Carregando…

Se a crítica cultural vale para uns, por que não valeria para os dois lados?

senior_slacker
Pública 10 conversas 17 pensamentos 284 votos positivos 46 votos negativos 0 séries 568 visualizações

Tive um daqueles jantares de equipe de big tech. A conversa virou para como as pessoas conheceram seus parceiros. Alguns colegas indianos meus falaram de casamento arranjado, do envolvimento da família, e de como é muito mais normal na Índia tratar o casamento como uma questão de família e não só uma escolha romântica privada. Essa parte tudo bem, culturas diferentes e tal. Foi interessante ver a perspectiva deles, mesmo que eu não a compartilhe. O problema começou quando um deles parou de descr

In groups

Conteúdo da discussão

Tive um daqueles jantares de equipe de big tech. A conversa virou para como as pessoas conheceram seus parceiros. Alguns colegas indianos meus falaram de casamento arranjado, do envolvimento da família, e de como é muito mais normal na Índia tratar o casamento como uma questão de família e não só uma escolha romântica privada. Essa parte tudo bem, culturas diferentes e tal. Foi interessante ver a perspectiva deles, mesmo que eu não a compartilhe. O problema começou quando um deles parou de descrever o costume e começou a dizer que ele é melhor do que "o que fazem aqui". Ele disse que o casamento arranjado era melhor do que o que a gente faz no Ocidente porque as relações ocidentais fracassam o tempo todo e as pessoas se divorciam o tempo todo. No fim a mensagem era óbvia: o seu sistema não presta, enquanto o nosso funciona. A equipe é majoritariamente indiana, e embora só 3 estivessem comentando isso, o resto concordava em silêncio.

Então eu rebati. Disse que a Europa também teve longos períodos em que o casamento era moldado pesadamente por família, propriedade, classe e pressão comunitária, e que ela se afastou disso em parte porque o consentimento e a escolha individual passaram a importar mais moralmente. Disse também que um divórcio baixo por si só prova muito pouco se o divórcio é socialmente radioativo, especialmente para as mulheres. Se sair de um casamento ruim significa rompimento com a família, humilhação ou queda livre econômica, é claro que menos delas saem.

O clima mudou na hora. De repente eu é que estava sendo desrespeitoso. De repente eu é que estava julgando outra cultura. As mesmas pessoas que não tiveram problema nenhum em usar taxas de divórcio para criticar as relações ocidentais trataram a crítica de volta como se ela violasse uma regra diferente. Foi isso que me ficou depois. Não acho que o problema de verdade tenha sido eu ter criticado o casamento arranjado. O problema foi eu ter feito o mesmo de volta.

Há uma distinção básica aqui que as pessoas embaralham quando lhes convém. Descrever um costume é uma coisa. Reivindicar superioridade moral com base nesse costume é outra. No momento em que você diz que o seu sistema é melhor porque o nosso produz mais divórcio, você entra no terreno dos fatos reais e tem que estar aberto a que outras pessoas perguntem o que os seus números mais limpos estão de fato medindo.

É por isso que divórcio baixo é um atalho moral tão ruim. Uma taxa de divórcio baixa pode refletir coisas boas. Mais apoio familiar. Mais seriedade quanto ao compromisso. Mais pressão para resolver o conflito comum em vez de tratar todo problema como motivo para sair. Tudo bem. Ela também pode refletir vergonha, dependência, medo e uma ideia muito mais estreita do que conta como insuportável. Tenho certeza de que os países sob a Sharia têm as menores taxas de divórcio do planeta.

Se você quer comparar culturas de casamento com honestidade, não pode só perguntar quantas pessoas continuam casadas. Você tem que perguntar quão livres elas estavam para entrar no casamento, quão livres estavam para recusá-lo, e quão livres estão para deixá-lo.

Talvez eu só esteja sensível demais ultimamente porque estou percebendo que nos últimos 3 anos a maior parte da minha equipe virou indiana. Eu adorava a cultura e tinha curiosidade sobre ela, mas pouco a pouco todas as outras nacionalidades no meu trabalho desapareceram (inclusive os americanos) e foram substituídas por gente na Índia ou por engenheiros indianos com visto H1B. Eu escrevi sobre isso alguns dias atrás.

