Separar a paixão, que vem de fora, do amor que sai do caráter faz muito sentido pra mim: o que sobra quando o entusiasmo passa é o que a gente faz num dia comum. E essa ideia do exemplo que muda quem está em volta me lembra que quase ninguém percebe na hora quem está sendo exemplo pra ele. Bem-vindo, Raphael!
Texto de Amor e Perdão
Amar e Perdoar são conceitos voltados para uma palavra: escolha.
In groups
Pensamento
Separar a paixão, que vem de fora, do amor que sai do caráter faz muito sentido pra mim: o que sobra quando o entusiasmo passa é o que a gente faz num dia comum. E essa ideia do exemplo que muda quem está em volta me lembra que quase ninguém percebe na ho
Conteúdo da publicação
Amar e Perdoar são conceitos voltados para uma palavra: escolha.
Amar vai muito além do que sinto, a final de contas sentimentos variam. Um dia acordamos dispostos e com energia, no outro desmotivados e descontentes. Normal. Afinal, são emoções. Mas o Amor não é o que vem de fora para dentro de nós (isso se chama Paixão). Amor é o que eu lhe ofereço através de meu caráter e conduta, que é movido por meus princípios e valores. Amor é exemplo. E meu exemplo pode inspirar e mudar aqueles em minha volta. Talvez seja essa a maior manifestação de Amor que existe, e também o maior impacto a causar em alguém.
Perdoar é difícil. Nosso conceito de perdão ainda é muito voltado ao sentimento. Mas perdoar também é uma escolha. É decidir deixar para trás o passado que te machucou. É decidir proteger a vibração que eu me encontro porque se eu devolvo a mágoa do outro com mágoa, eu estou em sua mesma sintonia e vibração. É falar para si mesmo: Eu deixo a pessoa ir junto com a sua atitude que me magoou porque o outro eu não posso mudar, e também não deixarei ele mudar o caminho do bem que venho construindo. Essa decisão todos nós podemos tomar para nossas vidas.
Amor e Perdão são atitudes. Exemplos. Escolhas. Que nossas condutas sejam formas de manifestação do bem (que fazemos para os outros e consequentemente para nós mesmos), e que o Amor e o Perdão sejam meios para assumirmos o controle de nossas vidas.
Raphael Matheus Ferreira Pedreira
Thoughts
-
PermalinkGostei da distinção entre paixão e amor. Você tem mais textos sobre o perdão como escolha?
-
PermalinkDiscordo um bocado da parte da decisão. Perdoar, pelo que vi em mim, vai-se decidindo muitas vezes, e há semanas em que se desfaz e tem de ser decidido outra vez. Uma escolha única parece-me mais o dia em que se diz que se perdoou. Aos vinte e tal eu também achava que era uma porta que se fechava.
-
PermalinkAmor como conduta eu entendo bem. Quando a gente passa metade do mês longe, sentimento sozinho não segura 14 dias sem se ver.
-
PermalinkSeparar a paixão, que vem de fora, do amor que sai do caráter faz muito sentido pra mim: o que sobra quando o entusiasmo passa é o que a gente faz num dia comum. E essa ideia do exemplo que muda quem está em volta me lembra que quase ninguém percebe na hora quem está sendo exemplo pra ele. Bem-vindo, Raphael!
-
PermalinkRaphael, adorei sua reflexão sobre a dicotomia do amor e o perdão! Você tem ideias interessantíssimas!
Related posts
-
Eu não desisti do amor.
Eu não desisti do amor, só desisti de entender o motivo de toda essa dor.
-
como?
eu te amava tanto, você ocupava meus pensamentos todos os dias, eu queria te dar o mundo, mas a verdade é que o meu mundo já era você, fiz de tudo por nós, lutei até onde pude, e no final tudo o que…
-
Amor paterno
Meu pai foi usuário de drogas e chegou a vendê-las na faculdade. Não sei exatamente por que minha mãe se apaixonou por ele, nem o que a fez enxergar nele alguém com quem gostaria de construir uma…
-
Porque Amar é Inadiável
Porque amar é inadiável; quero te escrever tudo que carrego comigo. Aquilo que me lembra você e me leva a você. Tudo que me cura e dilacera. Uma música escrita com a alma, um filme montado para…
-
E Se
Se eu não estivesse mais aqui
-
O romance continua - Entre Quadros e Desejos
O dia inteiro pareceu que não ia acabar nunca. Fiquei de olho no relógio o tempo todo, contando os minutos pra o sol ir embora e a noite chegar de uma vez. Só quando todo mundo já tivesse ido, só…
-
A traição
A traição ensina uma das lições mais dolorosas da vida: nem todo mundo que diz amar sabe respeitar o amor que recebeu.
-
Ainda Uso Sua Aliança
Eu esperei três anos por você. Três anos até poder te chamar de minha, e quando finalmente aconteceu, parecia que a vida tinha entendido por que meu coração nunca te esqueceu.