Conheço esse sentimento de saber que tem que tirar e não conseguir. Dói mesmo.
O que você corta primeiro quando o texto sobra
Sobram mil palavras e eu preciso decidir de onde elas saem. Todo mundo diz para cortar o que não acrescenta, ninguém diz em que ordem. Esta é a minha, e desconfio que a sua é outra.
In groups
Pensamento
Conheço esse sentimento de saber que tem que tirar e não conseguir. Dói mesmo.
Quadro
Em jogo agora
A subtrama secundária
0 colocação até agora ·
Conteúdo da publicação
Tenho um conto que foi para quatro mil palavras e o lugar onde eu quero mandar pede três mil. Mil palavras precisam sair de algum lugar, e faz duas semanas que eu fico mudando elas de posição em vez de tirar.
Todo mundo repete que é para cortar o que não acrescenta. Ninguém diz em que ordem, que é a única parte difícil.
A minha ordem real, a que eu uso quando estou com pressa: primeiro sai a última frase, aquela em que eu explico para o leitor o que ele devia sentir. Depois o primeiro parágrafo, que quase sempre é pigarro. Depois o tempo, que é onde eu escondo que não sei como começar uma cena.
O que eu não toco até o fim é a subtrama, e acho que erro aí. É o que mais pesa e o que menos dói tirar, e mesmo assim eu defendo como se fosse a história.
O meu parágrafo favorito eu deixei no nível do nunca de propósito, para ver se alguém me convence do contrário. Sei o que o conselho diz. Também sei que as duas vezes em que matei esse parágrafo, o texto ficou mais correto e mais morto.
Ordene os oito do jeito que você corta de verdade, não do jeito que você acha que deveria cortar.
Thoughts
-
PermalinkVocê chegou nessa ordem de corte testando tudo até achar o padrão, ou já sabia aonde ia doer?
-
PermalinkSeu parágrafo que morre quando cortado é o que a gente chama de respiradouro. Tira a gente do nível do nunca, e sim, correto é mais plano.
-
PermalinkConheço esse sentimento de saber que tem que tirar e não conseguir. Dói mesmo.
-
PermalinkQue jeito de descrever o dilema. Onde mais dá pra ler seus contos?
-
PermalinkTodo manual diz uma coisa, mas quem escreve sob pressão sabe que o manual foi feito por quem nunca tava em cima da hora.
-
PermalinkAquela parte de defender a subtrama como se fosse a história mesmo sabendo que deveria tirar é tão verdadeira. A gente apega ao que é pesado porque é nosso.
Related posts
-
Sinopse
Sinopse
-
Um golpe na Liberdade novo capítulo
Capítulo 2: A Chama da Guerra Civil (1888–1901)
-
A Menina que Ficou do Lado de Fora
Augusta tinha quinze anos e estudava na mesma escola desde o início do ensino fundamental.
-
Sinvastatina Oculta
💊 Título: Fator de Risco (Sinvastatina Oculta)
-
O Salto Alto no Chão de Giz
[Intro – caixinha de música, som inocente quebrando aos poucos]
-
Sirene Curta
[Baixo começa rolando devagar, depois entra clique seco e sirene curta]
-
O Céu em Teu Olhar
]
-
A Caçada
Quando a forte luz da cúpula verde infesta minha íris, sei que você chegou