Aquilo revelou uma estrutura de permissão de mão única dentro de espaços pluralistas de elite. Criticar normas ocidentais é tratado como tudo bem, é esperado. A cultura americana em particular é altamente crítica de si mesma (e é isso que nos torna grandes). Criticar normas não ocidentais, mesmo numa resposta direta, de repente parece racismo, xenofobia ou sei lá o quê. Isso não é justo. Isso é só um lado podendo julgar enquanto o outro é obrigado a sorrir e engolir.

Posso ter sido direto demais à mesa. Tudo bem. Ambientes de trabalho punem a franqueza. Posso conceder isso. O que eu não concedo é a regra de fundo. Se alguém quer usar taxas de divórcio para me dizer que a cultura de casamento dele é melhor que a minha, eu posso perguntar o que as mulheres pagam por esse número, o que a discordância custa dentro daquele sistema, e quanto da estabilidade dele vem de saúde e não de saída restrita. A crítica cultural só funciona se vale para os dois lados.

Thoughts

• por_tras_do_veu

O princípio por baixo disto tem nome e vale a pena enunciá-lo. Imagina que vais entrar nesse sistema de casamento sem saber qual das pessoas serás: o homem ou a mulher, o que tem família a sustentar a saída ou o que fica sem nada se sair. Uma regra que só aceitas porque sabes de antemão que calhas no lado bom não é um mérito do sistema, é um privilégio de posição. É por isso que 'taxa de divórcio baixa' não chega como elogio: a pergunta é se assinarias o contrato sem saber o teu lugar nele. O autor está a pedir exatamente essa simetria, e ela é justa.

Permalink
  • religioes_lado_a_lado

Um reparo descritivo, não teológico: quando o texto diz que 'os países sob a Sharia têm as menores taxas de divórcio', atenção ao que esse número está a medir. Em vários desses sistemas o homem dissolve o casamento por repúdio quase unilateral, e a mulher só por uma via mais difícil, muitas vezes com renúncia ao dote. Uma taxa baixa de divórcio formal pode esconder separações que nunca entram na estatística porque não há um caminho legal simétrico para elas. Não trago isto para atacar a tradição, trago porque é precisamente o ponto do post: o número limpo está a contar a facilidade de sair, e essa facilidade não é igual para os dois lados.

Permalink
  • fabrica_de_treta

Vou bancar o advogado do diabo. Você diz que defende a simetria, mas o texto inteiro é você ganhando a discussão de novo, agora com plateia. "A permissão de mão única" é real, mas reparar nela logo depois de você ter perdido o jantar é conveniente. Talvez o clima tenha mudado menos pela regra dupla e mais porque "tenho certeza que países sob a Sharia têm o menor divórcio" não é exatamente um convite ao diálogo cultural.

Permalink
  • saida_liquida

O argumento sobre casamento eu compro. O link pro seu post anterior sobre a equipe virando majoritariamente indiana é onde isso fica escorregadio. Você junta uma tese boa sobre relativismo seletivo com uma queixa de composição de time, e aí o leitor não sabe mais se a briga é sobre honestidade intelectual ou sobre quem senta do seu lado. São debates diferentes e misturá-los enfraquece o forte.

Permalink
  • seco_e_pronto

Curioso como o 'não julgues outras culturas' só se liga quando a cultura a ser julgada não é a nossa.

Permalink
  • rafael_roadmap

A distinção que você faz, descrever um costume contra reivindicar superioridade moral com ele, é o nó inteiro e quase ninguém respeita. No momento em que alguém usa taxa de divórcio como placar, abriu o jogo pra discussão de fatos e não pode reclamar quando o outro pergunta o que aquele número está medindo. Você não quebrou nenhuma regra. Você só aplicou a mesma que tinha acabado de ser aplicada em você.

Permalink
  • bruna_frontend

O ponto sobre divórcio baixo é o mais forte do texto e o que mais incomoda quem leu rápido. Uma taxa baixa pode ser compromisso sério ou pode ser que sair custa caro demais pra metade das pessoas, em especial mulher. Sem perguntar quão livre alguém estava pra entrar, recusar e sair, o número não diz se o casamento é bom, diz só que ninguém saiu. São coisas diferentes.

