Pular para o conteúdo
Carregando…

O Mapa e o Crime

Tchello
Pública 7 conversas 13 pensamentos 54 votos positivos 0 voto negativo 0 série

Meu nome é Álvaro. Mas já fui Fernando. Pessoa. O poeta. O fingidor. Descobri isso numa terça-feira, às 3h da manhã, enquanto traçava o mapa astral de um cliente que nunca apareceu.

Topics

In groups

Pensamento

Pensamento

folhaSolta

Égua, o envelope com o mapa de quem ainda nem nasceu foi o que ficou. Chuto que tu já sabe quem é esse próximo e tá guardando pra outro texto, porque isso não fecha assim por acaso.

Égua, o envelope com o mapa de quem ainda nem nasceu foi o que ficou. Chuto que tu já sabe quem é esse próximo e tá guardando pra outro texto, porque isso não fecha assim por acaso.

Conteúdo da publicação

Meu nome é Álvaro. Mas já fui Fernando. Pessoa. O poeta. O fingidor. Descobri isso numa terça-feira, às 3h da manhã, enquanto traçava o mapa astral de um cliente que nunca apareceu.

Sou astrólogo. Não por fé, mas por precisão. Os astros mentem menos que os homens. Trabalho num cubículo no centro do Rio, entre uma loja de celulares e um camelô que vende incensos. Atendo gente quebrada, gente rica, gente perdida. Cobro caro. Falo pouco. Nunca erro.

Naquela noite, algo mudou. O mapa que tracei não era de ninguém. Era meu. Sem querer, inseri minha data, minha hora, meu lugar. E ali estava: Lua em Leão, Sol em Gêmeos, ascendente em Escorpião. Um padrão que reconheci. Um padrão que estudei. Excetuando Urano, Netuno e Plutão, seria o mesmo de Fernando Pessoa. Não parecido. Igual.

Fiquei em choque. Fui até a estante. Peguei “Livro do Desassossego”. Abri numa página qualquer. Li: “Tudo quanto vive, vive porque muda; muda porque passa; e passa porque morre.” Chorei. Não por emoção. Por confirmação.

Nos dias seguintes, os poemas vieram. Sem esforço. Escrevia como se psicografasse. Assinava com nomes que não eram meus: Ricardo, Caeiro, Reis. Acordava com versos na cabeça. Dormia com rimas nos olhos. Comecei a falar sozinho em português arcaico. Passei a beber vinho do Porto. Comprei um chapéu.

Mas o mundo não liga para reencarnações. O aluguel venceu. A luz foi cortada. Um cliente me procurou: um político. Queria saber se devia concorrer à prefeitura. Disse que sim. Ele perdeu. Disse que ia me matar. Achei que era bravata.

Não era.

Na sexta-feira, ele voltou. Com um revólver. Entrou no cubículo. Trancou a porta. Disse:

— Você me fodeu.

— Os astros não mentem.

— Você mentiu.

— Você não ouviu.

Ele apontou a arma. Eu respirei. Lembrei de um verso: “A morte é a curva da estrada.” Sorri. Ele atirou.

Mas a bala parou no ar.

Literalmente. Flutuou. Como se o tempo tivesse engasgado.

Ele gritou. Tentou correr. A porta não abriu. O cubículo escureceu. As paredes tremiam. O teto sumiu. E ali, no meio do nada, apareceu Fernando. Pessoa. Em carne, chapéu e óculos.

— Não era sua hora — disse ele.

— Mas era minha bala — retrucou o político.

Fernando olhou para mim. Sorriu. Tocou meu ombro. E desapareceu.

A bala caiu no chão. O político desmaiou. A porta destrancou. A luz voltou.

Desde então, não sou mais Álvaro. Nem Fernando. Sou outro. Um que escreve sem saber. Um que lê sem entender. Um que vive entre mapas e crimes. Um que sabe que o surreal não é fuga. É retorno.

Dois dias depois, um delegado bate à porta do cubículo. Terno amarrotado, olhar pirrônico.

— Álvaro Mendes?

— Sim.

— Recebemos uma denúncia. Tentativa de homicídio. Um político. Diz que você parou uma bala no ar.

— E vocês acreditam?

