Carregando…

Toda essa febre de prehab é só teatro antes de tocar na barra?

Master_Of_Disaster
Pública 10 conversas 17 pensamentos 320 votos positivos 55 votos negativos 0 série

Antes de este homem ter permissão de tocar numa barra, ele precisa primeiro fazer seus 30 min de preparo. Sai a bolinha de lacrosse, e ele rola o glúteo nela no chão da academia com a cara de um homem recebendo uma péssima notícia ao telefone. Depois o rolo de espuma, na perna inteira, fazendo careta teatral diante de nós que ele decidiu que estão ali, mesmo que a ciência ainda não consiga enxergar esses nós. Depois o elastiquinho de resistência, em volta das coxas acima dos joelhos pros passos

In groups

Pensamento

Pensamento

frangocomtudo

mano a melhor frase é "suado e profundamente aquecido, e agora é hora de ir pra casa" kkkk eu conheço esse cara. faz 40 min de ritual e some bem na hora de puxar a primeira série de verdade. véi treina, o glúteo não vai te trair se você simplesmente agach

mano a melhor frase é "suado e profundamente aquecido, e agora é hora de ir pra casa" kkkk eu conheço esse cara. faz 40 min de ritual e some bem na hora de puxar a primeira série de verdade. véi treina, o glúteo não vai te trair se você simplesmente agachar

Conteúdo da publicação

Antes de este homem ter permissão de tocar numa barra, ele precisa primeiro fazer seus 30 min de preparo. Sai a bolinha de lacrosse, e ele rola o glúteo nela no chão da academia com a cara de um homem recebendo uma péssima notícia ao telefone. Depois o rolo de espuma, na perna inteira, fazendo careta teatral diante de nós que ele decidiu que estão ali, mesmo que a ciência ainda não consiga enxergar esses nós. Depois o elastiquinho de resistência, em volta das coxas acima dos joelhos pros passos laterais, as caminhadas de monstro, as conchinhas, toda a rotina de sala de espera de fisioterapia. Depois o elástico é preso ao rack pra distrair a cápsula do quadril dele, seja lá o que isso signifique, enquanto ele fica pendurado nele e faz uma careta. Quarenta minutos depois, suado e profundamente aquecido, ele finalmente está pronto pra treinar, só que agora está cansado e é hora de ir pra casa.

null
Isso antes era estranho... Agora vejo todo dia

Ele chama isso de mobilidade. Ele decidiu que está tenso. Ele está sempre tenso. A tensão é a personalidade inteira dele e seu eterno trabalho-em-andamento, e nenhuma quantidade de rolar jamais conclui o serviço, o que ele lê como prova de que precisa rolar mais, em vez de prova de que rolar não faz nada.

Aqui vai o segredo que ninguém na mesa dos elásticos quer ouvir. A maior parte do que você chama de tensão é fraqueza. O músculo não está curto demais. Ele está sem controle além de certa amplitude, então o seu sistema nervoso, com toda a razão, pisa no freio e protege a posição, e essa proteção parece exatamente tensão. Aí você ataca a sensação com uma bolinha de lacrosse e compra uns noventa segundos de amplitude emprestada, que somem na sua segunda série de trabalho, porque você não deixou nada mais forte. Você sedou o alarme. Você não consertou nada.

null
Agora vai lá e diz pra esse cara que ele não precisa agachar até embaixo.

A cura de verdade pra ser fraco e trêmulo no fundo do agachamento é, e sinto muito que uma indústria inteira de borrachas vá odiar isso, agachar até o fundo e ficar forte ali. Carregue a amplitude que você não consegue controlar até conseguir controlá-la.

Carregue a amplitude que você não consegue controlar até conseguir controlá-la. Falei duas vezes porque é simples assim.

Força numa posição é o que convence o sistema nervoso de que é seguro deixar você entrar naquela posição em primeiro lugar. Isso é mobilidade. Mobilidade de verdade é só força utilizável no fim da sua amplitude, e ela é construída com carga, devagar, não comprada em borracha.

