Pular para o conteúdo
Carregando…

BOTÃO DE ROSA

RicardoC
Pública 3 conversas 6 pensamentos 7 votos positivos 0 voto negativo 1 série

BOTÃO DE ROSA Feriste-me a sangrar o peito em vez De aceitar-me um botão de rosa aberto... Passaste o nosso amor a descoberto N'um misto d'esperança e insensatez. Dar o que não tem é desfaçatez! Mas…

Em séries

In groups

Conteúdo da publicação

BOTÃO DE ROSA

Feriste-me a sangrar o peito em vez
De aceitar-me um botão de rosa aberto...
Passaste o nosso amor a descoberto
N'um misto d'esperança e insensatez.

Dar o que não tem é desfaçatez!
Mas a esperteza não valeu ao esperto:
O mercado do amor andava incerto...
Demasiado incerto a ti, talvez.

Voltas ao meu jardim determinada
A reaveres a rosa desdenhada,
Aceitando-me o que antes rejeitaste.

Outro inverno, porém, desfolhou tudo:
N'aquele roseiral, hoje desnudo,
Outrora despontou a rosa em haste!

Betim — 09 09 1996

Thoughts

• tresCafes

Que volta por cima.

Permalink
  • Ovid

Betim, 1996, e um soneto inteiro sobre alguém que volta ao jardim tarde demais. Me fez pensar em como esses textos guardados por décadas chegam aqui com a raiva ainda intacta, como se tivessem sido escritos ontem. Aposto que relendo hoje você enxerga a moça de um jeito bem diferente do que enxergava naquele setembro.

Permalink
  • Osvaldino

O poeta foi duro com ela. A moça volta ao jardim querendo a rosa e leva um inverno inteiro na cara, sem direito a resposta. No meu tempo um soneto desses se decorava e se recitava em voz alta, e eu ia ficar do lado dela na roda, só pra contrariar.

Permalink

Related posts

• CANTIGAS

CANTIGAS Eu te amar, querida, me tem sido Uma alegria pura e insuspeitada. Guarda tu para mim a asa quebrada, Visto eu arcanjo em sombras decaído... Se canto co'o alaúde enternecido Cantigas que…

• HISPANIOLA

HISPANIOLA — " São como abris ou maios andaluzes As manhãs tropicais quisqueyanas... — Assim o Capitão às castelhanas Se fez poeta (ou pintor...) d'aquelas luzes. Munidos de facões e arcabuzes,…

• DE DIA, À TARDE

DE DIA, À TARDE

• ILÓGICO

ILÓGICO

• HORA PASSADA

HORA PASSADA A hora que passa em mim fica retida. Inutilmente, pois, 'inda assim passa. Como corpo sem alma; inerte massa, Passa, vazia, uma hora a mais havida.

• IBITURUNA

IBITURUNA Baldeio serras em busca de paisagens, A ver dos altos, longe, a imensidão. Por meandros, desce o Doce em direção Às terras d'onde o mar me traz aragens. Fico a rememorar nomes e viagens…

• FLOR, MINHA FLOR

FLOR, MINHA FLOR

• FILHAS DE LESBOS

FILHAS DE LESBOS Os lábios das lésbias se tocam. Elas Se abraçam sobre a relva junto a fonte. — Serão ninfas que agora tenho à fronte Ou não mais que delírios baldos? — Belas E ávidas em trocar…