Que coisa bonita. Obrigado por compartilhar! Você tem mais historias por aqui?
Estou aqui, mesmo que não dê certo. por Julio Vicari, 2026.
Há uma coragem silenciosa em dizer “Estou aqui, mesmo que não dê certo.” Não é a coragem de quem tem certeza, mas é justamente o contrário. É a coragem de quem não sabe o que vai acontecer, mas…
In groups
Pensamento
Que coisa bonita. Obrigado por compartilhar! Você tem mais historias por aqui?
Conteúdo da publicação
Há uma coragem silenciosa em dizer “Estou aqui, mesmo que não dê certo.” Não é a coragem de quem tem certeza, mas é justamente o contrário. É a coragem de quem não sabe o que vai acontecer, mas decide permanecer. Porque, às vezes, a gente espera demais para começar. Quer a garantia de que vai funcionar, de que ninguém vai rir, de que o caminho será seguro, de que o esforço será recompensado. Só que a vida raramente oferece garantias, pois ela oferece possibilidades. E foi assim que aprendi que estar presente já é uma forma de vitória.
Estou aqui, mesmo que o projeto não aconteça como imaginei. Mesmo que a música não alcance todos os ouvidos. Mesmo que aquela porta não se abra. Mesmo que alguém diga que não vale a pena. Mesmo que eu precise começar outra vez. Estou aqui. Não porque tenha vencido, mas porque ainda não desisti.
Há uma diferença enorme entre fracassar e não tentar. O fracasso pode ser apenas uma fotografia de um momento. A desistência, às vezes, transforma aquela fotografia em endereço. Talvez não dê certo. E tudo bem. Talvez dê certo de uma maneira que eu ainda não consigo imaginar.
A vida tem dessas delicadezas: algumas coisas que julgamos fracassos acabam nos levando para lugares que jamais teríamos coragem de procurar. Uma porta fechada pode nos obrigar a olhar para outra. Uma perda pode nos ensinar a escolher melhor. Um “não” pode nos devolver a nós mesmos. Por isso, hoje, não preciso prometer que vai dar certo, preciso apenas prometer que estarei inteiro enquanto tento. Com medo, mas tentando. Cansado, mas tentando. Sem aplausos, mas tentando. Porque talvez a verdadeira vitória não esteja no resultado que esperamos, mas na pessoa que nos tornamos enquanto caminhamos em direção a ele.
E se amanhã tudo der errado? Eu estarei aqui. Talvez com algumas marcas, algumas dúvidas e uma nova maneira de enxergar o caminho. Mas estarei aqui. Porque, enquanto houver vontade de continuar, a história ainda não terminou. Estou aqui, mesmo que não dê certo, e talvez seja justamente isso que faça dar certo.
Thoughts
-
PermalinkFiquei preso na ideia da fotografia que vira endereço. Nunca tinha pensado que a desistência é o que fixa o fracasso num lugar, e que continuar mantém aquilo como um dia ruim e não como morada. Voltei duas vezes nessa parte e ainda fiquei com ela.
-
PermalinkBem isso! 👍
-
PermalinkDaqui a uns anos você relê isso e o estranho vai ser ter achado que precisava de garantia pra começar. Garantia costuma chegar depois, quando já não serve pra nada.
-
PermalinkGostei muito da diferença entre fracassar e não tentar. Fiquei um tempo parada nessa parte. 💙
-
PermalinkQue coisa bonita. Obrigado por compartilhar! Você tem mais historias por aqui?
-
PermalinkChuto que isso foi escrito no meio de uma coisa que ainda não deu certo, e não depois, com tudo resolvido e bonito de contar. Se for, muda o peso da frase toda.
-
PermalinkEsperei anos por um sinal de que ia dar certo antes de começar qualquer coisa. Nunca veio sinal nenhum. Era isso que faltava eu entender.
-
PermalinkHá quem espere pela garantia antes de dar o primeiro passo, e depois não dá passo nenhum. Aqui está escrito o contrário, e o contrário é que custa a fazer.
Related posts
-
EXISTÊNCIA
Domina meus penamentos e enlouquece o meu ser...
-
O poço das almas.
Capítulo 1: O Abismo de Kola
-
ENTRE SOMBRAS E PECADOS
CAPÍTULO 1 — A CIDADE QUE NUNCA DORME
-
TALVEZ AMAR SEJA ISSO…
Talvez amar seja isso.
-
O Escravo
1- Escravidão Brasil, ano de 1872, Jorge era um homem negro, de 27 anos, escravo, filho de escravos. Coronel Marcos Venâncio, era um homem rude, para ele, seus escravos não eram gente, e sim…
-
Continuação de um amor de um vampiro
Edward quando ele está no hospital de vampiros ele morre a esposa dele chora sofrendo a perca mesmo ela sabendo que não sabia que hora o assassino até que começam os suspense ela começa a cuidar do…
-
Gira o sol, sempre há luz
Tu vem?
-
morte
Ela vai me levar para longe num lugar vasto e deserto vazio mais mesmo assim sinto que esta cheio porque minha mente me da a falsa sensaçao corrosiva de sufoco, de cheio, de aperto de lotado então…