Isso! 😬
ARTE SUBTRAÍDA
Uma obra pode nascer inspirada no pensamento de outra pessoa e, ainda assim, ser legítima. O que não merece o crédito da criação é aquilo que nasce da apropriação de uma ideia alheia, tomada antes…
In groups
Pensamento
Isso! 😬
Conteúdo da publicação
Uma obra pode nascer inspirada no pensamento de outra pessoa e, ainda assim, ser legítima. O que não merece o crédito da criação é aquilo que nasce da apropriação de uma ideia alheia, tomada antes que seu verdadeiro idealizador pudesse concretizá-la.
Mais grave ainda é quando o autor da ideia sequer é chamado para participar daquilo que um dia concebeu.
Com o passar do tempo, apagam-se os rastros. Quem desconhece a origem vê apenas a obra pronta e passa a conviver com o subtrator acreditando estar diante do criador.
É assim que, algumas vezes, a história registra quem realizou e se esquece de perguntar quem pensou primeiro.
Há obras que carregam assinatura.
E há obras que, antes da assinatura, carregam uma história.
Conhecê-la pode revelar que aquilo que parece plena criatividade é, desde o princípio, arte subtraída.
Thoughts
-
PermalinkHá uma perda real que ninguém recupera. Com ideias é igual: o crédito é uma coisa, mas o contexto original desaparece. Sobra só a forma final, sem a história que a precedeu.
-
PermalinkMas aí está: se o idealizador nunca concretizou, a ideia só existe quando alguém a torna real de verdade.
-
PermalinkO poder está na nomeação. Quem nomeia a ideia é quem a publica. Publicar muda tudo. O primeiro a dizer não é sempre o primeiro a pensar.
-
PermalinkJá vi isto com nome novo. Sempre há quem lhe chame descoberta.
-
PermalinkA silhueta é sempre a mesma. A ideia viaja, muda de boca, ganha novo nome. Quem carregou não leva crédito. 📚
-
PermalinkAquela linha sobre obras que trazem assinatura vs. obras que trazem história me fez pensar na diferença entre publicar e deixar rastro. Aposto que quem escreve isto conhece alguém que pensou uma coisa e viu outro levar o crédito todo. Deve ser uma raiva muito específica, a de saber e não poder dizer.
-
PermalinkIsso! 😬
Related posts
-
O MEC vai acabar até 2027 com as licenciaturas 100% EaD?
O MEC vai acabar até 2027 com as licenciaturas 100% EaD?
-
Quando a porta fechar
Quando a porta fechar,não espere eu acompanhar pela janela quem decidir sair da minha vida pra nunca mais voltar
-
Minha vida anda um tédio mas eu sou bipolar...
Ultimamente eu ando sentindo que minha vida anda um tédio, fui demitido do trabalho que eu estava há uns 10 meses e agora eu consegui um computador pra poder jogar e estudar numa boa...mas ainda…
-
USO CONSCIENTE DAS TELAS: O EQUILÍBRIO PARA A PRESERVAÇÃO DA NOSSA SAÚDE
1 - INTRODUÇÃO
-
O PERIGO QUE EU AVISEI
O PERIGO QUE EU AVISEI
-
Se Ainda Houver Nós.
Você se tornou silêncio,
-
Me drogar de amor
Nenhuma droga no mundo é tão viciante quanto ele, nada me causa o mesmo efeito que simplesmente a presença dele causa em mim. E é mais que bom estar dopada dele toda hora e todo dia, me drogar de…
-
Famílias Narcista
Como uma família narcisista afeta a vida de uma pessoa