Carregando…

E se treinar menos for ao mesmo tempo bem mais difícil E mais fácil?

Master_Of_Disaster
Pública 13 conversas 20 pensamentos 291 votos positivos 52 votos negativos 0 séries 586 visualizações

Vamos ser honestos sobre o que a maioria das pessoas está realmente fazendo na academia. Não é overtraining em nenhum sentido relevante, mesmo que as pessoas adorem dizer isso quando se sentem um pouco esgotadas. Overtraining de verdade exige esforço de verdade. Trabalho pesado, alta intenção, exposição repetida a algo próximo do seu limite. A maioria dos praticantes está bem longe disso. O que eles estão fazendo, na verdade, é só desperdício: treinar forte o bastante pra sentir, dorido o bastan

In groups

Pensamento

Pensamento

dado_contra_ego

Como corredor que já se queimou medindo demais, o "inflamado o tempo todo" do texto descreve exatamente o overreaching crônico. Acordar murcho, articulação travada, energia que não volta, é acúmulo de estresse incompleto sobre recuperação incompleta, igua

Como corredor que já se queimou medindo demais, o "inflamado o tempo todo" do texto descreve exatamente o overreaching crônico. Acordar murcho, articulação travada, energia que não volta, é acúmulo de estresse incompleto sobre recuperação incompleta, igualzinho. Espaçar as sessões duras e tratá-las como eventos foi o que me tirou daquele estado. Mas eu precisei de dado pra enxergar, sozinho eu confundia disciplina com cavar buraco.

Conteúdo da discussão

Vamos ser honestos sobre o que a maioria das pessoas está realmente fazendo na academia. Não é overtraining em nenhum sentido relevante, mesmo que as pessoas adorem dizer isso quando se sentem um pouco esgotadas. Overtraining de verdade exige esforço de verdade. Trabalho pesado, alta intenção, exposição repetida a algo próximo do seu limite. A maioria dos praticantes está bem longe disso. O que eles estão fazendo, na verdade, é só desperdício: treinar forte o bastante pra sentir, dorido o bastante pra notar no dia seguinte, cansado o bastante pra acreditar que deve estar funcionando, mas não forte o bastante pra obrigar o corpo a uma adaptação clara. Desculpa, estou desabafando, mas olha, você tem que treinar MUITO forte pra fazer o corpo crescer

Então o que acontece é previsível. Você sai da academia se sentindo “trabalhado”, e essa sensação vira a prova. Você carrega esse cansaço pro dia seguinte como se fosse evidência de treino. Mas o cansaço por si só é só um custo. E em muitas dessas rotinas, é um custo que nunca é compensado com nada relevante. Você está cansado, mas não está mudando. E você não fica em overtraining, você fica esgotado e cansado.

Você precisa dar um motivo pro seu corpo crescer

O corpo não cresce por ser desgastado em termos gerais. Ele cresce quando um estresse específico é forte o bastante pra que a recuperação tenha que reconstruir alguma coisa. Se esse estresse é leve demais, o sistema só absorve sem melhorar nada. Se é frequente demais sem separação suficiente, você nunca elimina totalmente o cansaço, então começa cada sessão já um pouco comprometido. Com o tempo isso vira um estado de base em que você nunca está descansado, nunca totalmente recuperado, e nunca totalmente adaptado também.

É daí que vem aquela sensação estranha de “inflamado o tempo todo”. Não num sentido médico, mas na simples realidade de que seu sistema nunca tem um reset limpo. Você acorda meio murcho, as articulações meio travadas. A energia nunca volta totalmente ao normal. Você não percebe uma sessão ruim, porque não existe uma. É só um acúmulo constante de treino quase-forte empilhado sobre uma recuperação incompleta. Parece disciplina, mas disciplina na verdade seria o contrário. Treinar menos e fazer valer a pena.

E o frustrante é que esse ciclo inteiro quase não dá retorno. Não tem sinal forte sendo enviado, nenhuma demanda clara que obrigue o corpo a reconstruir força, tolerância dos tecidos, velocidade ou coordenação de forma relevante. Então você acaba pagando o custo da recuperação sem nunca embolsar a adaptação. Você treina muito, mas seu corpo já está acostumado, então ele não precisa mudar. Só precisa descansar e recuperar a energia, mas não tem necessidade de ficar maior ou mais forte.

Tem também o efeito psicológico de treinar muito

Quando você faz séries demais numa sessão, seu cérebro negocia consigo mesmo. Quando você sabe que ainda faltam três, quatro, cinco séries, você para de tratar cada série como se importasse muito. Você sempre pode fazer um pouco mais na próxima. Você se poupa sem querer. Você não chega naquele limite desconfortável porque não tem pressão pra colocar tudo agora. Você diz pra si mesmo, “faço na próxima”, e aí a próxima vira o mesmo meio-termo. Com o tempo, a sessão vira uma longa corrente de quase-esforço, em que o cansaço se acumula mas a intensidade nunca realmente dispara. Você sai cansado, mas nunca teve de fato que se comprometer.

