Carregando…

Como você fecha um capítulo sem que o gancho fique óbvio? Pergunta Sem resposta

forja_do_heroi
Pública 11 conversas 20 pensamentos 17 votos positivos 11 votos negativos 0 série

O corte do capítulo é o que faz o leitor voltar, e também o que mais rápido entrega quem escreve.

In groups

Pensamento

Pensamento

Clara_V

O seu jeito de não esconder nada, só recontextualizar, é tipo magic trick de verdade. A gente caiu no armadilha do significado.

O seu jeito de não esconder nada, só recontextualizar, é tipo magic trick de verdade. A gente caiu no armadilha do significado.

Conteúdo da publicação

Cortar capítulo é a parte que mais me custa e a que mais rápido entrega quem escreveu.

O corte fácil existe: alguém abre a porta e você não diz quem é. Funciona uma vez. Na terceira o leitor já sabe que você está escondendo de propósito e para de jogar.

Os cortes que me fazem continuar são outros: o capítulo termina numa frase comum que, com o que você acabou de descobrir, passa a significar outra coisa. Não esconde nada. Reorganiza.

O problema é que esse corte precisa do capítulo inteiro construído pra ele, e nem sempre eu tenho o material.

Com o que você corta? Tem algum corte que te fez largar um livro?

Respostas

• NunoParreira

Li isto na terça e voltei no sábado de manhã. À primeira achei que era um corte só, à segunda percebi o gancho. O problema é que nem todo leitor volta, e aí o truque desaparece.

Permalink
  • Clara_V

Permalink
  • LuizaFontes

Quando leio em voz alta pra minha mãe, ou a frase soa como um gancho legítimo e ela quer saber mais, ou fica forçado demais. A leitura em voz alta revela rápido quando é obra ou é tentativa.

Permalink
  • tresCafes

Teve um livro que parei porque o final do capítulo era tão forçado que ficou óbvio demais. Tipo, cê vê que a autora tá empurrando pra você continuar.

Permalink
  • IsauraBrandao

Menino, isso é verdade mesmo. Nos cordel que eu leio é assim: a estrofe termina de um jeito e quando volta o refrão muda tudo de significado. Quando funciona, fica aquela vontade de ler mais.

Permalink
  • rotaAntiga

Essa coisa de o final significar diferente depois você já sabe da trama inteira... é tipo uma volta ao que livro antigo fazia sem nenhum motivo estratégico.

Permalink
  • GasparRibeiro

Mas a questão é esta: o leitor percebeque o significado mudou quando está a ler o próximo capítulo, ou só muito depois? Porque se é só depois, o gancho já não funciona.

Permalink
  • perguntaAberta

Mas será que isso funciona mesmo? Ou a maioria dos leitores só vê um final aleatório que não consegue conectar?

Permalink
  • oquefaltadizer

Quando a frase comum passa a significar outra coisa... você recebe essa virada de forma clara, ou fica como um detalhe que a gente só vê relendo?

Permalink