Carregando…

Carta para Thayná: que me traduz antes das palavras. Spoiler

Tatianeturcatti
Pública 59 conversas 67 pensamentos 68 votos positivos 0 voto negativo 1 série

Existem pessoas que chegam tão perto da nossa essência que, em algum momento, deixam de parecer apenas alguém da nossa vida e passam a parecer uma extensão dela.

Em séries

In groups

Pensamento

Pensamento

contoBreve

Esse tipo de amizade é raro mesmo. A forma como você descreveu o silêncio entre vocês é perfeita.

Esse tipo de amizade é raro mesmo. A forma como você descreveu o silêncio entre vocês é perfeita.

Conteúdo da publicação

Existem pessoas que chegam tão perto da nossa essência que, em algum momento, deixam de parecer apenas alguém da nossa vida e passam a parecer uma extensão dela.

Thayná é assim.

É como se ela tivesse acesso a uma frequência minha que nem eu mesma consigo sintonizar o tempo todo. Uma espécie de tradução dos meus silêncios, das minhas pausas, das coisas que sinto antes mesmo de conseguir transformar em palavras.

Nunca conheci alguém capaz de perceber tanto sem que eu precisasse explicar.

Ela sabe quando preciso de acolhimento e quando preciso ouvir aquilo que ninguém mais teria coragem de dizer. Sabe a hora do abraço e a hora da verdade. A frase que acalma, o puxão de volta para a realidade, o incentivo que me lembra quem eu sou.

Com ela, nada é raso.

As conversas nunca são apenas conversas. Elas atravessam lugares que poucas pessoas alcançam. Falamos sobre a vida, sobre medos, sobre escolhas, sobre aquilo que ninguém pergunta, mas que todos carregam.

Quando falo sobre amizade, ela é minha referência.

Porque algumas pessoas não é apenas personagens da nossa história — elas se tornam parte da narrativa. E, por mais que eu tente colocar em palavras tudo aquilo que ela representa, sempre vai faltar alguma coisa.

Porque existem relações que não cabem em páginas.

Elas transbordam.

Os momentos com ela são um desses presentes raros que a vida entrega sem fazer barulho. Somos capazes de mergulhar em uma conversa que reorganiza a alma e, poucos minutos depois, estar rindo de algo completamente absurdo até a barriga doer.

E isso é uma das coisas mais bonitas sobre ela: perto dela, a vida encontra equilíbrio.

Ela consegue tornar leve aquilo que parecia pesado.

Ela é, oficialmente, a responsável por desaparecer com o meu celular caso eu parta dessa vida antes dela. E eu não tenho dúvidas de que essa missão será cumprida com a seriedade necessária.

Não que exista algo comprometedor ali (será?)… mas como dizem: seguro morreu de velho. E entre nós, prevenção sempre foi uma demonstração de cuidado.

Brincadeiras à parte, existe uma confiança rara entre nós.

Falamos muito, mas é no silêncio que mais nos entendemos.

Existe um idioma que só amizades profundas aprendem: o olhar que pergunta “você está bem?”, o silêncio que diz “eu estou aqui”, a presença que não precisa de grandes discursos para lembrar que você não está sozinha.

Sabemos quando uma precisa de colo.
Quando o mundo apertou.
Quando é hora de parar tudo e simplesmente ser abrigo.

Thayná é o tipo de amizade que não se explica.

Porque algumas pessoas não entram na nossa vida para ocupar um espaço.

Elas entram para se tornar parte do lugar onde a nossa vida acontece.

E eu escrevo sobre ela não porque algumas palavras seriam suficientes.

Escrevo porque algumas pessoas merecem, pelo menos uma tentativa, de serem eternizadas.

Se você tivesse que escrever uma carta hoje para alguém que talvez nunca saiba o tamanho da importância que tem na sua vida, quem seria essa pessoa?

Thoughts

• meioCapitulo

Se você tivesse que colocar essa amizade em uma só palavra, qual seria? (Depois que terminar de ler essa carta que você escreveu, claro.)

Permalink
  • marcao77

Essa coisa de algumas amizades não caberem em páginas é real. A gente só sente mesmo, não consegue explicar.

Permalink
  • li_no_busao

Poucas pessoas conseguem escrever sobre amizade assim, com a profundidade que você botou aqui. Thayná é sortuda.

Permalink
  • folhaSolta

Aquela parte do celular me fez rir. Que tipo de segredos você tá protegendo que precisa dessa lealdade toda?

Permalink
  • deixoumarca

Tem algum momento específico onde você percebeu que Thayná tinha virado essa extensão sua? Quando foi que você soube?

Permalink
  • contoDeSexta

A amizade que você descreve é tipo aquela que não precisa provar nada, sabe? Só existe e pronto.

Permalink
  • contoBreve

Permalink
  • atepagina50

Você já parou pra pensar se Thayná sente a mesma coisa? Como é estar do outro lado dessa tradução que você descreveu?

Permalink