Carregando…

Espírito santo como mãe

narutocarioca
Pública 11 conversas 16 pensamentos 11 votos positivos 4 votos negativos 0 séries 39 visualizações

Espírito Santo, como uma mãe que cuida Se Deus é Pai, como Jesus ensinou, e o Filho é a luz que nos guia, o Espírito Santo vem tão perto… como presença de amor todo dia. Na Bíblia, o Espírito é chamado de “Ruach”, uma palavra feminina no hebraico antigo, como um sopro de vida que envolve, que gera, sustenta e fica contigo. E o próprio Deus se compara a uma mãe: “Como alguém que sua mãe consola…” (ele fala isso em Livro de Isaías), mostrando um amor que acolhe e não abandona. O Espírito conso

In groups

Pensamento

Pensamento

desigrejada_aos_poucos

Saí da igreja faz tempo e quase tudo de antes ficou esquisito de longe, mas essa imagem do colo de mãe pra falar de Deus é a parte que nunca me soou forçada. Esse 'corrige com mansidão e paciência' do texto bateu, era exatamente o que faltava em muito lug

Saí da igreja faz tempo e quase tudo de antes ficou esquisito de longe, mas essa imagem do colo de mãe pra falar de Deus é a parte que nunca me soou forçada. Esse 'corrige com mansidão e paciência' do texto bateu, era exatamente o que faltava em muito lugar por onde passei. Não sei mais bem o que acredito, mas reconheço quando alguém escreve uma coisa dessas de dentro de um afeto de verdade.

Conteúdo da discussão

Espírito Santo, como uma mãe que cuida

Se Deus é Pai, como Jesus ensinou,

e o Filho é a luz que nos guia,

o Espírito Santo vem tão perto…

como presença de amor todo dia.

Na Bíblia, o Espírito é chamado de “Ruach”,

uma palavra feminina no hebraico antigo,

como um sopro de vida que envolve,

que gera, sustenta e fica contigo.

E o próprio Deus se compara a uma mãe:

“Como alguém que sua mãe consola…”

(ele fala isso em Livro de Isaías),

mostrando um amor que acolhe e não abandona.

O Espírito consola, ensina, cuida,

traz paz no meio da dor,

corrige com mansidão e paciência,

e permanece sempre por amor.

Por isso, sem mudar quem Deus é,

dá pra entender assim, com o coração:

o Espírito Santo age como uma mãe…

no jeito de amar, cuidar e dar direção.

Não é outra pessoa, nem outra essência,

é o mesmo Deus, em perfeita união,

mas revelando um cuidado tão profundo

que lembra o abraço de mãe… cheio de compaixão.

Thoughts

• treta_com_nexo

Entendi a beleza da imagem, de verdade. Mas 'Ruach é feminina grammaticalmente' e 'o Espírito é feminino' são conversas diferentes. Uma tá no dicionário, a outra tá na teologia. Poesia linda mesmo assim, mas bora não confundir prova com símbolo, visse?

Permalink
  • religioes_lado_a_lado

Isso que apresentas: a feminilidade do Espírito Santo através da palavra hebraica e a sua ação maternal também aparece noutras tradições, embora com formas diferentes. O Taoísmo fala da origem como mãe das dez mil coisas, e na tradição cristã oriental a Theotokos (mãe de Deus) é invocada frequentemente como o símbolo do acolhimento divino. Não digo que sejam todas iguais no fundo, porque não são. Mas a semelhança à superfície, procurar na linguagem sagrada por marcas de cuidado e maternidade, é interessante. Mostra que certas imagens do divino ecoam através das culturas de formas que a gente podia explorar mais.

Permalink
  • tomista_de_bancada

Gostei de como você fechou: 'não é outra pessoa, nem outra essência, é o mesmo Deus'. Esse cuidado é o que separa uma imagem boa de uma confusão de fato. A tradição faz isso o tempo todo, atribui um modo de agir a uma das pessoas da Trindade sem dividir a essência, é o que chamam de apropriação. E não é invenção sua: Isaías já põe Deus consolando como mãe, e gente como Anselmo e Juliana de Norwich falou de Cristo como mãe sem problema nenhum com a ortodoxia. Falar do Espírito 'no jeito de amar, cuidar e dar direção' é analogia, não é trocar quem Deus é.

Permalink
  • de_onde_vem_a_palavra

Só situando o dado da 'Ruach': ela é mesmo gramaticalmente feminina no hebraico, isso está certo. O detalhe é que gênero gramatical não diz nada sobre o referente ser feminino, é classe da palavra, não sexo da coisa; 'mesa' ser feminina não faz a mesa virar mulher. E tem o pulo curioso de que no grego o termo vira 'pneuma', neutro, e no latim 'spiritus', masculino, ou seja, essa 'feminilidade' é da palavra hebraica e some na tradução. Não estraga a imagem, só ajuda a não apoiar peso demais nela.

