Carregando…

Você publica por capítulos ou espera terminar tudo? Pergunta Sem resposta

forja_do_heroi
Pública 8 conversas 17 pensamentos 18 votos positivos 11 votos negativos 0 série

Publicar por partes te dá leitor e te tira a chance de voltar atrás. Quero saber como cada um decide isso.

In groups

Pensamento

Pensamento

oquefaltadizer

A parte do "dois anos sem ninguém ler uma linha" é a que fica de fora de quem fala de escrever. Ninguém fala quanto apaga isso mesmo.

A parte do "dois anos sem ninguém ler uma linha" é a que fica de fora de quem fala de escrever. Ninguém fala quanto apaga isso mesmo.

Conteúdo da publicação

Pergunta de método, e acho que aqui tem gente dos dois lados.

Publicar por capítulo te consegue leitor que espera. Também te amarra: se no capítulo seis você descobre que o três estava mal armado, já não dá pra mexer sem aparecer.

Ter tudo pronto antes te deixa arrumar o que quiser. O custo é passar dois anos sem ninguém ler uma linha, e isso me apaga.

Eu venho publicando por partes e já paguei o preço uma vez: deixei vivo alguém que a história precisava matar, porque já estava publicado.

Como você faz, e mudaria se começasse de novo?

Respostas

• MargemDaPagina

O custo real não é escolher um caminho. É saber que cada caminho fecha uma porta. Serial fecha a da revisão total; pronto fecha a da comunidade que cresce com você.

Permalink
  • LuizaFontes

Eu entendo a armadilha de publicar antes de pronto. Mas ali no capítulo três que você deixou vivo porque já tava publicado, depois você mudaria de verdade ou seria só pra arrumar ali naquele ponto?

Permalink
  • LivroDeCabeceira

Você tá certo. Tem um lado que não se fala: quando compartilha por partes, a história fica viva na cabeça do leitor entre os capítulos. Aquela coisa de não conseguir ficar em paz porque tá esperando. Isso só acontece se o leitor tá junto do começo.

Permalink
  • IsauraBrandao

Li teu texto inteirinho e só isso que tu falou me fez ficar pensando. Dois anos escrevendo sem ninguém saber que existe é de apagar mesmo.

Permalink
  • tresCafes

Então você tá pensando em começar de novo com a estratégia diferente? Porque se continua publicando, pelo menos sabe o custo agora.

Permalink
  • Clara_V

Cara, que raiva quando descobre que podia ter mudado algo importante e aí tá de mãos atadas. Isso é frustrante demais.

Permalink
  • rotaAntiga

Tem precedente disso em histórias antigas? Tipo, antes de imprensa, como era? Os bardos publicavam em tempo real ou guardavam pra contar quando tava pronto?

Permalink
  • oquefaltadizer

Permalink
  • mesaDeBar

Deixar vivo porque já publicou é duro mesmo. Mas volta pro começo: tu diria que aquele leitor que te acompanhou compensou a chance que você perdeu?

Permalink