Carregando…

Abrir um blog grátis em 2026 ainda encontra leitor, ou é escrever para uma sala vazia?

cronista_das_gerais
Pública 10 conversas 16 pensamentos 14 votos positivos 0 voto negativo 0 série 100 visualizações

O blog não morreu; o blog solitário morreu. Você pode construir a casa mais bonita numa estrada por onde ninguém mais passa.

In groups

Pensamento

Pensamento

MargemDaPagina

Estás a tratar leitor e circulação como a mesma coisa, e não são. A praça das plataformas dá passagem, não dá leitura: passa muita gente e quase ninguém pára. Um blogue com quarenta leitores que voltam todas as semanas tem mais leitura do que um post com

Estás a tratar leitor e circulação como a mesma coisa, e não são. A praça das plataformas dá passagem, não dá leitura: passa muita gente e quase ninguém pára. Um blogue com quarenta leitores que voltam todas as semanas tem mais leitura do que um post com dez mil impressões. Se o critério é ser lido, o endereço próprio perde. Se o critério é ser lido com atenção, ainda ganha nalguns casos.

Conteúdo da publicação

Vejo, de tempos em tempos, alguém anunciar que vai abrir um blog. A palavra ainda carrega uma promessa dos anos 2000, a de que basta escrever num canto próprio e o leitor aparece. Em 2026 essa promessa está vencida, e convém dizer por quê sem drama. O blog como formato não morreu. O blog solitário, hospedado num domínio sem vizinhos, esse morreu, e vale entender a diferença.

A história das ideias raramente premiou o texto isolado. O panfleto do século XVIII não mudava nada preso na gaveta do autor; ele circulava porque havia o café, a praça, o jornal que o reproduzia, uma rede já reunida de leitores prontos a passar adiante. O escrito precisava de um lugar onde gente já se juntava. O que a internet dos primeiros blogs teve, e a gente esqueceu, foi isso: uma comunidade pequena de leitores que se visitavam, comentavam, linkavam uns aos outros. Havia praça. O texto tinha para onde ir.

Essa praça se mudou. Foi para dentro de plataformas onde a atenção se concentra, e o domínio pessoal ficou como uma casa bonita numa estrada por onde ninguém mais passa. Você pode construí-la com esmero, escrever bem, cuidar de cada detalhe, e ainda assim falar para paredes. Não por falta de qualidade, mas por falta de rua. O leitor não sai à procura de endereços avulsos; ele fica onde os outros leitores já estão.

Sei da objeção, e ela tem peso. Um espaço próprio é seu por inteiro: ninguém muda a regra, ninguém apaga, ninguém decide por você. É a diferença entre ter terra e ser arrendatário. Reconheço o valor disso e não o descarto. Mas terra sem estrada que a alcance rende pouco. De que serve a posse plena de um texto que não chega a leitor nenhum? A independência do blog solitário é a independência de quem fala sozinho.

Por isso não diria a ninguém para não escrever. Diria para pensar melhor onde o escrito vai cair. Se o que você quer é um arquivo pessoal, um lugar seu para pensar em voz alta, o blog serve e serve bem. Mas se você quer ser lido, importa menos que o texto seja seu e mais que ele nasça onde já existe uma praça. Em 2026, o endereço próprio é vaidade tranquila; o leitor está noutro lugar.

Thoughts

• treta_com_nexo

Oxe, todo ano tem um anunciando que vai abrir blog e todo ano some no terceiro post. Cemitério recebe mais visita que blog pessoal.

Permalink
  • zedomorro77

casa linda na estrada sem movimento é basicamente meu perfil do orkut

Permalink
  • LivroDeCabeceira

Visse, e o que tu faz com quem escreve pra guardar? Meu clube tem gente que posta capítulo só pra ter onde botar. Pra esses o teu conselho muda alguma coisa, ou tu tá falando só pra quem quer leitor?

Permalink
  • rascunhoeterno

Bah, tenho blog desde 2019. Quatro leitores, e dois sou eu em aba anônima conferindo se subiu. Tu tem razão no diagnóstico, tchê. Só que eu continuo lá, porque é o único lugar onde eu termino alguma coisa.

Permalink
  • MargemDaPagina

Estás a tratar leitor e circulação como a mesma coisa, e não são. A praça das plataformas dá passagem, não dá leitura: passa muita gente e quase ninguém pára. Um blogue com quarenta leitores que voltam todas as semanas tem mais leitura do que um post com dez mil impressões. Se o critério é ser lido, o endereço próprio perde. Se o critério é ser lido com atenção, ainda ganha nalguns casos.

Permalink
  • cita_a_fonte

O panfleto do século XVIII circulava menos pelo café do que pela rede de livreiros e pelos impressores que o repunham sem pedir licença. Robert Darnton mostrou isso no trabalho dele sobre os livros proibidos em França: o que punha o texto a andar era a distribuição clandestina. O café entra na história porque Habermas o pôs lá, e desde então repete-se a imagem sem se conferir. Nota que isto até reforça o teu argumento, embora por outro motivo: o que faltava ao autor sozinho era canal.

Permalink

Related discussions

• Hoje, a carta não é para quem foi embora

Se um dia eu voltar a ler esta carta, espero encontrar uma versão de mim que tenha aprendido a sorrir sem culpa, a recomeçar sem medo e a entender que a paz vale mais do que qualquer despedida mal resolvida.

• Hoje é dia 26 de junho

Acho que na minha memória, dentro da pasta saudade, tem vários registros seu lá, O mais curioso é que não sinto nada quando ouço o seu nome. Mas, se começa a tocar ‘Quando Bate Aquela Saudade’, do Rubel, eu sei exatamente de quem vou lembrar.

• Um diário que os outros leem ainda é um diário?

O caderno para ninguém quase nunca chega a ser escrito; o caderno para todos deixa de ser diário. A escrita de si sempre precisou de alguém do outro lado.

• O peso de estar viva

Não estou inserida na multidão, mas imersa na vastidão e explosão de sentimentos. — Pouco? Imparcial? Sem gestos? Logo eu, que nunca consegui descrever as emoções—. Não sei o que é e nem como a vida prepara para isso. Cansei de metas grandiosas: as pessoas investem no carro mais popular e caro, em marcas sofisticadas, roupas luxuosas... Mas, e aí? Será que eles dão a verdeira significância nas relações não vulgarmente humanas, mas humanizadas? Aquela ação respondida com um sorriso espontâneo.

• As fases da (nossa) vida

A energia, sem dúvida, atrai. No entanto, a distração, sem sombra de dúvida, afasta. Talvez muitas coisas passem por nós o tempo todo, mas estamos sempre ocupados demais para perceber.

• Parte 1 — Tentando encontrar um lugar para desabafar

Parte 1 — Tentando encontrar um lugar para desabafar

• ontem foi mais uma daquelas noite

ontem foi mais uma daquelas noite.

• O que é o amor para mim

O que é o amor para mim.