O silêncio que por anos foi prisão e no fim vira o espaço onde ela consegue se ouvir me fez pensar em como a mesma coisa muda de nome dependendo de quem manda nela. Aposto que quem acompanhou as partes anteriores chegou nesse epílogo respirando mais leve. Obrigado por trazer a história dela até aqui, @AllyneMaia :)
Epílogo _ Quando o Silêncio encontrou uma voz
Quando o silêncio encontrou uma voz
Em séries
In groups
Pensamento
O silêncio que por anos foi prisão e no fim vira o espaço onde ela consegue se ouvir me fez pensar em como a mesma coisa muda de nome dependendo de quem manda nela. Aposto que quem acompanhou as partes anteriores chegou nesse epílogo respirando mais leve.
Conteúdo da publicação
Quando o silêncio encontrou uma voz
Ela tinha apenas nove anos.
Era uma menina alegre, daquelas que ainda acreditavam que o mundo era exatamente aquilo que seus olhos conseguiam enxergar. Vivia cercada pelos pais, pela irmãzinha de três anos, pela tia e pelos primos. Havia risos pela casa, abraços, brincadeiras e a sensação de que aquele lugar era tudo o que uma criança precisava para se sentir segura.
Ela cresceu acreditando no amor que recebia.
Mas, vez ou outra, percebia algo que não sabia explicar.
Um silêncio diferente.
Um olhar que demorava demais.
Uma sensação estranha que passava por ela e desaparecia antes que pudesse encontrar palavras para defini-la.
Era criança. E crianças não deveriam precisar entender aquilo que os adultos escondem.
Até que veio a perda.
E, com ela, uma parte daquela menina ficou para trás.
Foi como se a infância tivesse sido interrompida sem pedir licença. De repente, ela precisou compreender coisas que ainda não tinha idade para compreender. Precisou aprender a guardar sentimentos, a observar o que ninguém dizia e a conviver com perguntas que não encontravam respostas.
Com o tempo, descobriu que algumas das alegrias que conhecia também carregavam máscaras.
Havia coisas escondidas atrás dos sorrisos.
Verdades disfarçadas de normalidade.
E aquilo que um dia parecera apenas uma infância feliz começou a ganhar outros significados.
Então veio a adolescência.
A fase que deveria ser descoberta, sonhos e liberdade chegou como uma avalanche.
Trouxe medo.
Trouxe insegurança.
Trouxe perguntas demais para um coração que já havia aprendido cedo demais a permanecer calado.
Ela se tornou vulnerável ao silêncio.
E o silêncio, durante anos, tornou-se sua companhia mais fiel.
Ela aprendeu a sorrir quando queria chorar.
A dizer que estava tudo bem quando não estava.
A esconder lembranças em lugares onde ninguém pudesse encontrá-las.
Mas existem silêncios que não conseguem permanecer enterrados para sempre.
Porque, por mais que uma história seja escondida, a verdade continua procurando uma fresta por onde possa entrar.
E um dia, aquela menina que precisou crescer antes da hora começou a encontrar a mulher que havia sobrevivido a tudo aquilo.
Não era mais a criança que não entendia.
Não era mais a adolescente que tinha medo de falar.
Era alguém que finalmente podia olhar para trás sem precisar negar o que sentiu.
E foi então que ela entendeu que a cura não seria apagar o passado.
A cura seria parar de permitir que o passado decidisse quem ela seria.
Ela descobriu que algumas feridas não desaparecem porque esquecemos que existiram. Elas começam a cicatrizar quando deixamos de culpá-las por ainda doerem. Quando aprendemos a acolher a pessoa que fomos, em vez de desejar que ela tivesse sido mais forte.
E ela começou.
Devagar.
Um dia de cada vez.
Aprendeu que podia falar sem pedir desculpas por sentir. Que podia dizer não. Que podia estabelecer limites. Que podia confiar novamente, mesmo que com cuidado. Aprendeu que não precisava carregar sozinha aquilo que nunca deveria ter sido colocado sobre seus ombros.
