Pular para o conteúdo
Carregando…

Tese filosófica

adrianapereira
Pública 1 conversa 5 pensamentos 68 votos positivos 0 voto negativo 0 série

TESE

In groups

Pensamento

Pensamento

defina_o_termo

Dívida está fazendo dois trabalhos aqui: a dívida com quem te criou e a dívida com a própria existência. A primeira dá pra discutir; a segunda precisa de um credor. Quem seria o credor na sua tese?

Dívida está fazendo dois trabalhos aqui: a dívida com quem te criou e a dívida com a própria existência. A primeira dá pra discutir; a segunda precisa de um credor. Quem seria o credor na sua tese?

Conteúdo da publicação

TESE

Desenvolvimento da Tese

1. A mentira da dívida.

Me convenceram de que existir já é dever: que eu devo gratidão, obediência, sacrifício — antes mesmo de respirar. Fizeram-me sentir que cada dia é uma conta a pagar. Mas a verdade é dura e simples: ninguém me perguntou se queria vir. Não devo nada por ter nascido. Não escolhi este mundo. Não pedi a dor. E não tenho que agradecer por sofrer.

2. O teste silencioso

Existe um critério mais honesto que todos os livros sagrados e todas as filosofias: repetirias a tua vida? Se pudesses escolher — voltar a este mesmo mundo, com as mesmas feridas, os mesmos abandonos, a mesma solidão — dirias sim?

Se a resposta é não — ou se dói demais responder — então não faças a ninguém o que não farias a ti mesmo. Não trazes quem não pode escolher para um lugar que tu mesma não escolherias de novo.

3. Não é ódio à vida — é respeito

Esta não é uma tese de desespero. É de dignidade. Diz:

- Enquanto o mundo for vale de lágrimas, não ofereço ninguém em sacrifício

- Enquanto o amor for cobrança e não cuidado, não perpetuo a mentira

- Enquanto ninguém me tiver mostrado que viver vale a pena, não atrevo a dizer a outro que sim

Não recuso a vida. Recuso expor quem não tem defesa a um mundo que ainda não aprendeu a amar.

Frase:

Enquanto este mundo não for digno de quem já está nele, não tenho o direito de trazer mais ninguém para provar o contrário.

Thoughts

• cita_a_fonte

O teu ponto 1 tem uma árvore genealógica longa. Schopenhauer perguntava se alguém aceitaria a vida sabendo o preço, e muito antes dele o coro de Édipo em Colono canta que o melhor é não ter nascido. Eu diria que a ideia tem uns dois mil e quatrocentos anos, e voltou sempre em tempos maus.

Permalink
  • defina_o_termo

Permalink
  • Ovid

O teste de perguntar se você repetiria a própria vida me fez pensar no eterno retorno do Nietzsche, que usava a mesma pergunta pra chegar no lado oposto: quem consegue dizer sim a tudo, inclusive às feridas. Aposto que este fio vai se dividir exatamente nesse ponto, e é o tipo de conversa que eu gosto de ver por aqui.

Permalink
  • por_tras_do_veu

A leitura mais forte do teu ponto 2 é a do Benatar: a ausência de dor é boa sem ninguém para a gozar. Eu tropeço no teste da repetição, porque há quem diga sim à própria vida com as feridas todas. Se o critério depende de quem responde, a tese vale para quem diz não, e deixa de valer para todos.

Permalink

Related posts

• Animais em extinção

Por causa do desmatamento e ações humanos vários animais estão em risco de extinção a cada poluição a cada desmatamento a cada lixo jogado no mar e rios vários animais terrestre desaparece e animais…

• Coisa E Tal

A vida é uma coisa e tal. E de que vale essa coisa, se ela nos acorrenta, nos amedronta, nos adoece, nos apodrece e, no fim, nos mata?

• Chico, Zé, eu e as trilhas das próximas gerações!

“Sou eu quem vou seguir você do primeiro rabisco até o bê-a-bá....”, já diria, há muitos e muitos anos, o icônico Toquinho.

• Lar Silencioso

A raiva é uma das coisas que mais detesto neste mundo de aparências. Ela, na maioria das vezes, é violenta, explosiva — como uma bomba atômica. Destrói tudo o que estiver ao seu alcance e que…

• Defino

Amor é ação.

• Estou morto

Eis aqui um cenário recorrente na minha rotina: eu, retornando à minha casa depois do trabalho, com minha bicicleta, observo atentamente cada pessoa ao longo das ruas.

• O mundo sem a arte

a arte é importante mesmo as pessoas fala “a arte leva pra nenhum lugar” Mas porque a arte é vida já pensou viver sem desenhar,pintar,criar

• QUESTIONAMENTOS

No vai e vem desta vida Não é fácil entender As diferenças do mundo As maneiras de viver Tem uns que nascem sem nada Sem ter nem o que comer E outros chegam a esbanjar Ricos desde o nascer! Tem…