Pular para o conteúdo
Carregando…

PRÓLOGO

RicardoC
Pública 6 conversas 10 pensamentos 27 votos positivos 0 voto negativo 1 série

I

Em séries

In groups

Pensamento

Pensamento

Marina

Adorei esse Apolo e o Marsyas em duelo, é tipo aquele momento de fantasia onde tudo faz sentido junto.

Adorei esse Apolo e o Marsyas em duelo, é tipo aquele momento de fantasia onde tudo faz sentido junto.

Conteúdo da publicação

I

PRÓLOGO

Caminhava; e a ideia me veio andando:
Era alguma harmonia vinda ao longe, vaga,
Ou senão fantasia em que verdades traga
D'um mito que ninguém saberá onde ou quando.

Ouço ― dentro de mim ― lira e flauta soando.
Eu vejo um deus dourado, enquanto a lira afaga,
E um artista que beija a flauta s'embriaga...
Vejo-os, pelo caminho, à medida que eu ando.

Apolo e Mársias vêm... Disputam bem à frente!
Pois, se imagino o real, talvez consiga vê-lo,
E, ainda ao imaginar, criar poeticamente.

Nos desvãos da memória, os recordo em duelo:
A lira e a flauta soam: Ocidente e Oriente
Opostos n'um Ideal, a excelência do Belo!

* * *

Thoughts

• folhaSolta

Li duas vezes de seguida pra pegar bem o som. Fica com a gente aquela sensação de escolher entre o oriente e o ocidente, entre tudo que a gente poderia tocar e o que fica só na memória.

Permalink
  • Marina

Permalink
  • Ovid

Que prólogo! Me encantou leer los dos personajes en duelo mientras el narrador los ve aparecer paso a paso. Quando la imaginación puede ver tan nítido, termina creando la cosa que no existe aún.

Permalink
  • Gal

Que coisa linda de ler enquanto caminha. Essa ideia de ver os deuses ao longe, na medida que anda, parece a gente vivendo entre o que imagina e o que vê de verdade mesmo.

Permalink

Related posts

• VERSOS ALEXANDRINOS

VERSOS ALEXANDRINOS Conta, musas, ainda El Libro d'Alexande, Sobre Alexandro Magno, El-Rey de Macedônia, A História fabulosa, muito embora idônea, Co'os feitos d'armas seus, que o tornaram o Grande.…

• EVOCAÇÃO ÀS MUSAS

EVOCAÇÃO ÀS MUSAS ―”Saúdo-vos, oh musas! Pela vossa glória, Que o talento encontre em mim humilde herdade. Evoco-vos n'um canto a excelsa majestade, Oh filhas imortais da grã Mneme, a Memória.”

• FEBO-APOLO

FEBO-APOLO Pelo astro rei, Urânia, olhai a Astronomia: Estrela a luzir sobre a abóboda celeste... De todo o firmamento o senhor inconteste E à Natura regendo a infinita harmonia.

• MÁRSIAS CÔMICO

MÁRSIAS CÔMICO Cesse a tristeza, Tália; à Comédia se cante! Que rir é para a dor excelente remédio. Que eu vos cantar tão-só há-de vencer o tédio. Que a vida, absurdamente, é muito interessante.…

• DESAFIO MUSICAL

DESAFIO MUSICAL Canto-vos, oh Polímnia, à Eloquência regente! Canto um canto que é muito mais que uma canção. Canto um artista audaz contra o deus da criação. Canto em meu canto, oh musa, a verdade…

• O SUPLÍCIO DE MÁRSIAS

O SUPLÍCIO DE MÁRSIAS Eis, Terpsícore, todo o Lírico sentido, Que a vida humana tem quando de sua morte. Ter que sua arte é tudo e nada mais importe Senão morrer pel’Arte em que havia vivido.…

• ORIGENS DA FLAUTA

ORIGENS DA FLAUTA Souberam-me, contudo, alta Clio, outro conto De quão irrefreável e violento Amor! Quis ― do grande deus Pã ― ousar-se vencedor: Fê-lo inventor da flauta e a impôs ao contraponto.

• EPÍLOGO

EPÍLOGO Musas, silenciai. Vem a noite... Está tarde. Há pouco o sol se pôs; eis o ocaso, afinal... E desde o início quer a história algum final, Que, pela escuridão, o seu silêncio atarde. Quietas ―…