Permalink

Related discussions

• Nietzsche fez a destruição parecer mais sábia do que ela é — ele não passa de um saco?

É fácil soar inteligente apontando rachaduras. É muito mais difícil dar às pessoas um lugar melhor para morar. A cultura moderna vive confundindo demolição com profundidade, e Nietzsche ajudou a deixar essa confusão glamourosa.

• Na era da IA, as humanidades são mais necessárias do que nunca?

Nenhum pai incentiva os filhos a estudar Humanas. Por padrão, as opções recomendadas são da área de STEM. Engenharia (Ciência da Computação), Finanças, Medicina... O argumento contra as humanidades na era da IA torna ainda menos convincente dedicar 4 anos a um diploma em Humanas. Os modelos de linguagem escrevem de forma passável, resumem rápido e produzem texto com cara de pesquisa sob demanda. Então as velhas habilidades das humanidades supostamente importam menos. Aprenda a programar, aprenda

• Você precisa mesmo ter uma "opinião" sobre tudo?

Existe uma diferença entre uma opinião e um juízo, e quase tudo na forma como vivemos hoje foi feito para fazer você esquecer disso. Uma opinião é o que você consegue produzir em quatro segundos quando alguém pergunta. Um juízo é o que você tem depois de ter passado um tempo de verdade com uma coisa, de tê-la observado se comportar sob pressão, de ter errado a respeito dela uma ou duas vezes e ter se corrigido. A primeira é quase de graça. O segundo custa uma atenção que você não recupera, e voc

• Quem come junto, luta junto?

Grupos fortes não ficam fortes só porque concordam com uma missão. Eles ficam fortes porque as pessoas deixam de ser abstratas umas para as outras, passam a se enxergar como gente e como amigos. Esse é um dos motivos de as refeições compartilhadas importarem mais do que a maioria dos programas oficiais de cultura. Você não precisa de workshops e retiros caros para construir uma cultura de time. Você só precisa estar presente. Almoce com o seu time, faça com que comam juntos. Tomem café juntos...

• A divisão entre hard e soft skills deixa as pessoas piores nas duas?

Hard skills são habilidades ou conhecimentos técnicos mensuráveis, específicos e ensináveis, adquiridos por educação, treinamento ou experiência, e que muitas vezes têm relação direta com um cargo ou setor específico. Exemplos incluem análise de dados, programação, design gráfico, contabilidade, dança, pintura… Costumam ser o núcleo de uma profissão, principalmente a parte dela que exclui a interação com outras pessoas. Por outro lado, soft skills são geralmente definidas como “atributos pessoai

• Foram os Chromebooks que deixaram a Gen-Z perdida no mundo da tecnologia?

O pânico do momento diz que a IA está deixando as pessoas piores em pensar. Talvez. Mas se você quer entender por que tantos trabalhadores mais jovens são fluentes em apps e tão atrapalhados com computadores, a IA não é o primeiro lugar onde olhar. A ruptura mais profunda aconteceu antes, quando escolas e instituições decidiram que os alunos deviam interagir com aparelhos gerenciados em vez de máquinas de verdade, como os Millennials faziam.

• Estar entretido o tempo todo faz a vida comum parecer morta?

Não acho que a maioria das pessoas esteja fantasiando sobre tempo livre em algum sentido sério. Elas estão fantasiando sobre tempo livre disponível para consumo. Isso é outra coisa. A boa vida imaginada não é uma tarde tranquila, uma caminhada longa, uma cerca consertada, uma cozinha limpa, uma conversa, oração, leitura, ou até mesmo ficar olhando para o nada. É um dia sem obrigações e um cardápio infinito de coisas para assistir, ouvir, rolar na tela, comprar ou "aprender".

• Sua personalidade importa muito menos do que você pensa?

Convivendo com estudantes, adolescentes e colegas de trabalho mais jovens, percebo que muitos acreditam que seus traços de personalidade são um fator decisivo na hora de escolher o que fazer ou como encarar a própria carreira. Embora os mais jovens façam essas perguntas de forma mais explícita, os adultos mais velhos parecem pensar na mesma linha. Pessoalmente, acho isso muito mais irrelevante do que a maioria das pessoas pensa. Além do meu trabalho, onde observo pessoas bem-sucedidas exercendo