E, principalmente, aprendeu a se enxergar com a mesma ternura que um dia ofereceu a todos ao seu redor.
Olhou para a menina de nove anos e, finalmente, não sentiu vergonha dela.
Sentiu amor.
Um amor profundo pela criança que não entendia, pela adolescente que teve medo, pela jovem que tantas vezes se calou e pela mulher que, apesar de tudo, continuou tentando.
Então disse a ela:
"Você não tinha culpa. Você não precisava entender tudo. Você não precisava ser forte o tempo inteiro. Você só precisava ser criança."
E, pela primeira vez, aquelas palavras não vieram acompanhadas de dor.
Vieram acompanhadas de paz.
Ela percebeu que se curar não significava voltar a ser quem era antes.
Era descobrir quem poderia ser depois.
Era permitir que a vida tivesse novos capítulos que não fossem escritos pelo medo.
Era voltar a rir sem se sentir culpada.
Era fazer planos.
Era sonhar.
Era aprender que felicidade não precisava ser uma máscara.
Podia ser verdadeira.
O silêncio, que durante tantos anos havia sido uma prisão, agora era diferente.
Já não escondia sua voz.
Dava espaço para que ela pudesse ouvi-la.
E quando finalmente encontrou coragem para falar, percebeu que sua voz não era apenas um grito contra aquilo que havia vivido.
Era também uma declaração de que ela ainda estava aqui.
Inteira, mesmo com as marcas.
Livre, mesmo carregando memórias.
Viva, mesmo depois de tudo.
Talvez a cura nunca tenha sido sobre esquecer.
Talvez tenha sido sobre lembrar e, ainda assim, escolher continuar.
Escolher a si mesma.
Escolher a vida que ainda podia construir.
Porque algumas histórias começam na dor.
Algumas passam anos escondidas atrás do silêncio.
Mas nem todas terminam ali.
Algumas encontram coragem.
Algumas encontram acolhimento.
Algumas encontram perdão — não para quem causou a dor, mas para si mesma, por tudo aquilo que acreditou precisar fazer para sobreviver.
E algumas, depois de tanto tempo, finalmente encontram a cura.
Não como um ponto final.
Mas como um recomeço.
E aquela menina ainda tinha muito a dizer.
Dessa vez, porém, ela não precisava mais sussurrar.
Sua voz, enfim, pertencia a ela.
Thoughts
-
PermalinkVi que é o epílogo, então teve partes antes. Onde dá pra ler mais sobre a menina de nove anos?
-
PermalinkDeixar de culpar a ferida por ainda doer. Tem gente que leva anos pra chegar nisso, e aqui vem sem pressa, um dia de cada vez.
-
PermalinkO silêncio que por anos foi prisão e no fim vira o espaço onde ela consegue se ouvir me fez pensar em como a mesma coisa muda de nome dependendo de quem manda nela. Aposto que quem acompanhou as partes anteriores chegou nesse epílogo respirando mais leve. Obrigado por trazer a história dela até aqui, @AllyneMaia :)
Related posts
-
Capitulo Final - Quando o meu silêncio se transformou em grito
Capítulo Final — Quando o Meu Silêncio se Transformou em Grito
-
Capitulo 6 - Quando eu voltei para mim
Quando Eu Voltei Para Mim
-
Capitulo 5- O silêncio do luto
O Silêncio do Luto
-
Capitulo 4 - O Silêncio do Pecado
Conforme fui crescendo, percebi que a infância havia ficado para trás.
-
Capitulo 3 - O Silêncio da Verdade
Lembro-me daquele dia como se ainda estivesse sentada naquela mesa.
-
Capitulo 2 - O Silêncio do Medo
Eu cresci aprendendo a conviver com a saudade do meu pai.
-
O Silêncio da Saudade
CAPÍTULO 1
-
será que é amor? continuaçao
espero que gostem tanto quanto gostarm do 1 capítulo