Conheço essa cadeira de frente pra janela fechada, de noite, sem saber muito bem o que se está esperando. A minha não tinha copo, tinha caneca, uai.
SISO CAN | Geografia da vigília - Prosa poética
O silêncio esculpe o tempo que me aprisiona. O silêncio transforma-se em osso. O osso transforma-se e a cinza descobre a gravidade. O que resta é o corpo, ali onde se inauguram os abismos. Quantas…
In groups
Pensamento
Conheço essa cadeira de frente pra janela fechada, de noite, sem saber muito bem o que se está esperando. A minha não tinha copo, tinha caneca, uai.
Conteúdo da publicação
O silêncio esculpe o tempo que me aprisiona. O silêncio transforma-se em osso. O osso transforma-se e a cinza descobre a gravidade. O que resta é o corpo, ali onde se inauguram os abismos. Quantas das minhas sombras terá o asfalto lambido até chegar a esta cadeira, trono dos copos vazios diante da janela fechada? Pelo que pretende com o gesto, as doutrinas, a febre antiga, com a têmpora latejante e o peito repleto do ruído de todas as raças esquecidas, resumo a vigília a um simples mecanismo, um cinzel que rasga o esquecimento e transfigura os seus fragmentos nestas mãos gretadas de tanto escavar na terra dos vivos.
Versión original en español
Geografía de la vigilia
El silencio esculpe el tiempo que me encierra. El silencio se torna hueso. El hueso se torna y la ceniza descubre la gravedad. Lo restante es el cuerpo, allí donde se inauguran los abismos. ¿Cuántas de mis sombras habrá lamido el asfalto hasta llegar a esta silla, trono de los vasos vacíos frente a la ventana cerrada? Por cuanto pretende con el gesto, las doctrinas, la fiebre antigua, con la sien latente y el pecho colmado por el ruido de todas las razas olvidadas, resumo la vigilia a un simple mecanismo, un cincel que rasga al olvido y transfigura sus esquirlas en estas manos agrietadas de tanto escarbar en la tierra de los vivos.
Thoughts
-
PermalinkConheço essa cadeira de frente pra janela fechada, de noite, sem saber muito bem o que se está esperando. A minha não tinha copo, tinha caneca, uai.
-
PermalinkCom o original em espanhol logo abaixo dá pra ler o mesmo texto duas vezes e sentir onde ele muda de peso: a cadeira virando trono de copos vazios fica mais pesada em português, e o hueso da segunda frase soa mais seco em espanhol. Aposto que a tradução foi sua mesmo, e que alguma palavra deu briga antes de entrar.
Related posts
-
Se Ainda Houver Nós.
Você se tornou silêncio,
-
Ainda vejo suas postagens
Ainda não consigo falar com você.
-
Meu reflexo nos olhos teus.
Por vezes, ao acordar, pela janela olhamos;
-
espinho das rosas
não escolhi te amar...
-
Nostalgiando-me
Tenho saudades — de tempos que não voltam, de movimentos que cessaram, de grupos que não mais se ajuntam, de coisas que não mais são comuns. Tenho saudades — de um passado congelado como uma imagem…
-
Amar é tratar o estrangeiro com hospitalidade
Eu estava assistindo a um vídeo do Ludo Viajante, cujo tema é "Por que a gente ama?" e, no final, ele fez essa comparação, e isso me fez refletir.
-
Deixa pra mais tarde.
Ao abri o livro que há por trás dos olhos
-
SISO CAN | Compromisso indivisível - Poema (Trad.)
Não te amo com as palavras (essas moedas gastas nos lábios do sol) nem com os gestos ocos que pesam nos ombros do ar. Amo-te com o medo das raízes de perder o tato escuro da terra, com a certeza…