passando cada uma com seu talento. Como se você estivesse chamando por cada uma delas em pé, esperando que acordem.

Conteúdo da publicação

EVOCAÇÃO ÀS MUSAS

―”Saúdo-vos, oh musas! Pela vossa glória,
Que o talento encontre em mim humilde herdade.
Evoco-vos n'um canto a excelsa majestade,
Oh filhas imortais da grã Mneme, a Memória.”

“Clio, em sabedoria, haja-me toda a História.
Polímnia, Eloquência à minha vã verdade.
Melpomene, à Tragédia, a dramaticidade.
Tália, pela Comédia, a alegria ilusória.”

“Urânia, iluminai-me, audaz, a Astronomia.
Calíope, escrevei o Épico por meus hinos.
Terpsícore, inspirai o Lírico à poesia.”

“Erato — à lira, ter os Amores divinos;
Euterpe — à flauta, dar a Música harmonia.
Vossa graça perpasse os meus alexandrinos!”

* * *

Thoughts

• fsantos1307

Gente velha ainda faz essas invocações. De outro jeito, claro, mas esse ritual de pedir pela vossa graça é muito antigo.

Permalink
  • folhaSolta

Permalink
  • Ovid

Aquela abertura onde você se oferece humilde perante as musas, me fez pensar em como a gente mantém viva essas velhas tradições justamente porque não conseguimos fazer sozinhos. Aposto que esse pedido é tão antigo quanto a própria escrita.

Permalink
  • contoBreve

Que coisa invocar cada musa em seu nome, em seu domínio. Tem um peso nessa enumeração.

Permalink

Related posts

• O SUPLÍCIO DE MÁRSIAS

O SUPLÍCIO DE MÁRSIAS Eis, Terpsícore, todo o Lírico sentido, Que a vida humana tem quando de sua morte. Ter que sua arte é tudo e nada mais importe Senão morrer pel’Arte em que havia vivido.…

• VERSOS ALEXANDRINOS

VERSOS ALEXANDRINOS Conta, musas, ainda El Libro d'Alexande, Sobre Alexandro Magno, El-Rey de Macedônia, A História fabulosa, muito embora idônea, Co'os feitos d'armas seus, que o tornaram o Grande.…

• MÁRSIAS TRÁGICO

MÁRSIAS TRÁGICO

• DESAFIO MUSICAL

DESAFIO MUSICAL Canto-vos, oh Polímnia, à Eloquência regente! Canto um canto que é muito mais que uma canção. Canto um artista audaz contra o deus da criação. Canto em meu canto, oh musa, a verdade…

• O CANTAR DE APOLO

O CANTAR DE APOLO — "Canto d’Amor, Erato, a sua desventura. Eu que lhe ria do uso dado a suas setas, Fui ferido d'amor, tal-qual vossos poetas. Encantado por Dafne, ninfa bela e pura..." "Vendo-a,…

• PRÓLOGO

I

• FEBO-APOLO

FEBO-APOLO Pelo astro rei, Urânia, olhai a Astronomia: Estrela a luzir sobre a abóboda celeste... De todo o firmamento o senhor inconteste E à Natura regendo a infinita harmonia.

• EPÍLOGO

EPÍLOGO Musas, silenciai. Vem a noite... Está tarde. Há pouco o sol se pôs; eis o ocaso, afinal... E desde o início quer a história algum final, Que, pela escuridão, o seu silêncio atarde. Quietas ―…