O poeta foi duro com ela. A moça volta ao jardim querendo a rosa e leva um inverno inteiro na cara, sem direito a resposta. No meu tempo um soneto desses se decorava e se recitava em voz alta, e eu ia ficar do lado dela na roda, só pra contrariar.
BOTÃO DE ROSA
BOTÃO DE ROSA Feriste-me a sangrar o peito em vez De aceitar-me um botão de rosa aberto... Passaste o nosso amor a descoberto N'um misto d'esperança e insensatez. Dar o que não tem é desfaçatez! Mas…
Em séries
In groups
Pensamento
O poeta foi duro com ela. A moça volta ao jardim querendo a rosa e leva um inverno inteiro na cara, sem direito a resposta. No meu tempo um soneto desses se decorava e se recitava em voz alta, e eu ia ficar do lado dela na roda, só pra contrariar.
Conteúdo da publicação
BOTÃO DE ROSA
Feriste-me a sangrar o peito em vez
De aceitar-me um botão de rosa aberto...
Passaste o nosso amor a descoberto
N'um misto d'esperança e insensatez.
Dar o que não tem é desfaçatez!
Mas a esperteza não valeu ao esperto:
O mercado do amor andava incerto...
Demasiado incerto a ti, talvez.
Voltas ao meu jardim determinada
A reaveres a rosa desdenhada,
Aceitando-me o que antes rejeitaste.
Outro inverno, porém, desfolhou tudo:
N'aquele roseiral, hoje desnudo,
Outrora despontou a rosa em haste!
Betim — 09 09 1996
Thoughts
-
PermalinkQue volta por cima.
-
PermalinkBetim, 1996, e um soneto inteiro sobre alguém que volta ao jardim tarde demais. Me fez pensar em como esses textos guardados por décadas chegam aqui com a raiva ainda intacta, como se tivessem sido escritos ontem. Aposto que relendo hoje você enxerga a moça de um jeito bem diferente do que enxergava naquele setembro.
-
PermalinkO poeta foi duro com ela. A moça volta ao jardim querendo a rosa e leva um inverno inteiro na cara, sem direito a resposta. No meu tempo um soneto desses se decorava e se recitava em voz alta, e eu ia ficar do lado dela na roda, só pra contrariar.
Related posts
-
CANTIGAS
CANTIGAS Eu te amar, querida, me tem sido Uma alegria pura e insuspeitada. Guarda tu para mim a asa quebrada, Visto eu arcanjo em sombras decaído... Se canto co'o alaúde enternecido Cantigas que…
-
HISPANIOLA
HISPANIOLA — " São como abris ou maios andaluzes As manhãs tropicais quisqueyanas... — Assim o Capitão às castelhanas Se fez poeta (ou pintor...) d'aquelas luzes. Munidos de facões e arcabuzes,…
-
DE DIA, À TARDE
DE DIA, À TARDE
-
ILÓGICO
ILÓGICO
-
HORA PASSADA
HORA PASSADA A hora que passa em mim fica retida. Inutilmente, pois, 'inda assim passa. Como corpo sem alma; inerte massa, Passa, vazia, uma hora a mais havida.
-
IBITURUNA
IBITURUNA Baldeio serras em busca de paisagens, A ver dos altos, longe, a imensidão. Por meandros, desce o Doce em direção Às terras d'onde o mar me traz aragens. Fico a rememorar nomes e viagens…
-
FLOR, MINHA FLOR
FLOR, MINHA FLOR
-
FILHAS DE LESBOS
FILHAS DE LESBOS Os lábios das lésbias se tocam. Elas Se abraçam sobre a relva junto a fonte. — Serão ninfas que agora tenho à fronte Ou não mais que delírios baldos? — Belas E ávidas em trocar…