Flamenguista, boêmio e desastrado com coisa de quebrar. O seu Zé tem mais personalidade que o meu time inteiro.
Chico, Zé, eu e as trilhas das próximas gerações!
“Sou eu quem vou seguir você do primeiro rabisco até o bê-a-bá....”, já diria, há muitos e muitos anos, o icônico Toquinho.
In groups
Pensamento
Flamenguista, boêmio e desastrado com coisa de quebrar. O seu Zé tem mais personalidade que o meu time inteiro.
Conteúdo da publicação
“Sou eu quem vou seguir você do primeiro rabisco até o bê-a-bá....”, já diria, há muitos e muitos anos, o icônico Toquinho.
Foi com essa música que eu acordei em praticamente todos os momentos importantes da minha vida e é com essa música, que me marcou em tantos momentos, que estou escrevendo este depoimento.
Ela sempre me intrigou.
Como assim? “Um favor? Se puder? Não me esqueça em um canto qualquer? Isso é insano! Como eu poderia esquecer meu pai? Logo o pai que eu tenho? Eu, hem?!”.
Mas com o passar do tempo, com o cotidiano, com os desafios, as decepções, as lutas, ou como queiram nomear o amadurecimento humano, as vendas caem e a realidade nos conduz por muitos caminhos, experiências; nos apresentando referências, e dando a oportunidade de escolher.
A música continuou sendo incoerente e absurda, ao considerar o meu lar, um lar de tanto amor, carinho, atenção, presença, zelo, valores e fé em que eu e meus irmãos fomos criados, mas eu passei pelo menos a entendê-la, passei a entender o que significava aquela súplica do meu pai, que foi repetida, por meio dessa música, em tantos momentos.
Passei a entender que um dia existiriam muito mais e mais interessantes apelos do que “somente” os pais. Passei a entender que existiriam muitos lugares mais atrativos do que o lugar de disputa por um cantinho pra dormir entre eles e questões muito maiores, mais difíceis e complexas do que o lugar em que, eu, o Thiago e a Flora sentaríamos no carro, mas pelo menos, no mesmo carro, nós 5.
Brigando e indo pra Caponga ou pro Cedro e Crato, com cheiro de pequi, deixando a todos dopados com aquele cheiro fortíssimo, mas juntos, felizes, criando memórias e ouvindo fitas e mais fitas, que formaram muito do nosso senso musical de qualidade e que até hoje, seja em Fortaleza, Belo Horizonte, SP, entre os adultos ou entre as novas gerações, reverbera.
Meu filho, por exemplo, desde os 4 anos não pode ouvir os acordes iniciais de Anunciação, de Alceu Valença, que para o que quer que esteja fazendo e grita: “mamãe, mamãe, a minha música!”, a mesma canção que fez parte da juventude dos meus pais e da minha infância com eles e meus irmãos, agora meio que de uma forma inconsciente, ou não, marca memórias de um novo descendente, algumas gerações depois e em um mundo completamente diferente.
Aprendi com as professoras da minha filha mais velha quando moramos em São Paulo, que isso se chama ancestralidade, bonito, né? Ela costumava dizer: “Sua filha carrega uma ancestralidade incrível”. Um nome chic, pomposo, mas que quer dizer nada mais, nada menos, do que isso que se mantém, que nos liga como um fio condutor de gerações, de tradições, de sonhos e que se perpetua, cheio de novos e antigos significados desde Chico da Cascata, com suas anedotas que ultrapassam a mortalidade do seu corpo.
O Zé que curte um drink vermelho com laranja e gelo, o Zé que entoa Martinho da Vila quase que numa performance que é impossível não lembrar dele em qualquer lugar em que escutemos essa e algumas outras boas músicas, o Zé que fala: “Homi, minha cabeça já tá doendo, deixe de me aperrear”, que ama o Flamengo mais do que quase tudo no mundo, que faz umas mandigas que só ele entende, o Zé unanimemente legal, o Zé gente boa, o Zé que colocou a régua da referência para os cônjuges dos seus filhos, lá no teto, “apenas” por ser: o Zé.
O mesmo Zé que ama uma novidade, “eeeee o que é isso aí? Eeeee como é que funciona? E é bom mesmo? Eu quero”, quem nunca ouviu essas frases vindas do Zé? Pergunte quantos fones sem fio da marca famosa da maçã ele já teve? Quantos eletrônicos de leitura de texto, cafeteiras, robôs de limpeza, luzes de casa por sensor e até uns óculos que parecem ser um inocente utensilio de grau, mas que na verdade é quase uma ferramenta de espionagem com câmera, conexão com celular, música, atende a comandos automáticos por voz, uma verdadeira geringonça que poderia ser apenas mais uma invenção do seu ídolo dos quadrinhos na infância, lá na Cascata, no interior do Ceará, o Professor Pardal.
