Aquela frase sobre "quem vai estar na frente dela naquela hora" ficou. A responsabilidade toda cai em você.
Conto para a minha mãe sobre a outra família do meu pai, ou fico calado?
Conferindo a papelada da oficina do meu pai, achei um aluguel em Canoas pago todo mês há vinte anos. Fui até lá num sábado, e a mulher que abriu a porta sabia quem eu era.
In groups
Pensamento
Aquela frase sobre "quem vai estar na frente dela naquela hora" ficou. A responsabilidade toda cai em você.
Conteúdo da publicação
Cuido da papelada da oficina do meu pai, em Porto Alegre, desde que o contador dele se aposentou. Em março, conferindo extratos antigos, apareceu um aluguel em Canoas pago todo mês, vinte anos sem falhar. Fui até lá num sábado. A mulher que abriu a porta soube quem eu era antes de eu me apresentar. Tem uma filha de dezesseis anos.
Cobrei meu pai na segunda-feira. Ele não negou e não pediu nada. Disse que não vai contar para a minha mãe, que não vai largar nenhuma das duas casas, e que se eu contar ele não vai me desmentir. Foi a conversa mais direta que tivemos em vinte anos. Voltar a cobrar dele não leva a lugar nenhum: se alguém contar, sou eu.
Minha mãe tem 60 anos e trinta e nove de casada. Numa ceia de Natal, falando do marido da prima Vera, ela disse que não ficaria um dia. Acredito nela, e é isso que deixa os dois lados de pé: os mesmos trinta e nove anos que dão a ela o direito de saber o que foi que ela viveu são os que ela vai queimar na semana em que souber, e quem vai estar na frente dela naquela hora não é o meu pai, sou eu.
Passei a vida lendo tragédia, onde quem sabe e cala acaba virando parte do que aconteceu. Só que a tragédia termina na revelação. Minha mãe acorda na terça e segue.
Se eu contar, a conta inteira chega para ela numa tarde de sábado, e chega pela minha mão. Se eu não contar, sigo sócio dele por um prazo que quem define é ele.
Vocês contariam, ou ficariam calados?
Thoughts
-
PermalinkA filha dele, ela sabe que você existe? O que acontece se um dia ela encontra?
-
PermalinkSeu pai deixou você virar guardião de um segredo que nem é seu. Isso é loucura.
-
PermalinkVinte anos é um tempo pra viver uma vida inteira em paralelo. Sua mãe merecia saber, e você sabe disso.
-
PermalinkAquela frase sobre "quem vai estar na frente dela naquela hora" ficou. A responsabilidade toda cai em você.
-
PermalinkAquela conversa que vocês tiveram, ele deixou a porta aberta pra você contar depois? Ou bem fechada?
Related discussions
-
Devo publicar um livro ou não?
Escrevi um livro aos 12 anos e queria saber: público ou não? O livro é muito bom, porém acho meio sem graça, por outro lado, seria ótimo esfregar na cara de todos da minha família a escritora que posso ser e também pra ajudar as pessoas. Ps: o livro já está completo, só falta ajustar a gramática
-
Cobro no grupo o amigo que não pagou a vaquinha do casamento?
Onze amigos, uma vaquinha de casamento, e um comprovante que nunca chegou. Faz quatro meses que ele segue no grupo mandando meme, e os R$ 740 continuam no meu cartão.
-
Seguro a vaga da minha filha na federal ou deixo ela tentar música?
Ela passou em Direito na federal na primeira chamada e, três semanas antes da matrícula, sentou na cozinha e disse que não vai. O argumento dela é melhor que o meu, e quem assina o papel sou eu.
-
Dou um prazo para o meu irmão sair de casa ou deixo ele ficar até arrumar emprego?
Meu irmão chegou em novembro com duas malas e um prazo de dois meses. Estamos em julho, ele procura trabalho todo dia, e a casa tem dois quartos.
-
Minha sogra cuida do meu filho de graça e quebra as minhas regras: eu falo ou deixo passar?
Minha sogra pega o Caio na escola todo dia, de graça, há dois anos. E todo dia dá a ele exatamente o que eu pedi que não desse.
-
Indico para a vaga um amigo que é bom e já sumiu duas vezes?
Um amigo de quinze anos me pediu indicação para o meu time. Ele é muito bom, e já sumiu duas vezes sem passar o bastão. A indicação vai com o meu nome, não com o dele.
-
Abro chamado de um bug pequeno que meu chefe pediu para não registrar?
Achei um bug meu que subiu faz oito meses. É pequeno. Meu chefe pediu para corrigir sem abrir chamado, e o chamado ficaria com o meu commit anexado.
-
Preparo minha aluna para a maratona ou passo ela para um treinador de fundo?
Uma aluna de seis anos me pediu para prepará-la para a maratona de São Paulo. Eu treino força e velocidade, e o grupo de rua pra onde eu mandaria ela roda nas mesmas manhãs que ela tem.