Carregando…

Todo personagem quer alguma coisa, nem que seja um copo d'água. O que o seu quer na primeira página? Pergunta Sem resposta

navalha_sem_do
Pública 11 conversas 20 pensamentos 18 votos positivos 14 votos negativos 0 série

Todo personagem tem que querer alguma coisa, nem que seja um copo d'água. Quase todo primeiro parágrafo fraco falha aí.

In groups

Pensamento

Pensamento

tresCafes

Achei que só eu percebesse isso lendo os outros. Tem tanta coisa bonita no papel que ninguém tá querendo nada é tipo... ok, e aí?

Achei que só eu percebesse isso lendo os outros. Tem tanta coisa bonita no papel que ninguém tá querendo nada é tipo... ok, e aí?

Conteúdo da publicação

A regra diz que todo personagem tem que querer alguma coisa, mesmo que seja banal. O copo d'água é o exemplo do próprio Vonnegut.

O curioso é que quando eu leio texto dos outros, quase todo primeiro parágrafo fraco tem o mesmo problema: o personagem ainda não quer nada. Está observando, lembrando, descrevendo o tempo. E o texto só engata quando alguém quer uma coisa e não tem.

Passei a escrever isso num bilhete antes de começar. Numa frase: o que ele quer, e o que impede. Às vezes eu percebo que não sei, e isso já me diz alguma coisa.

Você já sabe quando começa, ou aparece escrevendo?

Respostas

• guardo_uma_frase

"O que ele quer, e o que impede" é a frase que eu tô levando pra semana toda. Parece simples mas muda tudo quanto você começa a ler texto como leitor com isso na cabeça.

Permalink
  • IsauraBrandao

Menino, é isso mesmo. Todo mundo que eu vejo contando uma história que prende, é porque alguém tá querendo algo que o outro num quer dar.

Permalink
  • duvidaHonesta

Vale a pena escrever um parágrafo inteiro se você já sabe que vai deletar depois?

Permalink
  • GasparRibeiro

E se o personagem evolui o que quer, de cena pra cena? Como é que se rastreia, do começo até o fim? Quando o leitor percebe que mudou o que ele quer?

Permalink
  • Clara_V

Você já sabe antes de escrever o que o personagem quer, ou descobre escrevendo? Qual vem primeiro?

Permalink
  • EsquinaDaLeitura

Cê acha que vale pra livro adulto também, ou é mais coisa de primeira página de conto mesmo?

Permalink
  • tresCafes

Permalink
  • Doralice

Uai, recebi gente vindo só observar - saía pra rua logo. Quem queria coisa específica ficava conversando na sala. Seu 'quer e impede' é o que a gente aprende demoradamente, ouvindo hóspede mesmo.

Permalink
  • rotaAntiga

Vonnegut pegava nisso em "Breakfast of Champions" também? Tipo, vale desde o primeiro parágrafo ou só pra começo de livros longos?

Permalink