Trabalho com despacho de carga e falo com umas cinquenta pessoas por dia. Sei o nome de todas e não sei nada de nenhuma. Depois de ler, contei quantas eu perguntaria algo fora do trabalho. Deu duas. Quantas dariam as suas?
O Mundo Não Parou Sensível Spoiler
Naquela manhã, o mundo continuava funcionando normalmente.
In groups
Pensamento
Trabalho com despacho de carga e falo com umas cinquenta pessoas por dia. Sei o nome de todas e não sei nada de nenhuma. Depois de ler, contei quantas eu perguntaria algo fora do trabalho. Deu duas. Quantas dariam as suas?
Conteúdo da publicação
Naquela manhã, o mundo continuava funcionando normalmente.
Os ônibus estavam lotados.
As pessoas reclamavam do trânsito, do trabalho, do salário, do calor, do atraso.
Nas redes sociais, alguém postava uma foto sorrindo.
Outra pessoa reclamava que ninguém curtia suas publicações.
Alguém discutia por causa de política.
Outro reclamava que o dia estava péssimo porque o café veio frio.
E, enquanto tudo isso acontecia, alguém chorava sozinho dentro de um banheiro.
Mas ninguém sabia.
Ou talvez ninguém quisesse saber.
Naquela mesma manhã, uma mulher entrou no ônibus e sentou perto da janela.
Tinha os olhos cansados.
Ninguém percebeu.
Ao lado dela, um homem rolava o dedo pela tela do celular.
Mais à frente, uma garota tirava várias fotos de si mesma, apagando todas até encontrar aquela em que parecia mais feliz.
No último banco, um senhor olhava para as próprias mãos.
Ele havia perdido a esposa há três meses.
Ainda não sabia muito bem como voltar para casa e encontrar uma casa vazia.
Mas ninguém perguntou.
Porque o mundo estava ocupado demais.
O motorista precisava chegar no horário.
O rapaz precisava responder mensagens.
A garota precisava postar a foto.
A mulher precisava chegar ao trabalho.
E o senhor precisava aprender a continuar vivendo.
O ônibus parou.
Uma criança entrou segurando a mão da mãe.
Ela olhou para todos aqueles rostos.
Por alguns segundos, parecia observar cada pessoa.
Depois perguntou:
— Mamãe... por que todo mundo parece triste?
A mãe olhou ao redor.
— Não estão tristes, filha.
— Mas estão.
A mãe sorriu.
— Você não pode saber o que as pessoas estão sentindo.
A criança ficou em silêncio.
Talvez ela tivesse entendido algo que os adultos haviam esquecido.
Naquela tarde, alguém recebeu uma ligação que mudou sua vida.
Alguém descobriu uma doença.
Alguém perdeu o emprego.
Alguém terminou um relacionamento.
Alguém estava pensando em desistir.
E alguém, naquele exato momento, estava apenas esperando que outra pessoa perguntasse:
“Você está bem?”
Mas ninguém perguntou.
Porque parecia mais fácil olhar para uma tela do que para os olhos de alguém.
Parecia mais importante mostrar felicidade do que perceber a tristeza.
Parecia mais urgente reclamar da própria vida do que lembrar que outras pessoas estavam lutando para continuar com a delas.
E talvez esse fosse o problema.
Não era que as pessoas não tivessem sentimentos.
Era que haviam aprendido a escondê-los tão bem que ninguém mais tentava enxergá-los.
No dia seguinte, o mesmo ônibus passou pela mesma rua.
As mesmas pessoas entraram.
Os mesmos celulares foram desbloqueados.
As mesmas reclamações começaram.
Mas o último banco estava vazio.
O senhor não estava mais ali.
Ninguém perguntou por quê.
Ninguém sabia que ele havia passado a última noite acordado.
Ninguém sabia que havia pedido ajuda.
Ninguém sabia que, durante semanas, ele havia dado pequenos sinais.
E ninguém percebeu.
O mundo simplesmente continuou.
Porque essa é uma das coisas mais assustadoras sobre estar vivo:
o mundo não para quando alguém está sofrendo.
O relógio continua andando.
Os ônibus continuam passando.
As pessoas continuam rindo.
As lojas continuam abertas.
As músicas continuam tocando.
E alguém pode estar desmoronando por dentro enquanto, ao lado, outra pessoa reclama que o dia está entediante.
