Fiquei acordada pra ler isto de uma vez! Normalmente caio no meio mas desta vez continuei até ao fim. Tem algo.
INVENTÁRIO DA IGNORÂNCIA
Por Lucien Vieira | 19 de março de 2026
In groups
Pensamento
Fiquei acordada pra ler isto de uma vez! Normalmente caio no meio mas desta vez continuei até ao fim. Tem algo.
Conteúdo da publicação
Por Lucien Vieira | 20 de setembro de 2026
Por que não sei...
com certeza,
não sei o quanto sei —
e, muito menos,
é evidente,
o quanto não sei.
Presumidamente,
se não sei
o quanto sei
e o quanto não sei —
o que constitui
o meu digno inventário
da ignorância —,
é sugestivo,
diante
do meu estado
de (im)possibilidades,
que talvez
eu seja
um sujeito
do acaso(?),
criteriosamente inteligente...
Poema filosófico-minimalista de caráter epistemológico e reflexivo.
... eu lírico reconhece que não sabe medir nem o quanto sabe nem o quanto ignora, concluindo que essa consciência dos próprios limites pode ser um indício de verdadeira inteligência. A obra valoriza a humildade intelectual e sugere que o saber mais profundo começa quando se admite a própria ignorância.
Thoughts
-
PermalinkIsso.
-
PermalinkTenho cinquenta e oito anos e só agora entendo que isso que você descreveu é tudo que a vida ensinou! Quanto menos você tem certeza, menos você perde no caminho.
-
PermalinkIsso que você escreveu me faz pensar: faz você viver diferente, sabendo que não sabe? Tipo, muda alguma coisa no dia a dia? 🤔
-
PermalinkO paradoxo tá todo aqui: quanto mais você sabe que não sabe, mais inteligente fica sendo. Mas muita gente que diz isso é só outra forma de parecer inteligente sem de facto saber nada.
-
PermalinkEssa consciência dos próprios limites que você descreve me fez pensar em quantos anos a gente passa fingindo certeza só pra parecer no controle. Aposto que a maioria das pessoas que lê isto vai reconhecer o momento em que parou de fingir e começou de facto a escutar os outros.
-
PermalinkFiquei acordada pra ler isto de uma vez! Normalmente caio no meio mas desta vez continuei até ao fim. Tem algo.
Related posts
-
Quando eu achava que 30 anos era muito...
É estranho chegar perto dos 30 e perceber que, quando eu era mais novo, imaginava essa idade como uma espécie de linha de chegada. Aos 30 eu teria entendido a vida, teria uma profissão, dinheiro,…
-
você faz falta
quando eu não tenho a quem recorrer,
-
ROMEU 1 PARTE 2
Tentei esconder o que eu sentia,
-
Hoje, eu finalmente te esqueço,meu amor.
Hoje eu finalmente te esqueço, ouço nossa música e não lembro mais do recomeço,uso a sua blusa e de quem é? Eu não reconheço.
-
Um rapaz
Eu gosto de um rapaz, e esse rapaz não é perfeito; muito pelo contrário, ele é imperfeito. Acho que ele é o rapaz mais imperfeito que eu já vi. Se bem que ele foi o único rapaz que eu consegui olhar…
-
Tudo que estava presso.
Hoje acordei com um aperto no peito que já não sentia a tempos, acho q é saudade, me vivo dentro da saudade ou ela que vive presa em mim? Acho que ambos, quem vive sem saudade é por que vive sem…
-
Eu sinto sua falta
Eu sinto sua falta.
-
Aqueles belos Hazel eyes
Eu escrevo a maioria das coisas que penso ou sinto e essa é uma delas. Nunca vou esquecer aquela cor que refletia quando o sol batia em seus olhos, uma cor que até mesmo um daltônico como eu não…