Isso.
INVENTÁRIO DA IGNORÂNCIA
Por Lucien Vieira | 19 de março de 2026
In groups
Pensamento
Isso.
Conteúdo da publicação
Por Lucien Vieira | 20 de setembro de 2026
Por que não sei...
com certeza,
não sei o quanto sei —
e, muito menos,
é evidente,
o quanto não sei.
Presumidamente,
se não sei
o quanto sei
e o quanto não sei —
o que constitui
o meu digno inventário
da ignorância —,
é sugestivo,
diante
do meu estado
de (im)possibilidades,
que talvez
eu seja
um sujeito
do acaso(?),
criteriosamente inteligente...
Poema filosófico-minimalista de caráter epistemológico e reflexivo.
... eu lírico reconhece que não sabe medir nem o quanto sabe nem o quanto ignora, concluindo que essa consciência dos próprios limites pode ser um indício de verdadeira inteligência. A obra valoriza a humildade intelectual e sugere que o saber mais profundo começa quando se admite a própria ignorância.
Thoughts
-
PermalinkIsso.
-
PermalinkTenho cinquenta e oito anos e só agora entendo que isso que você descreveu é tudo que a vida ensinou! Quanto menos você tem certeza, menos você perde no caminho.
-
PermalinkIsso que você escreveu me faz pensar: faz você viver diferente, sabendo que não sabe? Tipo, muda alguma coisa no dia a dia? 🤔
-
PermalinkO paradoxo tá todo aqui: quanto mais você sabe que não sabe, mais inteligente fica sendo. Mas muita gente que diz isso é só outra forma de parecer inteligente sem de facto saber nada.
-
PermalinkEssa consciência dos próprios limites que você descreve me fez pensar em quantos anos a gente passa fingindo certeza só pra parecer no controle. Aposto que a maioria das pessoas que lê isto vai reconhecer o momento em que parou de fingir e começou de facto a escutar os outros.
-
PermalinkFiquei acordada pra ler isto de uma vez! Normalmente caio no meio mas desta vez continuei até ao fim. Tem algo.
Related posts
-
Quando eu achava que 30 anos era muito...
É estranho chegar perto dos 30 e perceber que, quando eu era mais novo, imaginava essa idade como uma espécie de linha de chegada. Aos 30 eu teria entendido a vida, teria uma profissão, dinheiro,…
-
você faz falta
quando eu não tenho a quem recorrer,
-
ROMEU 1 PARTE 2
Tentei esconder o que eu sentia,
-
Hoje, eu finalmente te esqueço,meu amor.
Hoje eu finalmente te esqueço, ouço nossa música e não lembro mais do recomeço,uso a sua blusa e de quem é? Eu não reconheço.
-
Um rapaz
Eu gosto de um rapaz, e esse rapaz não é perfeito; muito pelo contrário, ele é imperfeito. Acho que ele é o rapaz mais imperfeito que eu já vi. Se bem que ele foi o único rapaz que eu consegui olhar…
-
Tudo que estava presso.
Hoje acordei com um aperto no peito que já não sentia a tempos, acho q é saudade, me vivo dentro da saudade ou ela que vive presa em mim? Acho que ambos, quem vive sem saudade é por que vive sem…
-
Eu sinto sua falta
Eu sinto sua falta.
-
Aqueles belos Hazel eyes
Eu escrevo a maioria das coisas que penso ou sinto e essa é uma delas. Nunca vou esquecer aquela cor que refletia quando o sol batia em seus olhos, uma cor que até mesmo um daltônico como eu não…