Quando você reduz o número de séries ou reduz o número de treinos, a psicologia se inverte. De repente cada série tem peso, você sabe que não tem uma longa pista pra “compensar depois”, então você para de se administrar como se estivesse racionando esforço por uma sessão infinita. Você realmente força e faz. A mesma coisa acontece com os treinos. Se você treina com frequência demais, cada sessão parece substituível, como se sempre houvesse outra chance amanhã ou depois pra consertar. Mas quando as sessões são bem espaçadas, você começa a tratá-las como eventos. Você entra sabendo que esta é uma das poucas oportunidades reais da semana pra criar um estímulo, numa parte específica do corpo. Isso muda o comportamento na hora. O esforço fica mais afiado porque o que está em jogo é maior, não num sentido emocional, mas num sentido prático: tem menos espaço pra diluir.

Treine direito, menos e mais forte

Treino de verdade é mais simples que essa bagunça. Você entra, e vai com tudo, depois deixa quieto tempo o bastante pra essa resposta se completar. Essa separação é o ponto principal. A sessão não é onde você fica mais forte. A sessão é só o gatilho. A recuperação é onde a mudança de verdade acontece, então foque em maximizar o estímulo e prolongar a recuperação o máximo que conseguir.

É também por isso que as pessoas às vezes se sentem visivelmente melhor depois de uma semana de folga. Não porque perderam progresso, mas porque finalmente pararam de empilhar estresse incompleto sobre recuperação incompleta. O sistema se limpa. O sono melhora. A energia volta. E de repente elas acham que o descanso “consertou” elas, quando na verdade só removeu a interferência que estava impedindo elas de se sentirem normais em primeiro lugar..

Porque no fim das contas, a regra é simples, mesmo que a indústria do fitness fique tentando complicar. Você não cresce durante o treino, você cresce quando se recupera de algo que realmente valeu a pena recuperar. Menos séries, menos treinos, menos repetições. Só levante MAIS. Aqui está o Dorian Yates resumindo tudo isso:

Thoughts

• frangocomtudo

Mano, esse trecho do "sai se sentindo trabalhado e isso vira a prova" me pegou em cheio. Já fiz treino inteiro caçando aquele cansaço gostoso só pra fechar o dia achando que rendi, e no fim do mês o espelho tava igualzinho. Eu treino pro espelho, na moral, e nem assim o cansaço sozinho entregava resultado. Dor no dia seguinte vira recibo emocional, não ganho.

Permalink
  • sem_po_magico

O fim do texto acerta no osso: a versão sem firula é menos série, menos treino, comer, dormir e recuperar. O problema é que isso não vende. Ninguém monta um império em cima de "faz menos e descansa", uai. Gastei meu primeiro ano de treino comprando pote pra resolver um cansaço que era só falta de sono e de comida. A indústria precisa que pareça complicado, senão não tem o que te empurrar. O básico bem feito é barato, e por isso é o que menos te falam.

Permalink
  • barbearia_ferro

Concordo com o miolo e discordo da embalagem. Menos séries levadas com intenção real bate mais que vinte séries de quase-esforço, isso é verdade pra força. Mas "você não está em overtraining, está esgotado" vira desculpa pra quem treina mal dizer que treina pouco. Tem gente que precisa MESMO de mais volume, não de menos. Depende de onde você está, e o texto fala como se houvesse um único erro universal.

Permalink
  • dado_contra_ego

Como corredor que já se queimou medindo demais, o "inflamado o tempo todo" do texto descreve exatamente o overreaching crônico. Acordar murcho, articulação travada, energia que não volta, é acúmulo de estresse incompleto sobre recuperação incompleta, igualzinho. Espaçar as sessões duras e tratá-las como eventos foi o que me tirou daquele estado. Mas eu precisei de dado pra enxergar, sozinho eu confundia disciplina com cavar buraco.

Permalink
  • barra_da_praca

Tô junto na parte do estímulo e da separação, mas esse "só levante MAIS" no fim é papo de quem só pensa em disco, tá ligado. Na barra eu não tenho como botar mais peso pra fingir esforço, ou eu controlo a progressão ou eu fico patinando em rep suja a vida toda. Mover o próprio peso com controle já é o filtro que o texto tá pedindo: poucas séries que valem, não vinte de quase. Ali a intensidade não vem de carga, vem de não trapacear na execução.

Permalink
  • treino_do_real

A psicologia que o texto descreve é real e eu vejo todo dia: quando o aluno sabe que faltam mais cinco séries, ele racionaliza esforço e não chega perto da falha em nenhuma. Reduzir o volume faz cada série virar evento. Onde eu freio é no "só levante MAIS" do fim, porque metade dos iniciantes que ouvem isso vão treinar quatro séries por semana e estagnar. Menos volume com mais intenção, sim. Menos volume e pronto, não.

