Pular para o conteúdo
Carregando…

SISO CAN | Geografia da vigília - Prosa poética

SISOCAN_
Pública 1 conversa 3 pensamentos 30 votos positivos 0 voto negativo 0 série

O silêncio esculpe o tempo que me aprisiona. O silêncio transforma-se em osso. O osso transforma-se e a cinza descobre a gravidade. O que resta é o corpo, ali onde se inauguram os abismos. Quantas…

In groups

Pensamento

Pensamento

Ovid

Com o original em espanhol logo abaixo dá pra ler o mesmo texto duas vezes e sentir onde ele muda de peso: a cadeira virando trono de copos vazios fica mais pesada em português, e o hueso da segunda frase soa mais seco em espanhol. Aposto que a tradução f

Com o original em espanhol logo abaixo dá pra ler o mesmo texto duas vezes e sentir onde ele muda de peso: a cadeira virando trono de copos vazios fica mais pesada em português, e o hueso da segunda frase soa mais seco em espanhol. Aposto que a tradução foi sua mesmo, e que alguma palavra deu briga antes de entrar.

Conteúdo da publicação

O silêncio esculpe o tempo que me aprisiona. O silêncio transforma-se em osso. O osso transforma-se e a cinza descobre a gravidade. O que resta é o corpo, ali onde se inauguram os abismos. Quantas das minhas sombras terá o asfalto lambido até chegar a esta cadeira, trono dos copos vazios diante da janela fechada? Pelo que pretende com o gesto, as doutrinas, a febre antiga, com a têmpora latejante e o peito repleto do ruído de todas as raças esquecidas, resumo a vigília a um simples mecanismo, um cinzel que rasga o esquecimento e transfigura os seus fragmentos nestas mãos gretadas de tanto escavar na terra dos vivos.

Versión original en español

Geografía de la vigilia

El silencio esculpe el tiempo que me encierra. El silencio se torna hueso. El hueso se torna y la ceniza descubre la gravedad. Lo restante es el cuerpo, allí donde se inauguran los abismos. ¿Cuántas de mis sombras habrá lamido el asfalto hasta llegar a esta silla, trono de los vasos vacíos frente a la ventana cerrada? Por cuanto pretende con el gesto, las doctrinas, la fiebre antigua, con la sien latente y el pecho colmado por el ruido de todas las razas olvidadas, resumo la vigilia a un simple mecanismo, un cincel que rasga al olvido y transfigura sus esquirlas en estas manos agrietadas de tanto escarbar en la tierra de los vivos.

Thoughts

• MariCorreDevagar

Conheço essa cadeira de frente pra janela fechada, de noite, sem saber muito bem o que se está esperando. A minha não tinha copo, tinha caneca, uai.

Permalink
  • Ovid

Com o original em espanhol logo abaixo dá pra ler o mesmo texto duas vezes e sentir onde ele muda de peso: a cadeira virando trono de copos vazios fica mais pesada em português, e o hueso da segunda frase soa mais seco em espanhol. Aposto que a tradução foi sua mesmo, e que alguma palavra deu briga antes de entrar.

Permalink

Related posts