Casa de pé com luz acesa e ninguém dentro eu conheço de perto. Vou guardar esse até pra minha hora de madrugada, quando a rua ainda nem começou a andar.
A casa abandonada
A casa abandonada
In groups
Pensamento
Casa de pé com luz acesa e ninguém dentro eu conheço de perto. Vou guardar esse até pra minha hora de madrugada, quando a rua ainda nem começou a andar.
Conteúdo da publicação
A casa abandonada
Há casas que não desabam; morrem.
Não há estrondo, vigas partidas ou telhas rolando pelo chão. Há apenas um silêncio que se instala devagar, como a poeira que se deposita sobre os móveis depois que alguém vai embora.
A luz entra pelas frestas em feixes espessos, cortando o ar imóvel, onde partículas dançam sem destino. O cheiro é de mofo, de madeira envelhecida, de tempo cristalizado. As teias pendem dos cantos como cortinas esquecidas: frágeis à vista, resistentes o bastante para prender quem passa distraído. O piso range sob os pés de quem ousa entrar, num gemido baixo, como se a casa ainda conservasse a memória da dor.
Lucas 13:35 fala de uma casa assim: “Eis que a vossa casa vos ficará deserta.” Não é um grito de condenação, mas uma constatação serena. Como quem atravessa um cômodo vazio e diz, sem drama: “Não há ninguém.”
Você já entrou numa casa abandonada? Não uma casa em reforma, com ferramentas espalhadas e latas de tinta abertas, mas uma casa que alguém simplesmente deixou para trás.
As paredes continuam de pé. As portas ainda giram nos gonzos. As janelas deixam a luz entrar. E, no entanto, tudo mudou. O ar é mais denso, mais frio. O eco dos passos retorna multiplicado, como se a própria casa repetisse em sussurro a presença de quem a invade.
Há algo que falta — e não é um móvel, um retrato ou uma cortina.
É Presença.
O que acontece quando uma casa deixa de ser morada e se torna apenas estrutura? O que acontece quando o templo deixa de ser Encontro e se reduz a rito?
Lucas não oferece uma explicação; oferece uma imagem.
Uma casa abandonada, com janelas cegas, portas entreabertas e corredores que parecem conduzir a lugar nenhum.
O detalhe mais inquietante do texto está escondido num pronome: “vossa casa”.
Não é mais “minha casa”; é “de vocês”. Como se, em algum momento, o Senhor tivesse retirado a própria reivindicação sobre aquilo que sempre foi Sua morada.
O que fazemos quando tomamos posse de uma casa que não foi construída para nós?
Começamos a organizar os móveis, a estabelecer regras, a definir horários, a decidir quem entra e quem fica do lado de fora. Tudo parece muito ordeiro, muito religioso, muito humano.
Mas e se a Presença que dava vida à casa já tiver partido?
E se restar apenas a arquitetura do sagrado?
Talvez seja essa a tragédia de muitas experiências religiosas: conservar o templo e perder o Encontro; multiplicar as palavras e esquecer a Escuta.
A casa continua de pé, mas deixou de ser morada.
Tornou-se apenas estrutura.
Antes do abandono, há um lamento.
Lucas 13:34 guarda uma das imagens mais ternas dos Evangelhos:
“Quantas vezes quis eu ajuntar os teus filhos, como a galinha ajunta os seus pintinhos debaixo das asas, e vós não o quisestes!”
Não é a linguagem de um rei ferido, nem de um juiz irado. É a linguagem de uma mãe do terreno. Uma ave comum que abre as asas, chama os pequenos e lhes oferece abrigo.
É justamente a simplicidade da imagem que a torna devastadora.
O centro do versículo não está na galinha, mas na recusa:
“E vós não o quisestes.”
Não soa como uma explosão de ira; soa como um suspiro.
É a tristeza de quem ofereceu abrigo e encontrou portas fechadas, de quem estendeu as asas e recebeu muros.
O que fazer quando alguém oferece abrigo e nós recusamos?
O abandono nasce desse lamento.
Não como vingança, mas como consequência.
Quando a morada rejeita o Encontro, resta apenas a casa.
O abandono não é uma ausência acidental.
É juízo.
A voz do texto é terrível justamente porque é tranquila:
“Eis que a vossa casa vos ficará deserta.”
Não há terremoto, trovão ou espetáculo. Há apenas uma casa que permanece de pé depois que a Presença se retira.