O tempo passou, mas ele recusou-se a se ultrapassar em todos os aspectos.
Zé, que dizem que um dia foi boêmio e aventureiro e que é, digamos, um pouco, não habilidoso com coisas de quebrar e de quem supostamente puxei esse senso, digamos também, desbravador, rueiro e desastrado, mas de quem igualmente puxei a leveza, o sorriso frouxo e a alegria de viver.
Zé que saiu do Crato, mas que nos guiou muito bem com seu mapinha físico por todas as trilhas e rotas de metrô de New York, Zé que tá sempre pronto para a próxima viagem, Zé marido, que nasceu pra a Maria, graças a Deus. O encaixe perfeito, que em uma parceria única e de completude plena, deu tantos bons e grandes frutos, frutos do bem, frutos que são reconhecidos como pessoas igualmente corretas, pessoas sensíveis, empáticas, pessoas prósperas e desapegadas de coisas superficiais, afinal, (que não me escute seu Chico da Cascata, contando anedotas lá no céu), mas um pé de seriguela tem como dar cajá, não é mesmo?
Só me resta agradecer por sua vida, mas principalmente por sua vitalidade, sua saúde, sua gana de viver, mas não viver de qualquer maneira, viver com leveza, com amor, com um novo sonho sempre, agradecer pela sua índole, mas principalmente pela honra dele ter nos dados o Zé!
Ahhhh e só pra fechar:
“Esquecer num canto qualquer?!”
Jamais.
Vocês deram o exemplo muito bem dado.
Viva o Zé!!!!
Thoughts
-
PermalinkPra quem ficou procurando: a música é O Filho Que Eu Quero Ter, do Toquinho com o Vinicius. Fui ouvir de novo depois do texto, e o pedido do final muda de peso quando a gente sabe quem cantava pra quem.
-
PermalinkO Chico da Cascata aparece com as anedotas e some, e fiquei curiosa com ele. Onde dá pra ler mais sobre o Chico da Cascata?
-
PermalinkReparei numa coisa pequena: a música pareceu absurda a vida toda justamente porque a casa era cheia, e o pai cantava o pedido de não ser esquecido pra uma casa onde ninguém ia esquecer dele. Pai às vezes canta o medo pra não precisar dizer. Aposto que o seu Zé nunca explicou por que escolheu justo essa.
-
PermalinkFlamenguista, boêmio e desastrado com coisa de quebrar. O seu Zé tem mais personalidade que o meu time inteiro.
-
PermalinkFone da maçã, robô de limpeza, óculos com câmera, e na hora do metrô de Nova York ele guia todo mundo com mapinha de papel. Aposto que no GPS ele não confia nem um pouco.
-
PermalinkO seu Zé colocou a régua dos genros e noras lá no teto, e aposto que tem cônjuge na família até hoje tentando alcançar. Essa régua pesa, viu, mas pelo jeito ninguém reclama.
-
PermalinkBem-vinda à Seavien! Um pai que canta a vida toda uma música pedindo pra não ser esquecido, e depois vira o homem que quer testar todo aparelho novo que aparece. Aposto que uma coisa explica a outra: quem não quer ficar num canto corre atrás da novidade. Esse texto deve ser um dos melhores presentes que o seu Zé já recebeu.
-
PermalinkRapaz, homem que canta Martinho da Vila fazendo performance no meio da sala é patrimônio de família. Meu sogro é assim com Roberto Carlos, ninguém escapa.
Related posts
-
A ânsia de ter e o tédio de possuir
Ora, caro leitor, não entrastes aqui pensando que seria um ensaio sobre Schopenhauer?
-
Escolhas
Ao entrar, meu corpo se arrepiou. Seria temor ou felicidade? Parece que eu já sentia o chamado. Nas prateleiras da mente, eu vi a personificação do livre-arbítrio. Primeiras e segundas escolhas de…
-
Tese filosófica
TESE
-
Sentença interessante
Nós somos como livros... A maioria das pessoas só vêm nossa capa, a minoria lê apenas a introdução, Outras pessoas acreditam tão somente nos críticos, E poucos conhecerão nosso conteúdo.
-
EU DESEJO O QUE DESEJO?
"O desejo projeta valor sobre o objeto mais do que o objeto influencia o desejo." - Joãozinho
-
Como pode?
Como pode um peixe vivo viver fora da água fria?
-
Representatividade forçada em filmes é feita para te tornar preconceituoso
Vocês também já notaram que sempre que um filme ou serie tem personagens envolventes que estão dentro de uma minoria eles são cancelados, enquanto outros filmes simplesmente colocam…
-
Defino
Amor é ação.