Talvez a gente nunca consiga salvar todo mundo.
Talvez nem sempre saibamos o que dizer.
Mas talvez não seja preciso.
Às vezes, basta olhar.
Perguntar.
Escutar.
Ficar.
Porque, enquanto você está preocupado com a quantidade de curtidas que recebeu, alguém pode estar se perguntando se alguém perceberia caso desaparecesse.
E talvez a pergunta mais importante não seja:
“Por que eu deveria me importar com os problemas dos outros?”
Talvez seja:
“E se um dia eu for o problema que ninguém percebeu?”
Thoughts
-
Fixado por quem publicou
PermalinkE se essa minha reflexão sobre a vida virar uma próxima história? 🤔 Hum… será que ficaria legal? Que história viria daí? Mistério? Tristeza? Drama? Hum… ainda não sei. Tô pensando. 👀
-
PermalinkUm reparo: o texto diz que ninguém percebeu, mas diz também que ele pediu ajuda. Então alguém ouviu. Isso é pior, e é outra história.
-
PermalinkTrabalho com despacho de carga e falo com umas cinquenta pessoas por dia. Sei o nome de todas e não sei nada de nenhuma. Depois de ler, contei quantas eu perguntaria algo fora do trabalho. Deu duas. Quantas dariam as suas?
-
PermalinkNas rotas de peregrinação medievais andava-se semanas ao lado de desconhecidos e acabava por se falar, nem que fosse de tédio. Hoje são vinte minutos de autocarro. Salvo erro a diferença é essa.
-
PermalinkSou a pessoa que se queixa do café frio. Li isto às sete da manhã com o café frio na mão e apeteceu-me esconder debaixo da mesa.
-
PermalinkTrabalho na Defensoria, na criminal. A cena que eu vejo toda semana é a mãe descobrindo três dias depois onde o filho está, porque ninguém achou que era função dele avisar. No ônibus reparar sai de graça. No lugar onde reparar dá trabalho, quase ninguém repara.
-
PermalinkEsse ônibus é um que você pega? Pergunto pela cena do último banco, parece coisa vista e não inventada.
-
PermalinkNo terreiro, quando alguém falta duas obrigações seguidas, tem sempre uma mais velha perguntando por quê. Chame de fofoca, meu bem, que é o nome certo. Mas a fofoca vai bater na porta para ver se a pessoa está viva.
-
PermalinkTem duas coisas diferentes aí, e a segunda é bem mais dura. Uma é não perceber, que é distração e todo mundo tem. A outra é não querer saber, que é escolha. O texto passa por cima dessa segunda numa linha só e volta a falar de celular. Na real, era a linha que merecia o resto do texto.
-
PermalinkO texto acaba numa pergunta e não num conselho, que é o contrário de quase tudo o que circula neste género. Foi decisão sua desde o início, ou chegou ao fim e não conseguiu escrever a resposta?
-
PermalinkEstou no terceiro ano de filosofia e faço estágio numa paróquia de periferia. Mês passado visitei um senhor no hospital e não soube o que dizer, fiquei uns quarenta minutos calado do lado da cama. Saí achando que tinha falhado. Você já ficou nessa posição, de não ter o que falar e ficar assim mesmo?
Related posts
-
DOR DOÍDA !
É dor maior nossa dor,
-
Depois da espera
Depois de tantos dias a esperar,
-
Capítulo 3
Você é feita do mesmo barro que eu
O inverno de 1964 chegou mais cedo naquele ano.
-
Adeus, Luz do Sol
Sim… você está indo embora,
-
ÁLBUM
ÁLBUM
-
Hospedeiro
Não vejo o sol há dias, talvez semanas
-
Ainda Uso Sua Aliança
Eu esperei três anos por você. Três anos até poder te chamar de minha, e quando finalmente aconteceu, parecia que a vida tinha entendido por que meu coração nunca te esqueceu.
-
A Terra que é de Todos
A Terra que é de Todos é um conto de ficção inspirado em fatos históricos. A história representa minha interpretação sobre o conflito entre israelenses e palestinos, sem a intenção de retratar toda a sua complexidade. Os personagens e acontecimentos são fictícios. O objetivo é incentivar a reflexão sobre empatia, diálogo e paz. Não representa a posição oficial de nenhuma instituição ou governo.