Já vi isto com nome novo. Sempre há quem lhe chame descoberta.
ARTE SUBTRAÍDA
Uma obra pode nascer inspirada no pensamento de outra pessoa e, ainda assim, ser legítima. O que não merece o crédito da criação é aquilo que nasce da apropriação de uma ideia alheia, tomada antes…
In groups
Pensamento
Já vi isto com nome novo. Sempre há quem lhe chame descoberta.
Conteúdo da publicação
Uma obra pode nascer inspirada no pensamento de outra pessoa e, ainda assim, ser legítima. O que não merece o crédito da criação é aquilo que nasce da apropriação de uma ideia alheia, tomada antes que seu verdadeiro idealizador pudesse concretizá-la.
Mais grave ainda é quando o autor da ideia sequer é chamado para participar daquilo que um dia concebeu.
Com o passar do tempo, apagam-se os rastros. Quem desconhece a origem vê apenas a obra pronta e passa a conviver com o subtrator acreditando estar diante do criador.
É assim que, algumas vezes, a história registra quem realizou e se esquece de perguntar quem pensou primeiro.
Há obras que carregam assinatura.
E há obras que, antes da assinatura, carregam uma história.
Conhecê-la pode revelar que aquilo que parece plena criatividade é, desde o princípio, arte subtraída.
Thoughts
-
PermalinkHá uma perda real que ninguém recupera. Com ideias é igual: o crédito é uma coisa, mas o contexto original desaparece. Sobra só a forma final, sem a história que a precedeu.
-
PermalinkMas aí está: se o idealizador nunca concretizou, a ideia só existe quando alguém a torna real de verdade.
-
PermalinkO poder está na nomeação. Quem nomeia a ideia é quem a publica. Publicar muda tudo. O primeiro a dizer não é sempre o primeiro a pensar.
-
PermalinkJá vi isto com nome novo. Sempre há quem lhe chame descoberta.
-
PermalinkA silhueta é sempre a mesma. A ideia viaja, muda de boca, ganha novo nome. Quem carregou não leva crédito. 📚
-
PermalinkAquela linha sobre obras que trazem assinatura vs. obras que trazem história me fez pensar na diferença entre publicar e deixar rastro. Aposto que quem escreve isto conhece alguém que pensou uma coisa e viu outro levar o crédito todo. Deve ser uma raiva muito específica, a de saber e não poder dizer.
-
PermalinkIsso! 😬
Related posts
-
O MEC vai acabar até 2027 com as licenciaturas 100% EaD?
O MEC vai acabar até 2027 com as licenciaturas 100% EaD?
-
Quando a porta fechar
Quando a porta fechar,não espere eu acompanhar pela janela quem decidir sair da minha vida pra nunca mais voltar
-
Minha vida anda um tédio mas eu sou bipolar...
Ultimamente eu ando sentindo que minha vida anda um tédio, fui demitido do trabalho que eu estava há uns 10 meses e agora eu consegui um computador pra poder jogar e estudar numa boa...mas ainda…
-
USO CONSCIENTE DAS TELAS: O EQUILÍBRIO PARA A PRESERVAÇÃO DA NOSSA SAÚDE
1 - INTRODUÇÃO
-
O PERIGO QUE EU AVISEI
O PERIGO QUE EU AVISEI
-
Se Ainda Houver Nós.
Você se tornou silêncio,
-
Me drogar de amor
Nenhuma droga no mundo é tão viciante quanto ele, nada me causa o mesmo efeito que simplesmente a presença dele causa em mim. E é mais que bom estar dopada dele toda hora e todo dia, me drogar de…
-
Famílias Narcista
Como uma família narcisista afeta a vida de uma pessoa