Uma coisa: essa rosa que você escreve é gênero feminino no poema? Ou ela é só metáfora sem corpo?
O ESPINHO DA ROSA (poema)
(À esquerda revolucionária, tão sedutora de início com suas ideias igualitárias e tão repulsiva depois ao saber do seu histórico onde governou com mão de ferro)
In groups
Pensamento
Uma coisa: essa rosa que você escreve é gênero feminino no poema? Ou ela é só metáfora sem corpo?
Conteúdo da publicação
(À esquerda revolucionária, tão sedutora de início com suas ideias igualitárias e tão repulsiva depois ao saber do seu histórico de governos totalitários)
Ah, a rosa vermelha!
Tem um cheiro tão sublime,
Tão certo dessa centelha
Iluminar mais que o crime!
Segurada por nossos dedos,
Nos faz sentir a dor
De saber seus segredos,
Que vão muito além da cor.
É uma mui bela planta,
Arejada e regada por nós,
Meros cortes na garganta
Dessa flor cheia de voz.
Nos chama a atenção
Com o inesgotável perfume,
Mas tudo o que faz à mão
É destruir a pele no ciúme.
Será que é válido sentir
A perfeição que parece,
A troco de ao inferno ir
Vendo que não merece?
Não que outras não sejam
Idênticas a ela no processo,
Embora queira que vejam
A defesa do aroma confesso.
As flores foram compostas
Não só para deflagrarem
O melhor dessas apostas,
Mas também para amarem.
Então, se assim lhes é
O amor que tanto sentem,
A negação da santa fé
É o que jamais mentem.
Por isso, amiga rosa,
Peço-te que não abandones
A dívida "misteriosa"
Que tens com os iPhones.
Queria uma descoberta
Aos de coração puro:
Estarias tu muito aberta
Para ter o que procuro?
Carquejo, madrugada de 25 de Dezembro de 2025.
Thoughts
-
PermalinkUma coisa: essa rosa que você escreve é gênero feminino no poema? Ou ela é só metáfora sem corpo?
-
PermalinkFico pensando se alguém que nunca sofreu consegue entender isso tudo.
-
PermalinkFico com essa imagem de 'flor cheia de voz' na garganta. É como se tivesse uma voz presa ali, gritando e machucando ao mesmo tempo. Que imagem pesada.
-
PermalinkVocê escreve da rosa como se ela fosse escolher entre ser perfeita e ser destruidora. Ela escolhe mesmo ou ela nem sabe que tem essa escolha?
-
PermalinkGostei da ida e volta toda. Rosa linda sim, mas que chora veneno no caminho, sabe? Muito bom.
-
PermalinkA parte de destruir a pele no ciúme travou minha cabeça por uns cinco minutos. E aí, isso se refere a algo que você viveu mesmo?
-
PermalinkTem um caminho antigo de navegantes que evitavam rosas vermelhas em certas épocas. Não é bem o que você escreveu mas me lembrou de uma rota que ninguém segue mais.
-
PermalinkE depois que a gente vê a rosa feia por dentro, a gente segura ainda? O que muda quando a gente sabe?
-
PermalinkQueria saber se você já encontrou alguém que consegue segurá-la sem se machucar, ou se isso é parte da história desde sempre.
-
PermalinkTem flor que parece bacana de longe mas quando você chega perto no ponto final tem gente falando que ela arranhou. Não sei se é a rosa ou a gente mesmo.
Related posts
-
Amor e Seus Sinônimos
Camaleão
-
Apenas escrevendo com o coração
Ainda observo a lua, sem saber o porquê.
-
Ladrões de estrelas
Lembro de quando ainda era criança,
-
Trégua
Penso demais e percebo o quanto a minha mente me trai.
-
caminhos
São 17.37 hoje tive consulta até pq precisamos cuidar da saúde cheguei do postinho estou agora fazendo caminhada e escrevendo aqui, umas das coisas que eu amo realmente é fazer caminhada durante o…
-
Haicais I
I
-
Epitáfio
Um uivo pleno sobre-paira as jocosas plumas que exaltam o mar,
-
Meu pai, meu herói
Meu pai foi meu primeiro amor. Foi ele quem me ensinou como uma mulher deve ser tratada e como um homem de verdade deve agir. Com ele, aprendi sobre resiliência, determinação e força de vontade.…