— Não. Mas ele está internado, em choque. Repetindo seu nome. E o de Fernando Pessoa.

O delegado olha em volta. Vê livros, mapas, velas. Um poema escrito à mão sobre a mesa.

— O senhor é médium?

— Sou astrólogo.

— E poeta?

— Não por escolha.

O delegado pega o poema. Lê em voz baixa. Franze a testa.

— Isso aqui é bom.

— Não é meu.

— De quem é?

— De um homem morto. Que vive em mim.

O delegado suspira. Guarda o papel. Vai embora. Mas antes de sair, adverte:

— Se eu fosse você, tomava cuidado. O surreal atrai o perigoso.

Na semana seguinte, um grupo começa a se reunir em frente ao cubículo. Gente estranha. Gente vestida de preto. Gente que recita versos em voz alta. Dizem que Álvaro é o retorno do poeta. Dizem que ele é um portal. Dizem que ele é um milagre.

Ele tenta ignorar. Mas os versos continuam vindo. Agora em línguas que não conhece. Latim. Grego. Árabe. Escreve compulsivamente. Os papéis se acumulam. Os olhos ardem. O corpo treme.

Uma mulher do grupo entra. Sem pedir. Sem bater.

— Ele quer falar com você.

— Quem?

— O próximo.

— Próximo o quê?

— Próximo poeta. Próximo crime.

Ela entrega um envelope. Dentro, um mapa astral. De um homem que ainda não nasceu.

 

#tchellomelo #omapaeocrime #conto #literatura #escrever

Thoughts

  • IsauraBrandao

    Li inteirinho, menino, e essa bala parada no ar me trouxe de volta um causo que meu pai contava na calçada, do cabra de corpo fechado que a bala batia e caía no chão que nem caroço de umbu. Teu Álvaro é desse tipo, só que quem fechou o corpo dele foi um poeta de chapéu.

    Permalink
  • HoracioMelo

    Levei três manhãs a chegar ao delegado, pá. Quem me ficou foi o grupo vestido de preto à porta do cubículo, à espera de um milagre que o homem lá dentro não pediu.

    Permalink
  • GasparRibeiro

    Fiquei preso num detalhe: o astrólogo que nunca erra disse ao político que sim, e o homem perdeu. Ou os astros falharam ou ele já não estava a ler para o cliente. O delegado é que me convenceu, a ler o poema em voz baixa e a guardá-lo no bolso. É gesto de quem decidiu não fazer relatório.

    Permalink
  • oitoemponto

    Cheguei no envelope bem na hora de parar. Vai postar a continuação sobre o homem que ainda não nasceu?

    Permalink
  • folhaSolta

    Égua, o envelope com o mapa de quem ainda nem nasceu foi o que ficou. Chuto que tu já sabe quem é esse próximo e tá guardando pra outro texto, porque isso não fecha assim por acaso.

    Permalink
  • sofadasala

    Ri sozinha na hora que ele comprou o chapéu. Depois a bala parou e eu parei de rir.

    Permalink

Related posts

  • Onde o Desejo Encontra o Oceano

    Há em mim um desejo enorme, desses que não cabem no silêncio, que atravessam a noite e chegam até você como uma onda inquieta.

  • Réquiem

    eu desafino,

  • Amor paterno .

    Meu pai sempre foi um homem frio ,eu eu observava ele e via como ele sentia as coisas ,não é irônico ? Um pessoa fria sentir tanto ? Talvez ele seja como é por sentir demais .

  • Sakura

    A Flor não fala

  • Baralho maldito

    Benção ou Maldição? Vida ou Morte?

  • Carta de uma freira apaixonada (Mariana Alcoforado)

    Durante meses, Mariana Alvorada viveu entre os muros do convento carregando no peito um amor que acreditava ser correspondido. Tudo começou com encontros escondidos, olhares trocados pela janela e…

  • RISO MENINO

    Sou um menino sorridente, estou no tempo de novos dentes.

  • Quando a mente não para

    Às vezes o tempo para Mas é por apenas 1 minuto E minha mente se dispara Em pensamentos absoluto Penso no que vai acontecer No que já se passou E no que está acontecendo E na minha mente isso passou…