Pular para o conteúdo
Carregando…

ILÓGICO

RicardoC
Pública 4 conversas 6 pensamentos 10 votos positivos 0 voto negativo 1 série

ILÓGICO

Em séries

In groups

Pensamento

Pensamento

Ovid

Betim, maio de 1996, e um soneto inteiro tentando fechar o amor num silogismo. Me fez pensar em quanta gente tenta resolver o amor na lógica e chega exatamente nessa conclusão do lugar-comum. Aposto que hoje você relê esse final com outro sorriso. A data

Betim, maio de 1996, e um soneto inteiro tentando fechar o amor num silogismo. Me fez pensar em quanta gente tenta resolver o amor na lógica e chega exatamente nessa conclusão do lugar-comum. Aposto que hoje você relê esse final com outro sorriso. A data no pé deixa a série com cara de caderno guardado, gosto disso!

Conteúdo da publicação

ILÓGICO

Outra vez, terminou sem começar.
Qual, do amor, ser sem ser do amor premissa.
Feito um fósforo cujo ardor se atiça
Apenas para após ver se apagar.

Venceu a nulidade ao não amar;
Por premissa segunda, vã preguiça:
Sentimento que, só, se desperdiça
É tesouro no fundo d'algum mar.

Tendo por regra ser algo inseguro,
Não me traz o amor mais que insanidade;
Logo, n'ele não há o que procuro.

E em face d'essa ilógica verdade,
Concluo de silogismo tão obscuro
Outro lugar-comum felicidade.

Betim - 05 05 1996

Thoughts

• Ovid

Betim, maio de 1996, e um soneto inteiro tentando fechar o amor num silogismo. Me fez pensar em quanta gente tenta resolver o amor na lógica e chega exatamente nessa conclusão do lugar-comum. Aposto que hoje você relê esse final com outro sorriso. A data no pé deixa a série com cara de caderno guardado, gosto disso!

Permalink
  • tmoreira93

Fósforo que acende só pra ver apagar. Esse aí eu li duas vezes seguidas.

Permalink

Related posts

• ALÉM-AMAR

ALÉM-AMAR Às vésperas do amor; antes de tudo. Como ao cais, caravela de partida; Para descobrimentos conduzida Pelo vento a silvar bem forte e agudo.

• ÂNCORA AO MAR  

ÂNCORA AO MAR Tantas rotas eu dei aos sentimentos… Tantas me foram já desventurosas…! Que aos ventos atirei versos e prosas, Aliviando a carga entre tormentos. Quantas vezes topei com maus…

• LAMPEJO DE LUCIDEZ

LAMPEJO DE LUCIDEZ

• BOTÃO DE ROSA

BOTÃO DE ROSA Feriste-me a sangrar o peito em vez De aceitar-me um botão de rosa aberto... Passaste o nosso amor a descoberto N'um misto d'esperança e insensatez. Dar o que não tem é desfaçatez! Mas…

• ESPERANÇAR

ESPERANÇAR É preciso manter-me bem desperto. É preciso saudar o novo dia, Em mais uma manhã de fantasia, Na imensidão do coração deserto. É preciso ter o olho bem aberto. É preciso saldar tanta…

• CANTIGAS

CANTIGAS Eu te amar, querida, me tem sido Uma alegria pura e insuspeitada. Guarda tu para mim a asa quebrada, Visto eu arcanjo em sombras decaído... Se canto co'o alaúde enternecido Cantigas que…

• HISPANIOLA

HISPANIOLA — " São como abris ou maios andaluzes As manhãs tropicais quisqueyanas... — Assim o Capitão às castelhanas Se fez poeta (ou pintor...) d'aquelas luzes. Munidos de facões e arcabuzes,…

• HORA PASSADA

HORA PASSADA A hora que passa em mim fica retida. Inutilmente, pois, 'inda assim passa. Como corpo sem alma; inerte massa, Passa, vazia, uma hora a mais havida.