Para os primeiros ouvintes de Jesus, essas palavras carregavam ainda uma sombra histórica. Jerusalém conheceria, décadas depois, a destruição do Templo no ano 70. Pedras seriam derrubadas, o santuário seria consumido, e aquilo que parecia permanente se revelaria vulnerável à história.
Mas reduzir o texto à destruição de pedras seria perder sua ferida mais profunda.
Porque uma casa pode continuar de pé e, ainda assim, estar deserta.
O templo pode conservar seus altares, seus ritos, seus calendários e suas palavras. Pode continuar recebendo gente, produzindo discursos e formando especialistas. Pode até parecer mais movimentado do que nunca.
E, ainda assim, faltar aquilo que fazia dele uma casa.
É aqui que começa a teologia da asneira: quando o ser humano percebe o silêncio, mas responde a ele com mais barulho.
Quando a ausência da Presença é compensada por uma abundância de explicações.
Quando, em vez de esperar Deus, começamos a falar por Deus.
Criamos sistemas, disputamos doutrinas, escrevemos manuais, levantamos bandeiras e transformamos nossas certezas em fronteiras.
Tudo muito religioso.
Tudo muito ocupado.
Tudo muito humano.
Talvez o maior perigo não seja uma casa vazia, mas uma casa vazia que aprendeu a fazer barulho para parecer habitada.
Muito ruído.
Pouca Escuta.
Muitas palavras.
Pouca Presença.
A teologia da asneira não nasce quando alguém diz uma bobagem sobre Deus. Ela nasce antes: no momento em que acreditamos que precisamos preencher o silêncio de Deus com nossas próprias palavras.
Mas o abandono não é necessariamente o fim.
Há uma palavra escondida no final da frase que impede que a casa se transforme definitivamente em ruína:
“até”.
“Até que digais: Bendito o que vem em nome do Senhor.”
É uma palavra pequena, quase perdida no versículo. Mas ela deixa uma fresta aberta.
O texto poderia terminar no abandono. Poderia dizer simplesmente: a casa ficou deserta, e acabou.
Mas não termina assim.
Há um até.
E o que vem depois dele não é um tratado teológico, nem uma nova regra, nem uma fórmula capaz de devolver vida à casa por força humana.
É uma frase simples:
“Bendito o que vem em nome do Senhor.”
Talvez esteja justamente aí a ironia.
Passamos tanto tempo tentando construir a casa, organizá-la e protegê-la que esquecemos que não somos nós quem trazemos a Presença.
“Bendito o que vem.”
Não: bendito o que construímos.
Não: bendito o que controlamos.
Não: bendito o sistema que inventamos para explicar Deus.
Bendito o que vem.
A salvação não nasce da casa tentando produzir a Presença.
Ela vem de fora.
E talvez seja isso que o “até” queira nos ensinar: enquanto continuarmos falando para preencher o silêncio, ouviremos apenas a nossa própria voz.
Mas existe um momento em que até a teologia precisa calar a boca.
Não para abandonar a fé.
Para finalmente escutar.
Porque talvez a casa não precise de mais uma voz dentro dela.
Talvez precise apenas reconhecer os passos de Quem está chegando.
Talvez seja esse o ponto em que a teologia da asneira precise finalmente ficar em silêncio.
Porque há momentos em que falar demais é uma maneira sofisticada de não ouvir.
A casa abandonada nos confronta justamente por isso. Ela nos mostra o que sobra quando retiramos a Presença e tentamos compensá-La com estrutura.
Restam paredes, ritos, discursos, cargos, calendários, símbolos.
Tudo pode continuar funcionando.
Mas funcionamento não é vida.
Uma casa pode ter luzes acesas e continuar vazia.
Pode haver gente dentro dela e, ainda assim, ninguém realmente se encontrar.
Por isso o “até” de Lucas 13:35 é tão precioso.
Ele não nos entrega uma técnica para trazer Deus de volta. Não diz: faça isto, organize aquilo, repita aquela fórmula.
Apenas deixa diante de nós uma possibilidade:
reconhecer Aquele que vem.
“Bendito o que vem em nome do Senhor.”
Talvez essa seja a palavra que a casa abandonada espera ouvir.
Não uma palavra brilhante.
Não uma palavra erudita.
Não uma palavra capaz de impressionar alguém.
