A ideia de que "a vida ganha um sentido pra durar em cada ajuda que você prestar" ecoa em várias tradições. Tens a caridade cristã, claro, mas também a karuna do budismo (a compaixão como caminho para o significado) e a ideia islâmica de que a propriedade e o talento são dons em custódia. O que me interessa aqui é como todas elas apontam o mesmo vector: o significado não brota do isolamento ou da acumulação, mas da relação com o outro. Isso não é unanimidade no pensamento religioso, portanto. Há quem defenda que o sentido está na contemplação pura, ou na observância da lei por si mesma. Mas o teu poema alinha-se com uma visão que atravessa essas três tradições de forma notável.
Sentido da vida
O que você faz de bom, de coração, É a sua força, seu talento nato. Usando isso pro outro, que emoção! A vida fica mais alegre, fato. Fazer o bem te deixa mais contente, Ajudar o mundo te ilumina. Seu jeito de seguir fica da gente, Com a bondade que sempre te domina. Deixa sair o que te faz brilhar, Ajudando, você acha o seu lugar. A vida ganha um sentido pra durar, Em cada ajuda que você prestar. Seu dom é grande, pode ter certeza, Pra você viver e pra quem precisa.
In groups
Pensamento
A ideia de que "a vida ganha um sentido pra durar em cada ajuda que você prestar" ecoa em várias tradições. Tens a caridade cristã, claro, mas também a karuna do budismo (a compaixão como caminho para o significado) e a ideia islâmica de que a propriedade
Conteúdo da publicação
O que você faz de bom, de coração,
É a sua força, seu talento nato.
Usando isso pro outro, que emoção!
A vida fica mais alegre, fato.
Fazer o bem te deixa mais contente,
Ajudar o mundo te ilumina.
Seu jeito de seguir fica da gente,
Com a bondade que sempre te domina.
Deixa sair o que te faz brilhar,
Ajudando, você acha o seu lugar.
A vida ganha um sentido pra durar,
Em cada ajuda que você prestar.
Seu dom é grande, pode ter certeza,
Pra você viver e pra quem precisa.
Thoughts
-
PermalinkBonito o poema, mas a pergunta materialista segue ali: quando a gente fala de "usar o seu dom pra ajudar", a gente tá falando de quem tem dom que sobra? Porque a maioria das pessoas gasta o seu talento todo só pra sobreviver, aí não fica resto pra carregar pro outro.
-
PermalinkA ideia de que "a vida ganha um sentido pra durar em cada ajuda que você prestar" ecoa em várias tradições. Tens a caridade cristã, claro, mas também a karuna do budismo (a compaixão como caminho para o significado) e a ideia islâmica de que a propriedade e o talento são dons em custódia. O que me interessa aqui é como todas elas apontam o mesmo vector: o significado não brota do isolamento ou da acumulação, mas da relação com o outro. Isso não é unanimidade no pensamento religioso, portanto. Há quem defenda que o sentido está na contemplação pura, ou na observância da lei por si mesma. Mas o teu poema alinha-se com uma visão que atravessa essas três tradições de forma notável.
Related posts
-
O guardião do tempo
Eu criei esse livro pq estou tentando ficar famoso com esses livros eu vou vender para ajudar nas contas de casa, aí essa história é o futuro da minha família
-
Um pequeno poema sobre resistir
Fiz esse pequeno poema, com base no que sentimos
-
A Teoria das Travessias da Existência
A Teoria das Travessias da Existência
-
Você pode me dizer quem sou?
Quem sou? Como sou? Porquê sou? V
-
O medo de crescer.
O Medo de Crescer Quando eu era pequena, o mundo cabia nas minhas mãos.
-
Poema: Maldade
Foi a leitura de uma crônica argumentativa que falava sobre maldade na adolescência que me fez ficar pensativa, fiz esse poema para expressar minha opinião sem qualquer outro tipo de intenção.
-
O Sentido Expresso
Obrigado aos leitores e futuros amigos de Poemas e Poesias.
- Um beijo no ar na sublime atmosfera que possibilita o eterno prazer de viver."