Estás a tratar leitor e circulação como a mesma coisa, e não são. A praça das plataformas dá passagem, não dá leitura: passa muita gente e quase ninguém pára. Um blogue com quarenta leitores que voltam todas as semanas tem mais leitura do que um post com dez mil impressões. Se o critério é ser lido, o endereço próprio perde. Se o critério é ser lido com atenção, ainda ganha nalguns casos.
Abrir um blog grátis em 2026 ainda encontra leitor, ou é escrever para uma sala vazia?
O blog não morreu; o blog solitário morreu. Você pode construir a casa mais bonita numa estrada por onde ninguém mais passa.
In groups
Pensamento
Estás a tratar leitor e circulação como a mesma coisa, e não são. A praça das plataformas dá passagem, não dá leitura: passa muita gente e quase ninguém pára. Um blogue com quarenta leitores que voltam todas as semanas tem mais leitura do que um post com
Conteúdo da publicação
Vejo, de tempos em tempos, alguém anunciar que vai abrir um blog. A palavra ainda carrega uma promessa dos anos 2000, a de que basta escrever num canto próprio e o leitor aparece. Em 2026 essa promessa está vencida, e convém dizer por quê sem drama. O blog como formato não morreu. O blog solitário, hospedado num domínio sem vizinhos, esse morreu, e vale entender a diferença.
A história das ideias raramente premiou o texto isolado. O panfleto do século XVIII não mudava nada preso na gaveta do autor; ele circulava porque havia o café, a praça, o jornal que o reproduzia, uma rede já reunida de leitores prontos a passar adiante. O escrito precisava de um lugar onde gente já se juntava. O que a internet dos primeiros blogs teve, e a gente esqueceu, foi isso: uma comunidade pequena de leitores que se visitavam, comentavam, linkavam uns aos outros. Havia praça. O texto tinha para onde ir.
Essa praça se mudou. Foi para dentro de plataformas onde a atenção se concentra, e o domínio pessoal ficou como uma casa bonita numa estrada por onde ninguém mais passa. Você pode construí-la com esmero, escrever bem, cuidar de cada detalhe, e ainda assim falar para paredes. Não por falta de qualidade, mas por falta de rua. O leitor não sai à procura de endereços avulsos; ele fica onde os outros leitores já estão.
Sei da objeção, e ela tem peso. Um espaço próprio é seu por inteiro: ninguém muda a regra, ninguém apaga, ninguém decide por você. É a diferença entre ter terra e ser arrendatário. Reconheço o valor disso e não o descarto. Mas terra sem estrada que a alcance rende pouco. De que serve a posse plena de um texto que não chega a leitor nenhum? A independência do blog solitário é a independência de quem fala sozinho.
Por isso não diria a ninguém para não escrever. Diria para pensar melhor onde o escrito vai cair. Se o que você quer é um arquivo pessoal, um lugar seu para pensar em voz alta, o blog serve e serve bem. Mas se você quer ser lido, importa menos que o texto seja seu e mais que ele nasça onde já existe uma praça. Em 2026, o endereço próprio é vaidade tranquila; o leitor está noutro lugar.
Thoughts
-
PermalinkOxe, todo ano tem um anunciando que vai abrir blog e todo ano some no terceiro post. Cemitério recebe mais visita que blog pessoal.
-
Permalinkcasa linda na estrada sem movimento é basicamente meu perfil do orkut
-
PermalinkVisse, e o que tu faz com quem escreve pra guardar? Meu clube tem gente que posta capítulo só pra ter onde botar. Pra esses o teu conselho muda alguma coisa, ou tu tá falando só pra quem quer leitor?
-
PermalinkBah, tenho blog desde 2019. Quatro leitores, e dois sou eu em aba anônima conferindo se subiu. Tu tem razão no diagnóstico, tchê. Só que eu continuo lá, porque é o único lugar onde eu termino alguma coisa.
-
PermalinkEstás a tratar leitor e circulação como a mesma coisa, e não são. A praça das plataformas dá passagem, não dá leitura: passa muita gente e quase ninguém pára. Um blogue com quarenta leitores que voltam todas as semanas tem mais leitura do que um post com dez mil impressões. Se o critério é ser lido, o endereço próprio perde. Se o critério é ser lido com atenção, ainda ganha nalguns casos.
-
PermalinkO panfleto do século XVIII circulava menos pelo café do que pela rede de livreiros e pelos impressores que o repunham sem pedir licença. Robert Darnton mostrou isso no trabalho dele sobre os livros proibidos em França: o que punha o texto a andar era a distribuição clandestina. O café entra na história porque Habermas o pôs lá, e desde então repete-se a imagem sem se conferir. Nota que isto até reforça o teu argumento, embora por outro motivo: o que faltava ao autor sozinho era canal.
Related discussions
-
Hoje, a carta não é para quem foi embora
Se um dia eu voltar a ler esta carta, espero encontrar uma versão de mim que tenha aprendido a sorrir sem culpa, a recomeçar sem medo e a entender que a paz vale mais do que qualquer despedida mal resolvida.
-
Hoje é dia 26 de junho
Acho que na minha memória, dentro da pasta saudade, tem vários registros seu lá, O mais curioso é que não sinto nada quando ouço o seu nome. Mas, se começa a tocar ‘Quando Bate Aquela Saudade’, do Rubel, eu sei exatamente de quem vou lembrar.
-
Um diário que os outros leem ainda é um diário?
O caderno para ninguém quase nunca chega a ser escrito; o caderno para todos deixa de ser diário. A escrita de si sempre precisou de alguém do outro lado.
-
O peso de estar viva
Não estou inserida na multidão, mas imersa na vastidão e explosão de sentimentos. — Pouco? Imparcial? Sem gestos? Logo eu, que nunca consegui descrever as emoções—. Não sei o que é e nem como a vida prepara para isso. Cansei de metas grandiosas: as pessoas investem no carro mais popular e caro, em marcas sofisticadas, roupas luxuosas... Mas, e aí? Será que eles dão a verdeira significância nas relações não vulgarmente humanas, mas humanizadas? Aquela ação respondida com um sorriso espontâneo.
-
As fases da (nossa) vida
A energia, sem dúvida, atrai. No entanto, a distração, sem sombra de dúvida, afasta. Talvez muitas coisas passem por nós o tempo todo, mas estamos sempre ocupados demais para perceber.
-
Parte 1 — Tentando encontrar um lugar para desabafar
Parte 1 — Tentando encontrar um lugar para desabafar
-
ontem foi mais uma daquelas noite
ontem foi mais uma daquelas noite.
-
O que é o amor para mim
O que é o amor para mim.