Pular para o conteúdo
Carregando…

Não aos manicômios de rede social.

Dorand2026
Pública 3 conversas 7 pensamentos 69 votos positivos 0 voto negativo 0 série

Tenho pensado sobre como reunir muitas pessoas com transtornos psicológicos em uma mesma rede social pode ser, ao mesmo tempo, uma fonte de acolhimento e um ambiente potencialmente prejudicial.

In groups

Pensamento

Pensamento

MarianaGouveia

Há uma nuance no ponto do contágio. O transtorno não passa de pessoa para pessoa, mas os comportamentos passam, e isso tem nome há décadas: contágio social. Para mim o teu argumento até fica mais forte com isso, porque é exatamente o que descreves quando

Há uma nuance no ponto do contágio. O transtorno não passa de pessoa para pessoa, mas os comportamentos passam, e isso tem nome há décadas: contágio social. Para mim o teu argumento até fica mais forte com isso, porque é exatamente o que descreves quando uma publicação traz de volta aquilo que parecia distante.

Conteúdo da publicação

Tenho pensado sobre como reunir muitas pessoas com transtornos psicológicos em uma mesma rede social pode ser, ao mesmo tempo, uma fonte de acolhimento e um ambiente potencialmente prejudicial.

Historicamente, pessoas com determinadas doenças eram afastadas da sociedade por medo do contágio. Hoje sabemos que transtornos mentais não funcionam dessa maneira. Não existe “contaminação” psicológica simplesmente por conviver com alguém que sofre. Pelo contrário: encontrar pessoas que compreendem uma experiência que parecia solitária pode produzir identificação, pertencimento e alívio.

Eu mesma já participei de grupos assim. Conheci pessoas interessantes, encontrei compreensão e, em alguns momentos, senti que finalmente alguém entendia determinadas experiências que eu não conseguia explicar.

Mas existe um problema: identificação não é sinônimo de tratamento.

Um grupo pode acolher uma pessoa e, ao mesmo tempo, reforçar comportamentos que deveriam ser questionados. Pode transformar sintomas em identidade, sofrimento em estética e comportamentos destrutivos em algo romântico, inevitável ou até desejável.

No transtorno de personalidade limítrofe (nomenclatura que prefiro e sobre a qual explicarei melhor em outro texto) Isso merece atenção especial. A instabilidade da autoimagem pode fazer com que aquilo que consumimos, as pessoas com quem convivemos e as narrativas que encontramos nas redes sociais tenham um peso significativo sobre a maneira como nos percebemos.

Você pode estar relativamente estável, construindo uma identidade mais saudável, e encontrar uma publicação que desperta uma lembrança, uma identificação ou um comportamento. De repente, aquilo que parecia distante volta a ocupar todo o espaço mental.

E existe uma diferença fundamental entre validação e reforço.

Validar alguém significa reconhecer que sua dor existe e que seus sentimentos fazem sentido dentro da experiência daquela pessoa. Não significa dizer que todo comportamento produzido por essa dor é saudável, inevitável ou deve ser mantido.

Às vezes, dizer “eu entendo por que você se sente assim” é acolhimento. Dizer “você é assim mesmo, isso faz parte de quem você é” pode ser justamente o contrário daquilo que alguém precisa para mudar.

A identidade também é construída pelas histórias que repetimos sobre nós mesmos.

Por isso, aquilo que consumimos importa. As comunidades das quais participamos importam. As pessoas que admiramos importam. As narrativas que transformamos em espelho também importam.

Não precisamos nos isolar de outras pessoas que sofrem. Precisamos aprender a escolher ambientes que não apenas reconheçam nossa dor, mas também favoreçam nossa recuperação.

Nem todo espaço que nos compreende nos ajuda a melhorar.

Às vezes, cuidar de si também significa sair de um lugar onde nossa dor é constantemente alimentada.

Não abrace a sua dor como se ela fosse toda a sua identidade. Conheça-a, compreenda-a, trate-a, mas não permita que ela seja a única história que você conta sobre quem é.

Thoughts

• tgoncalves

A ideia de uma identidade feita das histórias que repetimos lembra-me uma coisa do ofício: uma parede retocada vezes sem conta acaba por ser mais retoque do que parede, e ninguém decidiu isso num dia. Cada camada pareceu pequena. Descreves o mesmo com as publicações, e aposto que quase ninguém dá por isso a meio.

Permalink
  • terceiraVia

Isso vai esbarrar no desenho das redes grandes: quem abre um post sobre crise recebe mais dez parecidos logo depois. Escolher o ambiente fica bem mais difícil quando o ambiente escolhe junto com você.

Permalink
  • MarianaGouveia

Há uma nuance no ponto do contágio. O transtorno não passa de pessoa para pessoa, mas os comportamentos passam, e isso tem nome há décadas: contágio social. Para mim o teu argumento até fica mais forte com isso, porque é exatamente o que descreves quando uma publicação traz de volta aquilo que parecia distante.

Permalink
  • rfontes83

Vejo a mesma coisa em grupo de fé. O lugar que acolhe alguém num momento ruim pode, anos depois, virar o lugar que não deixa a pessoa sair daquela história, porque toda semana pedem pra ela contar de novo o fundo do poço. Aposto que pouca gente que conduz grupo assim já pensou em validar e reforçar como coisas separadas.

Permalink

Related posts

• Amar é tratar o estrangeiro com hospitalidade

Eu estava assistindo a um vídeo do Ludo Viajante, cujo tema é "Por que a gente ama?" e, no final, ele fez essa comparação, e isso me fez refletir.

• APRESENTAÇÃO

Nasci em Mirante do Paranapanema - SP, no dia 24 de dezembro de 1988. Até os meus 11 anos, morei em Rosana, SP, ao lado da minha mãe e meu avô. A minha paixão pela poesia surgiu de forma inesperada,…

• Motivos de Não Parar

Primeiro a saúde para ir aonde quiser

• Quando a vida vira um vendaval

Minha vida virou um vendaval, e eu já não sei onde colocar as mãos. Tudo parece fora do lugar, nada se encaixa, nada responde às minhas orações.

• Pose

Baixe seu tom de voz para não atrapalhar as pessoas

• Além do legado

Não sou grande coisa. Não sou nada abaixo.

• Ainda Uso Sua Aliança

Eu esperei três anos por você. Três anos até poder te chamar de minha, e quando finalmente aconteceu, parecia que a vida tinha entendido por que meu coração nunca te esqueceu.

• A personalidade inadequada

Durante muito tempo, eu não compreendia o que acontecia dentro de mim. Havia noites em que a insônia parecia mais do que falta de sono: era uma mente incapaz de encontrar silêncio. Eu permanecia…