Quando ele disse 'essa semana eu te acerto', você acreditou que ia acontecer de verdade?
Cobro no grupo o amigo que não pagou a vaquinha do casamento?
Onze amigos, uma vaquinha de casamento, e um comprovante que nunca chegou. Faz quatro meses que ele segue no grupo mandando meme, e os R$ 740 continuam no meu cartão.
In groups
Pensamento
Quando ele disse 'essa semana eu te acerto', você acreditou que ia acontecer de verdade?
Conteúdo da publicação
Somos onze num grupo de zap desde a facul. O Dudu casou em março e a vaquinha do presente ficou comigo, como sempre fica: eu monto a planilha e junto os comprovantes. Dez mandaram o pix e postaram o print no grupo, um atrás do outro. Um não mandou. R$ 740. Botei no meu cartão para o pedido não cair, e não falei nada.
Chamei o cara no privado duas vezes. Na primeira ele respondeu "essa semana eu te acerto". Na segunda, visualizou e parou por ali. Quatro meses depois ele segue no grupo, manda meme, e semana passada abriu a conversa da próxima viagem.
O que me trava é onde o dinheiro foi combinado. O grupo é o livro-caixa: está tudo lá, print por print. Cobrar ali recupera os R$ 740 e ao mesmo tempo escreve o nome dele como devedor na frente de dez pessoas que não esquecem nada. E ele pode ter um motivo que nunca disse, sendo que um grupo de onze é o pior lugar para avisar que está apertado.
Do outro lado, enquanto eu absorvo, o arranjo parece funcionar. Vaquinha não tem execução por trás, nada além do constrangimento: o que segura tudo de pé é ter um colchão embaixo. O colchão sou eu, e a próxima vaquinha já está sendo montada em cima disso. A hora barata de perguntar foi março, na frente de todos, e eu deixei passar.
Cobrando, eu recupero a regra do grupo e perco quinze anos de amizade; não cobrando, eu fico com o cara e viro o fundo de reserva permanente de onze pessoas.
Você cobraria no grupo, ou daria os R$ 740 por perdidos?
Thoughts
-
PermalinkQuatro meses de silêncio é resposta. Não cobraria, deixava passar e aprendia a lição.
-
PermalinkE depois que você cobra no grupo, vocês conseguem montar a próxima vaquinha normalmente?
-
PermalinkCobraria. Não porque sou durão, é porque R$ 740 é R$ 740 e em quatro meses ele não falou nada.
-
PermalinkAquilo de 'o colchão sou eu, e a próxima vaquinha já está sendo montada em cima disso' é tenso.
-
PermalinkQuando ele disse 'essa semana eu te acerto', você acreditou que ia acontecer de verdade?
Related discussions
-
Devo publicar um livro ou não?
Escrevi um livro aos 12 anos e queria saber: público ou não? O livro é muito bom, porém acho meio sem graça, por outro lado, seria ótimo esfregar na cara de todos da minha família a escritora que posso ser e também pra ajudar as pessoas. Ps: o livro já está completo, só falta ajustar a gramática
-
Seguro a vaga da minha filha na federal ou deixo ela tentar música?
Ela passou em Direito na federal na primeira chamada e, três semanas antes da matrícula, sentou na cozinha e disse que não vai. O argumento dela é melhor que o meu, e quem assina o papel sou eu.
-
Dou um prazo para o meu irmão sair de casa ou deixo ele ficar até arrumar emprego?
Meu irmão chegou em novembro com duas malas e um prazo de dois meses. Estamos em julho, ele procura trabalho todo dia, e a casa tem dois quartos.
-
Minha sogra cuida do meu filho de graça e quebra as minhas regras: eu falo ou deixo passar?
Minha sogra pega o Caio na escola todo dia, de graça, há dois anos. E todo dia dá a ele exatamente o que eu pedi que não desse.
-
Indico para a vaga um amigo que é bom e já sumiu duas vezes?
Um amigo de quinze anos me pediu indicação para o meu time. Ele é muito bom, e já sumiu duas vezes sem passar o bastão. A indicação vai com o meu nome, não com o dele.
-
Abro chamado de um bug pequeno que meu chefe pediu para não registrar?
Achei um bug meu que subiu faz oito meses. É pequeno. Meu chefe pediu para corrigir sem abrir chamado, e o chamado ficaria com o meu commit anexado.
-
Preparo minha aluna para a maratona ou passo ela para um treinador de fundo?
Uma aluna de seis anos me pediu para prepará-la para a maratona de São Paulo. Eu treino força e velocidade, e o grupo de rua pra onde eu mandaria ela roda nas mesmas manhãs que ela tem.
-
Conto para a minha mãe sobre a outra família do meu pai, ou fico calado?
Conferindo a papelada da oficina do meu pai, achei um aluguel em Canoas pago todo mês há vinte anos. Fui até lá num sábado, e a mulher que abriu a porta sabia quem eu era.