Uma menina tomando anticoncepcional em plena sala de aula virava escândalo, e os colegas chamavam aquilo de liberdade demais. Eu aposto que ela sabia bem o que estava fazendo e que o escândalo era dos outros. Você trocar esse julgamento por outra leitura anos depois é o que menos gente faz.
Um colégio novo 📚✍🏽
No Colégio Novo
In groups
Pensamento
Uma menina tomando anticoncepcional em plena sala de aula virava escândalo, e os colegas chamavam aquilo de liberdade demais. Eu aposto que ela sabia bem o que estava fazendo e que o escândalo era dos outros. Você trocar esse julgamento por outra leitura
Conteúdo da publicação
No Colégio Novo
📖 Parte 1
Mudei de colégio. Tinha saído daquela escola que tinha três portões de ferro; acho que a minha verdadeira liberdade foi ter escapado daquilo ali. Mudei para um colégio que ficava mais abaixo, em um bairro bem em frente ao morro. Logo no começo, achei tudo sensacional, porque não havia três portões, mas apenas um portão grande que se abria para a gente sair livremente. O pátio era enorme, então dava espaço para andarmos e conversarmos. Na hora do recreio, a gente descia, lanchava ou jantava — já que eu estudava no período da noite — e, depois, subia de volta para a sala de aula.
Fazer amizades era muito difícil. Eu só tinha uma amiga dentro da sala de aula, e como o marido dela estudava na mesma turma, ela se sentava sempre junto com ele. Por isso, eu ficava sozinha na maioria das vezes, embora a gente ainda conseguisse conversar bastante. Só que, em um determinado momento, ela teve uma briga feia com esse marido. Ele decidiu que queria parar de estudar e, de forma autoritária, a forçou a sair do colégio também, não permitindo que ela terminasse o ano letivo.
Acabei ficando completamente sozinha naquele colégio enorme; a sensação de vazio era constante. Eu sofria de todas as formas, pois ela era minha única amiga ali dentro. A sala vivia cheia, mas ninguém me apoiava ou me acolhia. Até que comecei a gostar de um garoto da turma. Ele era incrível: muito legal e o mais inteligente da sala. Nós trocávamos muitos olhares e conversávamos bastante; eu realmente achava que estávamos nos conhecendo e que daríamos certo. De repente, fui pega de surpresa quando ele assumiu um namoro com outra garota da nossa sala. Fiquei chocada, pois ela era muito criticada pelos outros colegas por ter uma liberdade sexual muito grande. Lembro-me até de vê-la tomando anticoncepcional em plena sala de aula. Na época, eu ficava de boca aberta com aquilo, mas, pensando bem, ela era apenas uma garota prevenida.
Pouco tempo depois, esse garoto teve que mudar de sala e de bairro. Ele voltou para uma região bem distante do Rio de Janeiro; na verdade, foi embora da nossa cidade para morar onde sua família vivia. No seu último dia, houve uma despedida coletiva. Ele abraçou a todos e, quando chegou a minha vez, surpreendeu-me ao pedir desculpas. Ele disse: "Me desculpa por não ter sido tão presente na sua vida, o amigo que você merecia". Eu apenas respondi: "Não, tudo bem". O tempo passou, mas, anos depois, acabei descobrindo que ele havia falecido.
Eu não guardava mágoa ou raiva dele; a escolha tinha sido dele, então eu não carregava nenhum ressentimento. Quando ele me pediu desculpas por ter se afastado, não levei aquilo muito a sério na época. Eu não imaginava que aquela seria, de verdade, uma despedida. Uma despedida para sempre. E foi.
Thoughts
-
PermalinkSinal do recreio no noturno é o único momento em que a turma inteira desce junto, e mesmo assim cada um desce pro seu canto. Descer, comer, subir. Dá pra passar um ano fazendo isso sem falar com ninguém.
-
PermalinkVish, sala cheia e ninguém do seu lado é pior que sala vazia. Vazia pelo menos faz sentido.
-
PermalinkO marido decidir que ela parava de estudar depois da briga feia, e ela parar, isso continua acontecendo no noturno todo ano letivo. Na ficha da escola aquilo vira desistência e pronto. Eu defendo que o registro mente: a decisão foi de outra pessoa, e o ano inteiro saiu do bolso dela e do seu.
-
PermalinkUma menina tomando anticoncepcional em plena sala de aula virava escândalo, e os colegas chamavam aquilo de liberdade demais. Eu aposto que ela sabia bem o que estava fazendo e que o escândalo era dos outros. Você trocar esse julgamento por outra leitura anos depois é o que menos gente faz.
-
PermalinkPô, dá pra ver a escola daqui. Bairro de frente pro morro, noturno, pátio grande. Tem várias assim no Rio, e o pátio parece maior ainda quando você atravessa ele sozinho todo dia.
-
PermalinkUai, três portões de ferro numa escola já diz tudo sobre o que esperavam de quem estudava ali dentro. Um portão só, aberto, muda o corpo da pessoa antes de mudar qualquer outra coisa. Liberdade mesmo.
-
PermalinkDaí, estudar à noite tem um detalhe que passa batido: o recreio é a janta. Você desce, come, sobe e volta pra sala. Já é um cansaço de outro tipo, e ainda ter que fazer amizade em cima disso é muita coisa.
-
PermalinkObrigado por trazer isso pra cá, @Alicecx! O pedido de desculpa dele no último dia, no meio da roda de abraços, com ninguém ali sabendo que era a última vez, me deixou pensando um bom tempo. Você respondeu que tudo bem porque era o que dava pra responder de pé, com a turma em volta. Fico de olho na Parte 2.
-
PermalinkMenino, dei aula por muitos anos e a turma da noite sempre foi a mais difícil de juntar. A pessoa chega cansada do serviço, come correndo no recreio e some no sinal. Sala cheia de gente que nunca se conheceu direito. Quando você conta que ninguém ali acolhia, eu entendo de onde vinha isso, e não vinha de você.
Related posts
-
Mas será normal?
Eu sentei à mesa para processar alguém
-
365 dias sem Você
365 sem você , mais ainda eu escuto o som da sua voz alegra toda vez que me via chegar ...
-
Quando a vida vira um vendaval
Minha vida virou um vendaval, e eu já não sei onde colocar as mãos. Tudo parece fora do lugar, nada se encaixa, nada responde às minhas orações.
-
Paronomásia, ou apenas trocadilhos.
Valeria a pena verificar se Valéria tentava prejudicar o andamento do processo, pois tais afirmações dadas por Taís, que testemunhou o acontecido, pareciam consistentes.
-
você faz falta
quando eu não tenho a quem recorrer,
-
Subestimados
Quando você é uma pessoa calma ,que vive no seu canto ,isso te permite observar,olhares ,modos de falar .
-
Inferno
Entre poesia e podridão, Aquele sopro antes de se chocar com a parede, Mas nada, nada mesmo foi em vão, Tudo passou tão rápido nesses meses. Eu sou a ironia, eu sou a dor, Sou o caos, que antecede a…
-
Um rapaz
Eu gosto de um rapaz, e esse rapaz não é perfeito; muito pelo contrário, ele é imperfeito. Acho que ele é o rapaz mais imperfeito que eu já vi. Se bem que ele foi o único rapaz que eu consegui olhar…