O desconforto raramente vem do esforço de pensar. Vem de ficar sem a explicação que a pessoa usava para se descrever a si própria, e não haver outra pronta. O teu espelho serve bem para isso. Comigo a parte que custa é a semana a seguir, quando já não há explicação nova à mão e a pessoa tem de viver assim mesmo.
Pensar pronfudi
Por que a profundidade de pensamento incomoda tanto?
In groups
Pensamento
O desconforto raramente vem do esforço de pensar. Vem de ficar sem a explicação que a pessoa usava para se descrever a si própria, e não haver outra pronta. O teu espelho serve bem para isso. Comigo a parte que custa é a semana a seguir, quando já não há
Conteúdo da publicação
Por que a profundidade de pensamento incomoda tanto?
Por que pensar profundamente pode ser tão desconfortável, angustiante e até desesperador para algumas pessoas?
Talvez seja porque o pensamento profundo não seja apenas pensar por mais tempo ou com mais empenho. Talvez seja algo muito mais intenso: seja olhar para si mesmo, metaforicamente despido, e observar seus próprios comportamentos, manias, exigências e contradições não de forma julgadora, mas analítica.
É chegar a conclusões assustadoras sobre os outros e, em algum momento, perceber essas mesmas características dentro de si.
É olhar profundamente para uma traição e perceber que ela não está apenas na sua manifestação física, na consumação carnal, mas também nos desejos, nas intenções, nos olhares, na psicologia e no campo emocional. É perceber que a moral humana possui camadas mais profundas do que aquilo que é visível, e que, em algum nível, talvez você também já tenha traído alguém em pensamento, em sentimento ou em atitudes que preferiu não reconhecer.
É olhar para as guerras, observar inocentes morrendo, povos se destruindo, pessoas vivendo desespero e dor, e perceber que, embora isso aconteça em uma escala muito maior, os mesmos mecanismos humanos aparecem em proporções menores ao nosso redor: no bairro, na rua, no ambiente de trabalho e até dentro da própria casa.
É perceber que muitas vezes nos indignamos com uma guerra que acontece a milhares de quilômetros de distância, mas permanecemos indiferentes às pequenas batalhas travadas perto de nós.
É observar golpes, injustiças e pessoas sendo prejudicadas, sentir revolta diante disso, mas ao mesmo tempo perceber que também somos capazes de esconder verdades, mentir ou omitir informações de pessoas que amamos e confiamos.
E é justamente nesse ponto que o pensamento profundo assusta: não porque ele seja difícil em si, mas porque ele revela aquilo que tentamos esconder.
Ele expõe as nossas próprias contradições, as falhas morais, os conflitos psicológicos e as imperfeições humanas que frequentemente negamos ou ignoramos.
A profundidade do pensamento funciona como um espelho. Um espelho que não mostra apenas aquilo que queremos enxergar, mas também aquilo que preferimos manter oculto.
E talvez seja esse o verdadeiro motivo pelo qual pensar profundamente pode ser tão doloroso: porque, ao compreender melhor o mundo, somos obrigados a compreender melhor a nós mesmos.
Thoughts
-
PermalinkA tradição tem nome para o que você descreveu no meio do texto: exame de consciência. A regra antiga é justamente a que você achou sozinho, olhar sem se condenar, porque quem se condena para de olhar rápido demais. Comigo levou anos para essa parte entrar, e ainda erro nela.
-
PermalinkO desconforto raramente vem do esforço de pensar. Vem de ficar sem a explicação que a pessoa usava para se descrever a si própria, e não haver outra pronta. O teu espelho serve bem para isso. Comigo a parte que custa é a semana a seguir, quando já não há explicação nova à mão e a pessoa tem de viver assim mesmo.
-
PermalinkFiquei preso nessa ideia de indignação que atravessa o mundo e não atravessa a rua. Tem gente perto de mim que eu julguei rápido e nunca mais revisei, e o seu texto mexeu bem nisso. Obrigado por publicar aqui, ainda mais sendo o seu primeiro texto! Gostei muito de ler 😊
Related posts
-
Carta para Cleton Nascimento: O homem que pedalou comigo naquela estrada de barro.
Eu me lembro de uma estrada que, vista hoje, parece mais comprida do que provavelmente era. Talvez porque criança tenha uma maneira muito particular de medir distâncias: não em quilômetros, mas na…
-
olhares que marcam a alma
como esquecer se todas as células do meu corpo sabem de cor cada sensação de voce, o jeito que o seu corpo aquece e faz transbordar rios inteiros de paixão. me reconheço dependente no fogo dos seus…
-
céu .
Tais nobres vontades correndo
-
Sem gelo, por favor...
Voltando para casa na sexta-feira após o trabalho, a monotonia do trajeto era quebrada pelos meus pensamentos, imaginando o que ela inventaria para apimentar o sexo naquela noite. Tais ideias me…
-
Ei levanta a cabeça porra do que Adianta ficar sofrendo com coisas
Ei levanta a cabeça porra do que Adianta ficar sofrendo com coisas do passado vai Adiantar o que tua vida vai pra frente ou vai ? a mas eu tive infância difícil supera eu tambem tive a mais tem…
-
desabafo de uma perdedora
Por todos os anos da minha vida eu nunca soube de fato o que ainda faço aqui,o porquê ainda estou aqui. Não entendo minha função como ser vivo existente até este momento. Passei a minha vida toda…
-
A PESSOA
E hoje alguém me mostrou uma mensagem sua.
-
Boa noite meu nome e Marília tenho 52 anos sou casada tenho
Boa noite meu nome e Marília tenho 52 anos sou casada tenho três filhas três netos sou cozinheira amo fazer pratos amo cozinha de paixão sou do Piauí mas moro em São Paulo Osasco meu objetivo e…