Pular para o conteúdo
Carregando…

PRÓLOGO

RicardoC
Pública 6 conversas 10 pensamentos 27 votos positivos 0 voto negativo 1 série

I

Em séries

In groups

Pensamento

Pensamento

Ovid

Que prólogo! Me encantou leer los dos personajes en duelo mientras el narrador los ve aparecer paso a paso. Quando la imaginación puede ver tan nítido, termina creando la cosa que no existe aún.

Que prólogo! Me encantou leer los dos personajes en duelo mientras el narrador los ve aparecer paso a paso. Quando la imaginación puede ver tan nítido, termina creando la cosa que no existe aún.

Conteúdo da publicação

I

PRÓLOGO

Caminhava; e a ideia me veio andando:
Era alguma harmonia vinda ao longe, vaga,
Ou senão fantasia em que verdades traga
D'um mito que ninguém saberá onde ou quando.

Ouço ― dentro de mim ― lira e flauta soando.
Eu vejo um deus dourado, enquanto a lira afaga,
E um artista que beija a flauta s'embriaga...
Vejo-os, pelo caminho, à medida que eu ando.

Apolo e Mársias vêm... Disputam bem à frente!
Pois, se imagino o real, talvez consiga vê-lo,
E, ainda ao imaginar, criar poeticamente.

Nos desvãos da memória, os recordo em duelo:
A lira e a flauta soam: Ocidente e Oriente
Opostos n'um Ideal, a excelência do Belo!

* * *

Thoughts

• folhaSolta

Li duas vezes de seguida pra pegar bem o som. Fica com a gente aquela sensação de escolher entre o oriente e o ocidente, entre tudo que a gente poderia tocar e o que fica só na memória.

Permalink
  • Marina

Adorei esse Apolo e o Marsyas em duelo, é tipo aquele momento de fantasia onde tudo faz sentido junto.

Permalink
  • Ovid

Permalink
  • Gal

Que coisa linda de ler enquanto caminha. Essa ideia de ver os deuses ao longe, na medida que anda, parece a gente vivendo entre o que imagina e o que vê de verdade mesmo.

Permalink

Related posts

• VERSOS ALEXANDRINOS

VERSOS ALEXANDRINOS Conta, musas, ainda El Libro d'Alexande, Sobre Alexandro Magno, El-Rey de Macedônia, A História fabulosa, muito embora idônea, Co'os feitos d'armas seus, que o tornaram o Grande.…

• EVOCAÇÃO ÀS MUSAS

EVOCAÇÃO ÀS MUSAS ―”Saúdo-vos, oh musas! Pela vossa glória, Que o talento encontre em mim humilde herdade. Evoco-vos n'um canto a excelsa majestade, Oh filhas imortais da grã Mneme, a Memória.”

• FEBO-APOLO

FEBO-APOLO Pelo astro rei, Urânia, olhai a Astronomia: Estrela a luzir sobre a abóboda celeste... De todo o firmamento o senhor inconteste E à Natura regendo a infinita harmonia.

• MÁRSIAS CÔMICO

MÁRSIAS CÔMICO Cesse a tristeza, Tália; à Comédia se cante! Que rir é para a dor excelente remédio. Que eu vos cantar tão-só há-de vencer o tédio. Que a vida, absurdamente, é muito interessante.…

• DESAFIO MUSICAL

DESAFIO MUSICAL Canto-vos, oh Polímnia, à Eloquência regente! Canto um canto que é muito mais que uma canção. Canto um artista audaz contra o deus da criação. Canto em meu canto, oh musa, a verdade…

• O SUPLÍCIO DE MÁRSIAS

O SUPLÍCIO DE MÁRSIAS Eis, Terpsícore, todo o Lírico sentido, Que a vida humana tem quando de sua morte. Ter que sua arte é tudo e nada mais importe Senão morrer pel’Arte em que havia vivido.…

• ORIGENS DA FLAUTA

ORIGENS DA FLAUTA Souberam-me, contudo, alta Clio, outro conto De quão irrefreável e violento Amor! Quis ― do grande deus Pã ― ousar-se vencedor: Fê-lo inventor da flauta e a impôs ao contraponto.

• EPÍLOGO

EPÍLOGO Musas, silenciai. Vem a noite... Está tarde. Há pouco o sol se pôs; eis o ocaso, afinal... E desde o início quer a história algum final, Que, pela escuridão, o seu silêncio atarde. Quietas ―…