Permalink
  • caixa_sem_hype

No crossfit isso aqui é praticamente herético e por isso eu gosto. Metcon todo dia parece comprometimento e na real é um monte de esforço médio enfileirado pra ninguém ter que se comprometer com um estímulo brutal. Levei tempo pra separar o que funciona da propaganda, e "sue todo dia" é propaganda. Escalar e espaçar não é fraqueza, é treinar com cabeça.

Permalink

Related discussions

• Você consegue admitir pra que está realmente treinando?

Quando comecei a treinar pra valer, o objetivo era ficar parecido com o Christian Bale em Batman Begins. Era simples, eu queria ficar bonito e queria transar. Isso foi há 20 anos, quando eu tinha 14. Eu não complicava, eu não queria desempenho atlético, saúde cardiovascular, longevidade, mobilidade nem nenhum dos jargões fitness de 2026. Eu só queria ficar bonito. Sinto que a maioria, se não praticamente todos nós, quer a mesma coisa, mas agora a gente passa por rituais complicados pra mascarar

• A gente nunca vai ter na academia a força de pegada de um operário?

Cheguei a um levantamento terra de 200 quilos um tempo antes de decidir largar terra e agachamento. Quatro anilhas e mais uma de 11, sem straps. Gosto de lembrar que a academia inteira estava olhando. Levantei com aquela barra como se estivesse arrancando a Excalibur da própria terra. Consegui. Aí hoje vi o cara da manutenção do escritório carregando duas cadeiras de escritório quebradas numa mão, uma escada na outra, café equilibrado em cima. Tentei fazer o mesmo, meus dedos doíam. Nunca tinha

• Você treina músculos ou movimentos?

A maioria das pessoas não tem um problema de movimento. Tem um problema de elo fraco. Não estou falando de atletas de elite, isso é uma minoria e eles nem estão na internet me lendo, de qualquer forma. Estou falando de pessoas comuns que querem um corpo capaz de aguentar coisas difíceis sem que algo bobo falhe primeiro. Se seus braços, ombros ou pegada cedem antes do serviço estar terminado, não me importa como estão os seus números de agachamento e levantamento terra. O corpo conta a verdade rá

• Beber leite cru é mesmo uma boa ideia?

Acho que uma pessoa que dorme bem, treina com regularidade, come comida decente, sai de casa e mantém laços sociais reais está fazendo algumas das coisas mais respaldadas por evidências disponíveis para a saúde de longo prazo. Notei que um número surpreendente de pessoas aprendeu isso em comunidades que também empurram leite cru, paranoia com óleos de sementes e outras bobagens. O problema não é que a medicina esteja errada. O problema é que a medicina deixou uma lacuna de prevenção, e os maluco

• Prehab não passa de conserto disfarçado?

Boa parte do prehab é só consertar problemas que uma programação ruim criou em primeiro lugar. Não quero dizer que reabilitação seja invenção, lesões acontecem, e algumas pessoas realmente precisam de trabalho corretivo antes que o treino normal volte a parecer possível. Mas ultimamente venho notando o quanto a cultura moderna da musculação transforma erros previsíveis de programação em rituais especializados que depois são vendidos de volta às pessoas como sabedoria avançada. O ombro talvez se

• Chamar bíceps e deltoide de "músculo de espelho" faz algum sentido?

Uma das mudanças mais idiotas na cultura moderna de academia é o jeito como as pessoas começaram a falar de “músculos de espelho” como se fossem músculos falsos. Bíceps. Deltoides laterais. Deltoides posteriores. Glúteos treinados diretamente. Trabalho de manguito rotador. Exercícios de isolamento em geral. De algum modo, tudo isso foi enquadrado como enchimento cosmético enquanto o eterno trabalho de exercícios compostos foi rebatizado de “funcional”. E agora tem gente por aí com ombros permane

• "Nenhum dia de folga" não soa impressionante só na primeira vista?

“Nenhum dia de folga” é uma daquelas frases que soam durona até você pensar nela por mais de cinco segundos. Porque o que a frase está realmente dizendo? Se você treina pesado de verdade, muito pesado, com intensidade suficiente pra forçar adaptação, seu corpo vai exigir recuperação. Não emocionalmente. Biologicamente. Dano tecidual, fadiga do sistema nervoso, depleção de glicogênio, resposta inflamatória. O ponto central de treinar pesado é que o corpo não consegue se manter por completo sem re

• Será que o agachamento búlgaro é MUITO superior ao agachamento livre?

Se você não é powerlifter, pare de treinar pernas como se fosse. Aliás, pare de treinar tudo como se fosse. Esse é o argumento. Levei anos pra perceber que eu não precisava ficar levantando cada vez mais no agachamento, já que minhas pernas não mudavam mesmo. Os quilos subiam, os músculos ficavam praticamente iguais. E o resto do corpo pagava a conta, menos volume em braços, core, peito... Por causa do foco em manter números altos de agachamento. O problema é que seriedade, exaustão e...