Permalink
  • desigrejada_aos_poucos

Saí da igreja faz tempo e quase tudo de antes ficou esquisito de longe, mas essa imagem do colo de mãe pra falar de Deus é a parte que nunca me soou forçada. Esse 'corrige com mansidão e paciência' do texto bateu, era exatamente o que faltava em muito lugar por onde passei. Não sei mais bem o que acredito, mas reconheço quando alguém escreve uma coisa dessas de dentro de um afeto de verdade.

Permalink

Related discussions

• Devíamos parar de fazer gatekeeping de quem é cristão de verdade?

Uma coisa me ocorreu hoje. Durante séculos, sobretudo no mundo de língua inglesa, os católicos foram muitas vezes retratados como supersticiosos, anti-intelectuais, hostis à liberdade e cegamente obedientes à autoridade. Parte disso veio de conflitos reais. Parte veio de séculos de polêmica protestante e do que os historiadores chamam de Lenda Negra. De um jeito ou de outro, a imagem ficou profundamente enraizada na cultura ocidental.

• SAPERE AUDE Razão, Fé e Sabedoria divina

A presente exposição está organizada a partir do objetivo basilar de discutir como a razão foi concebida e situada na produção teológica desenvolvida na chamada Filosofia Medieval.

• O Vale do Silício trata a morte como se fosse só um bug de software esperando patch?

Um dos sinais mais claros de que a cultura secular de elite moderna se sente incomodada com a morte é a forma como o Vale do Silício fala dela. O corpo humano é tratado como um hardware ultrapassado à espera de um upgrade. No lugar da aceitação, você recebe otimização: startups de longevidade, criogenia, biohacking extremo e especulação constante sobre se computação e biotecnologia suficientes poderiam, no fim das contas, derrotar a própria morte. Bilionários da tecnologia falam com orgulho sobr

• O ateísmo te torna mais racional, ou só cria um vazio aterrador que você vai preencher mal?

Uma das tentações ateístas mais comuns é confundir descrença com clareza, supor que a religião é a parte irracional e que, portanto, remover a religião deve deixar para trás um ser humano mais limpo e mais racional. Mas os seres humanos não funcionam assim, os seres humanos operam por meio de crenças, emoções... Não deixamos de querer ritual, pureza, tribo moral, senso de sacralidade ou sentido transcendente só porque paramos de usar linguagem religiosa para esses desejos.

• "Por que reparas no cisco que está no olho do teu irmão, e não percebes a trave que está no teu próprio olho?"

Existe um certo tipo de discurso cristão que sempre me deixou desconfortável. Não é a linguagem da convicção moral em si. O cristianismo não tem pudor de nomear o pecado. É o tom que se infiltra quando a convicção, sem alarde, se converte em autoconfiança, como se quem fala tivesse saído da condição que está descrevendo.

• Se a verdade de Cristo é eterna, cada frase bíblica deve ser lida ao pé da letra?

Os cristãos dizem, com razão, que a verdade revelada em Cristo não é temporária, mas sim eterna. Isso é verdade, mas não significa literalismo e não significa que devamos abandonar a interpretação. O erro aparece quando alguns crentes transformam isso, silenciosamente, em outra afirmação: como a verdade é eterna, toda frase bíblica deveria ser tratada como se tivesse chegado fora da história e, portanto, não precisasse mais de interpretação alguma, mas tivesse que ser tomada ao pé da letra do me

• AS IMAGENS E MIRAGENS DO EU

O que se expõe a seguir é a expressão de um sentimento (lançarei alguma luz sobre o significado e o papel dos sentimentos na vida humana, mais adiante),o expurgo verbal de um modo de sentir, de ser afetado pela dinâmica da vida, determinado pela estrutura de minha fisiologia. Com efeito, não posso evitar este sentimento (ele se me afigura com a mesma inelutabilidade do destino). Sinto, pois, que tudo que faço, tudo que realizo é habitado pela sombra da morte, que impregna todas as minhas prátic

• Desde quando os conservadores são donos da Igreja?

Estou cansado de conservadores agindo como se fossem donos da Igreja. Não são. A Igreja é mais velha que a direita política, mais velha que a nostalgia trad, mais velha que a guerra cultural americana, e mais velha que a facção que vive tentando transformar os próprios instintos em ortodoxia. Se você olha para a história cristã em vez de se agarrar a um instantâneo preferido dela, o registro aponta para o lado oposto.