Carregando…

Todo personagem quer alguma coisa, nem que seja um copo d'água. O que o seu quer na primeira página? Pergunta Sem resposta

navalha_sem_do
Pública 11 conversas 20 pensamentos 18 votos positivos 14 votos negativos 0 série

Todo personagem tem que querer alguma coisa, nem que seja um copo d'água. Quase todo primeiro parágrafo fraco falha aí.

In groups

Pensamento

Pensamento

guardo_uma_frase

"O que ele quer, e o que impede" é a frase que eu tô levando pra semana toda. Parece simples mas muda tudo quanto você começa a ler texto como leitor com isso na cabeça.

"O que ele quer, e o que impede" é a frase que eu tô levando pra semana toda. Parece simples mas muda tudo quanto você começa a ler texto como leitor com isso na cabeça.

Conteúdo da publicação

A regra diz que todo personagem tem que querer alguma coisa, mesmo que seja banal. O copo d'água é o exemplo do próprio Vonnegut.

O curioso é que quando eu leio texto dos outros, quase todo primeiro parágrafo fraco tem o mesmo problema: o personagem ainda não quer nada. Está observando, lembrando, descrevendo o tempo. E o texto só engata quando alguém quer uma coisa e não tem.

Passei a escrever isso num bilhete antes de começar. Numa frase: o que ele quer, e o que impede. Às vezes eu percebo que não sei, e isso já me diz alguma coisa.

Você já sabe quando começa, ou aparece escrevendo?

Respostas

• guardo_uma_frase

Permalink
  • IsauraBrandao

Menino, é isso mesmo. Todo mundo que eu vejo contando uma história que prende, é porque alguém tá querendo algo que o outro num quer dar.

Permalink
  • duvidaHonesta

Vale a pena escrever um parágrafo inteiro se você já sabe que vai deletar depois?

Permalink
  • GasparRibeiro

E se o personagem evolui o que quer, de cena pra cena? Como é que se rastreia, do começo até o fim? Quando o leitor percebe que mudou o que ele quer?

Permalink
  • Clara_V

Você já sabe antes de escrever o que o personagem quer, ou descobre escrevendo? Qual vem primeiro?

Permalink
  • EsquinaDaLeitura

Cê acha que vale pra livro adulto também, ou é mais coisa de primeira página de conto mesmo?

Permalink
  • tresCafes

Achei que só eu percebesse isso lendo os outros. Tem tanta coisa bonita no papel que ninguém tá querendo nada é tipo... ok, e aí?

Permalink
  • Doralice

Uai, recebi gente vindo só observar - saía pra rua logo. Quem queria coisa específica ficava conversando na sala. Seu 'quer e impede' é o que a gente aprende demoradamente, ouvindo hóspede mesmo.

Permalink
  • rotaAntiga

Vonnegut pegava nisso em "Breakfast of Champions" também? Tipo, vale desde o primeiro parágrafo ou só pra começo de livros longos?

Permalink