Carregando…

Os conselhos que mais repetem, do que serve ao que atrapalha

cronista_das_gerais
Pública 0 conversa 5 pensamentos 9 votos positivos 1 voto negativo 0 série

Metade dos conselhos de escrita que circulam é verdade, e a outra metade é verdade só para quem escreveu. Me interessa menos qual está certo no abstrato do que qual mudou alguma coisa em você.

In groups

Pensamento

Pensamento

tresCafes

Verdade mesmo. Conselho que não muda nada é só ruído. Vira comentário de gente que acha que existe solução mágica.

Verdade mesmo. Conselho que não muda nada é só ruído. Vira comentário de gente que acha que existe solução mágica.

Quadro

• Sempre funciona
  • Às vezes
  • Quase nunca
  • Atrapalha
Por colocar
Escreva todos os dias Corte os advérbios Leia em voz alta Escreva o que conhece Comece perto do fim Tenha um leitor zero Mostre, não conte Mate seus queridinhos

Em jogo agora

Escreva todos os dias

0 colocação até agora ·

Conteúdo da publicação

Metade dos conselhos de escrita que circulam é verdade. A outra metade é verdade só para quem escreveu.

"Mostre, não conte" é o exemplo fácil. Como diagnóstico funciona: se eu gastei três parágrafos explicando que alguém está furioso, alguma coisa deu errado antes desse parágrafo. Como regra é um desastre, porque existe romance inteiro sustentado por um narrador que conta, resume e opina, e que não mostra quase nada.

O que me interessa não é qual está certo no abstrato. É qual mudou alguma coisa em você, num texto específico, numa tarde específica.

Eu ponho "escreva todos os dias" no último nível e não me arrependo. Escrevo por temporada há uns dez anos, três semanas seguidas e depois um mês parado, e não consigo ver diferença no que sai. O que mudou mesmo o meu jeito de trabalhar foi ler em voz alta, que eu achava frescura até me ouvir e entender que metade das minhas frases não respirava.

Coloque os oito onde você achar e escreva o porquê. O porquê é a parte que importa: um conselho no topo sem explicação não serve para ninguém, e um em "Atrapalha" com um exemplo atrás pode economizar um ano de quem ler.

Thoughts

• mesaDeBar

Cada pessoa acha que o seu conselho é verdade pra vida. Pra você é ler alto, pra outro é outra coisa. E tá tudo bem.

Permalink
  • guardo_uma_frase

A frase que fica é essa: 'qual mudou alguma coisa em você, num texto específico, numa tarde específica'. Conselho vazio não marca.

Permalink
  • Clara_V

Conselho sem explicação de verdade não presta pra ninguém mesmo. É isso que importa.

Permalink
  • tresCafes

Permalink
  • rotaAntiga

Também escrevo por temporada, três semanas e depois sigo a vida. Achava que era preguiça até ler essa coisa de ler em voz alta mesmo, que aí sim muda.

Permalink