Apenas uma palavra verdadeira.
Porque, no fim, a questão talvez nunca tenha sido saber falar sobre Deus.
Talvez tenha sido saber reconhecê-Lo quando Ele vem.
E há uma diferença enorme entre as duas coisas.
A primeira pode encher bibliotecas.
A segunda pode encher uma casa de Presença.
É possível que a teologia da asneira seja justamente nossa incapacidade de perceber essa diferença.
Falamos tanto sobre a casa que esquecemos de olhar para a porta.
Defendemos tanto o que construímos que deixamos de perceber Quem está chegando.
Então talvez seja melhor parar.
Escutar.
Olhar.
Esperar.
A casa continua ali.
As paredes, o piso, as janelas, as teias de aranha. O silêncio ainda ocupa os cômodos.
Mas a porta permanece entreaberta.
E, escrito no muro, há um “até”.
Até que digamos:
“Bendito o que vem em nome do Senhor.”
Talvez seja tudo o que precisamos dizer.
A resposta, agora, é sua.
O que você vê quando olha para essa casa?
E, se ouvir passos do lado de fora, terá coragem de abrir a porta?
Thoughts
-
PermalinkCusta-me mais o silêncio do que o barulho, neste texto. Há casas onde o silêncio já lá está sem ninguém o pedir, e o que faz falta é uma voz que diga qualquer coisa. Leio o até mais como licença para falar baixo do que como ordem de calar.
-
PermalinkLi tudo, devagar. Fiquei na poeira que assenta depois que alguém vai embora. Guardei o até pra reler na segunda, com gente na sala.
-
PermalinkCasa de pé com luz acesa e ninguém dentro eu conheço de perto. Vou guardar esse até pra minha hora de madrugada, quando a rua ainda nem começou a andar.
-
PermalinkÉgua, o suspiro.
-
PermalinkO até ficou-me. Andei um ano a passar ao pé de uma porta sem entrar e ninguém me disse uma palavra que resolvesse; o que me fez entrar outra vez foi só reparar que ela continuava entreaberta. A última pergunta do texto, a da coragem de abrir a porta, já a respondeste para ti?
-
PermalinkCasa vazia fazendo barulho pra fingir que tem gente é a tia que deixa a tv ligada o dia inteiro pra ninguém achar que ela tá só kkk
-
PermalinkO pronome, vossa casa em vez de minha casa, é o pedaço que mais me ficou a dar voltas. Aposto que é o que mais gente vai reler, porque muda a frase inteira sem trocar uma palavra. Obrigado por trazer isto para cá, @kalell! O convite do final, o de abrir a porta, ainda estou pensando em como responder.
-
PermalinkA leitura do pronome tem apoio antigo. A frase vem de Jeremias 22:5, onde é a casa do rei que fica em desolação, e Lucas põe-na ainda a caminho, antes de Jesus chegar a Jerusalém, ao passo que Mateus 23 a diz já dentro do Templo. Dita de longe, a caminho, soa-me menos a sentença e mais a despedida.
Related posts
-
A Mulher que Renasceu
Ela deu o corpo, o tempo, os sonhos, as noites e os dias.
-
CAFÉ
Café
-
Apenas um relato, ou talvez um sonho Inacessível no momento:
Isso é um relato real de como a sua vida pode simplesmente mudar:
-
Enquanto o almoço esfria.
Na hora do almoço
-
🌟 A Estrela que Queria Brilhar
Era uma vez uma estrelinha chamada Luma.Ela morava no céu, junto de milhões de outras estrelas. Mas Luma tinha um sonho diferente: queria descer até a Terra para iluminar de perto as crianças que tinham medo do escur o. Certa noite, Luma pediu ajuda ao vento.— Senhor Vento, pode me levar até lá embaixo?O vento soprou suavemente e respondeu:— Só se você prometer voltar quando o sol nascer. Luma aceitou e desceu, brilhando sobre uma pequena vila. As crianças olharam pela janela e viram aquela luz…
-
Quando eu achava que 30 anos era muito...
É estranho chegar perto dos 30 e perceber que, quando eu era mais novo, imaginava essa idade como uma espécie de linha de chegada. Aos 30 eu teria entendido a vida, teria uma profissão, dinheiro,…
-
Quase nós
Você chegou sem fazer barulho,
-
O relógio das nuvens
O relógio das nuvens