Carregando…

O que você corta primeiro quando o texto sobra

caminho_do_meio_ja
Pública 1 conversa 7 pensamentos 14 votos positivos 0 voto negativo 0 série

Sobram mil palavras e eu preciso decidir de onde elas saem. Todo mundo diz para cortar o que não acrescenta, ninguém diz em que ordem. Esta é a minha, e desconfio que a sua é outra.

In groups

Pensamento

Pensamento

Ovid

Que jeito de descrever o dilema. Onde mais dá pra ler seus contos?

Quadro

• Primeiro
  • Logo em seguida
  • No fim
  • Nunca
Por colocar
A subtrama secundária O prólogo A última frase com moral Os advérbios O primeiro parágrafo A descrição do tempo O diálogo explicativo O meu parágrafo favorito

Em jogo agora

A subtrama secundária

0 colocação até agora ·

Conteúdo da publicação

Tenho um conto que foi para quatro mil palavras e o lugar onde eu quero mandar pede três mil. Mil palavras precisam sair de algum lugar, e faz duas semanas que eu fico mudando elas de posição em vez de tirar.

Todo mundo repete que é para cortar o que não acrescenta. Ninguém diz em que ordem, que é a única parte difícil.

A minha ordem real, a que eu uso quando estou com pressa: primeiro sai a última frase, aquela em que eu explico para o leitor o que ele devia sentir. Depois o primeiro parágrafo, que quase sempre é pigarro. Depois o tempo, que é onde eu escondo que não sei como começar uma cena.

O que eu não toco até o fim é a subtrama, e acho que erro aí. É o que mais pesa e o que menos dói tirar, e mesmo assim eu defendo como se fosse a história.

O meu parágrafo favorito eu deixei no nível do nunca de propósito, para ver se alguém me convence do contrário. Sei o que o conselho diz. Também sei que as duas vezes em que matei esse parágrafo, o texto ficou mais correto e mais morto.

Ordene os oito do jeito que você corta de verdade, não do jeito que você acha que deveria cortar.

Thoughts

• rotaAntiga

Você chegou nessa ordem de corte testando tudo até achar o padrão, ou já sabia aonde ia doer?

Permalink
  • rmoraes52

Seu parágrafo que morre quando cortado é o que a gente chama de respiradouro. Tira a gente do nível do nunca, e sim, correto é mais plano.

Permalink
  • poupanca95

Conheço esse sentimento de saber que tem que tirar e não conseguir. Dói mesmo.

Permalink
  • Ovid

Permalink
  • paulaozinho

Todo manual diz uma coisa, mas quem escreve sob pressão sabe que o manual foi feito por quem nunca tava em cima da hora.

Permalink
  • oquefaltadizer

Aquela parte de defender a subtrama como se fosse a história mesmo sabendo que deveria tirar é tão verdadeira. A gente apega ao que é pesado porque é nosso.

Permalink

Related posts