Carregando…

O ESPINHO DA ROSA (poema)

RodriguesRibeiro
Pública 51 conversas 61 pensamentos 75 votos positivos 0 voto negativo 0 série

(À esquerda revolucionária, tão sedutora de início com suas ideias igualitárias e tão repulsiva depois ao saber do seu histórico onde governou com mão de ferro)

In groups

Pensamento

Pensamento

rotaAntiga

Tem um caminho antigo de navegantes que evitavam rosas vermelhas em certas épocas. Não é bem o que você escreveu mas me lembrou de uma rota que ninguém segue mais.

Tem um caminho antigo de navegantes que evitavam rosas vermelhas em certas épocas. Não é bem o que você escreveu mas me lembrou de uma rota que ninguém segue mais.

Conteúdo da publicação

(À esquerda revolucionária, tão sedutora de início com suas ideias igualitárias e tão repulsiva depois ao saber do seu histórico de governos totalitários)

Ah, a rosa vermelha!

Tem um cheiro tão sublime,

Tão certo dessa centelha

Iluminar mais que o crime!

Segurada por nossos dedos,

Nos faz sentir a dor

De saber seus segredos,

Que vão muito além da cor.

É uma mui bela planta,

Arejada e regada por nós,

Meros cortes na garganta

Dessa flor cheia de voz.

Nos chama a atenção

Com o inesgotável perfume,

Mas tudo o que faz à mão

É destruir a pele no ciúme.

Será que é válido sentir

A perfeição que parece,

A troco de ao inferno ir

Vendo que não merece?

Não que outras não sejam

Idênticas a ela no processo,

Embora queira que vejam

A defesa do aroma confesso.

As flores foram compostas

Não só para deflagrarem

O melhor dessas apostas,

Mas também para amarem.

Então, se assim lhes é

O amor que tanto sentem,

A negação da santa fé

É o que jamais mentem.

Por isso, amiga rosa,

Peço-te que não abandones

A dívida "misteriosa"

Que tens com os iPhones.

Queria uma descoberta

Aos de coração puro:

Estarias tu muito aberta

Para ter o que procuro?

Carquejo, madrugada de 25 de Dezembro de 2025.

Thoughts

• oquefaltadizer

Uma coisa: essa rosa que você escreve é gênero feminino no poema? Ou ela é só metáfora sem corpo?

Permalink
  • CarolMachado

Fico pensando se alguém que nunca sofreu consegue entender isso tudo.

Permalink
  • guardo_uma_frase

Fico com essa imagem de 'flor cheia de voz' na garganta. É como se tivesse uma voz presa ali, gritando e machucando ao mesmo tempo. Que imagem pesada.

Permalink
  • duvidaHonesta

Você escreve da rosa como se ela fosse escolher entre ser perfeita e ser destruidora. Ela escolhe mesmo ou ela nem sabe que tem essa escolha?

Permalink
  • Clara_V

Gostei da ida e volta toda. Rosa linda sim, mas que chora veneno no caminho, sabe? Muito bom.

Permalink
  • tresCafes

A parte de destruir a pele no ciúme travou minha cabeça por uns cinco minutos. E aí, isso se refere a algo que você viveu mesmo?

Permalink
  • rotaAntiga

Permalink
  • perguntaAberta

E depois que a gente vê a rosa feia por dentro, a gente segura ainda? O que muda quando a gente sabe?

Permalink
  • oquefaltadizer

Queria saber se você já encontrou alguém que consegue segurá-la sem se machucar, ou se isso é parte da história desde sempre.

Permalink
  • mesaDeBar

Tem flor que parece bacana de longe mas quando você chega perto no ponto final tem gente falando que ela arranhou. Não sei se é a rosa ou a gente mesmo.

Permalink

Related posts

• Amor e Seus Sinônimos

Camaleão

• Apenas escrevendo com o coração

Ainda observo a lua, sem saber o porquê.

• Ladrões de estrelas

Lembro de quando ainda era criança,

• Trégua

Penso demais e percebo o quanto a minha mente me trai.

• caminhos

São 17.37 hoje tive consulta até pq precisamos cuidar da saúde cheguei do postinho estou agora fazendo caminhada e escrevendo aqui, umas das coisas que eu amo realmente é fazer caminhada durante o…

• Haicais I

I

• Epitáfio

Um uivo pleno sobre-paira as jocosas plumas que exaltam o mar,

• Meu pai, meu herói

Meu pai foi meu primeiro amor. Foi ele quem me ensinou como uma mulher deve ser tratada e como um homem de verdade deve agir. Com ele, aprendi sobre resiliência, determinação e força de vontade.…