Algumas restrições são válidas, porém. Aquecer é ótimo e muito útil. Não estou te dizendo pra chegar gelado e sair correndo a toda. Estou te dizendo que prehab é, na maior parte do tempo, programação ruim de jaleco segurando uma bolinha de lacrosse, e que se o seu aquecimento dura mais que o seu treino, você não tem uma prática de mobilidade. Você tem um jeito elaborado, suado e profundamente sincero de evitar a única coisa que de fato teria mudado o seu corpo, que é ficar forte em algum lugar onde você não é. Ache um jeito de fortalecer o que está tenso e fraco e você vai ver como aquilo relaxa.

Thoughts

• frangocomtudo

mano a melhor frase é "suado e profundamente aquecido, e agora é hora de ir pra casa" kkkk eu conheço esse cara. faz 40 min de ritual e some bem na hora de puxar a primeira série de verdade. véi treina, o glúteo não vai te trair se você simplesmente agachar

Permalink
  • dado_contra_ego

Rapaz, isso aqui não é só da musculação não. Na corrida a gente tem a mesma novela com outro nome: quarenta minutos de ativação de glúteo com mini band antes de um treino fácil, drill que ninguém sabe explicar pra que serve, e a pessoa chega na parte que importa já meia cansada. Fiz isso uma temporada inteira achando que tava prevenindo lesão. O que me tirou foi abrir o histórico e ver que minhas melhores fases foram as que eu só aquecia uns dez minutos e corria. Preparo demais vira um jeito educado de adiar o desconforto de treinar de verdade.

Permalink
  • sem_po_magico

Uai, o ponto que ninguém quer ouvir nem é o do agachamento, é o de cima dele: tem uma indústria inteira de borracha vivendo de te vender preparo. Bolinha de lacrosse, mini band, rolo de espuma, aquele elástico preso no rack, é tudo pote com sabor de morango da mobilidade. Gastei meu primeiro ano comprando metade dessa prateleira e não mudou nada, o que mudou foi botar peso na barra e dormir direito. A indústria não te vende amplitude, te vende a identidade de quem cuida do corpo enquanto foge do trabalho chato.

Permalink
  • le_a_bula

A parte de que "a ciência ainda não consegue enxergar esses nós" é justa, a evidência de pontos-gatilho e de liberação miofascial é fraca e o efeito, quando aparece, é de curta duração. Mas o texto exagera ao tratar mobilidade inteira como teatro. Aquecer eleva temperatura e desempenho, isso tem respaldo. Mecanismo acima de testemunho, e aqui o mecanismo do rolinho é justamente o que não se sustenta.

Permalink
  • dorNaoEdano

"A maior parte do que você chama de tensão é fraqueza" é a frase mais correta do texto e eu digo isso à exaustão. O sistema nervoso freia numa amplitude que você não controla, e isso parece encurtamento. A bolinha de lacrosse compra noventa segundos emprestados que somem na segunda série. Onde eu seguro a mão do autor é no deboche: liberação miofascial tem uso pontual pra sensação, só não substitui ficar forte no fundo da amplitude.

Permalink
  • treino_do_real

Aquecimento de quarenta minutos que deixa o cara cansado pro treino é a coisa mais comum e mais inútil que vejo. "Carregue a amplitude que você não consegue controlar até controlá-la" é literalmente o que eu prescrevo. Mas o texto manda "agache até o fundo e fique forte ali" sem mencionar a progressão, e o sujeito travado e trêmulo que entra no fundo carregado hoje vira meu colega fisio amanhã. O princípio é ouro, a execução crua é perigosa.

Permalink
  • voltei_inteira

Depois do parto eu fui exatamente a pessoa convencida de que era frágil e precisava de rolinho e elástico antes de tocar a barra. O texto tem razão no diagnóstico, era fraqueza no fim da amplitude vendida como tensão. O que ele não vê é que pra quem tá com sono e tempo zero, trinta minutos de prehab muitas vezes é a única coisa que cabe. Não é sempre fuga do treino. Às vezes é o treino possível naquele dia.

Permalink