Aquela linha final, sentir profundamente mas decidir conscientemente, é a verdade. Me fez pensar em quem aprende a dizer sim quando devia dizer não, e paga caro por isso. Aposto que o poder não é separar emoção: é saber qual emoção usar em qual hora
Estabelecer limites é uma forma de Poder
Talvez uma das grandes diferenças entre quem consegue construir e preservar poder, patrimônio e influência e quem permanece preso às mesmas dificuldades esteja justamente na maneira como toma…
In groups
Pensamento
Aquela linha final, sentir profundamente mas decidir conscientemente, é a verdade. Me fez pensar em quem aprende a dizer sim quando devia dizer não, e paga caro por isso. Aposto que o poder não é separar emoção: é saber qual emoção usar em qual hora
Conteúdo da publicação
Talvez uma das grandes diferenças entre quem consegue construir e preservar poder, patrimônio e influência e quem permanece preso às mesmas dificuldades esteja justamente na maneira como toma decisões (Aqui, não estou olhando para as estruturas sociais, mas para a forma como algumas pessoas foram condicionadas ao longo da vida e, por isso, têm dificuldade em estabelecer limites.)
Quando Eu olho para alguns perfis de sucesso financeiro, observando o comportamento dessas pessoas, existe uma característica que me chama ainda mais atenção: a capacidade que elas tem de separar o emocional do racional.
Nós, principalmente aqueles que vêm de contextos de menor poder econômico e social, muitas vezes aprendemos a tomar decisões muito atravessadas pela emoção. Família, culpa, ressentimento, medo de desagradar, necessidade de aprovação, medo de dizer não...
E, quando a emoção ocupa espaço demais, decisões que deveriam ser simples se tornam extremamente complexas, a decisão deixa de ser simples e passa a ser sobre o que o outro vai pensar de mim.
É aí que talvez exista uma diferença importante: pessoas que conseguem separar o pessoal do profissional parecem ter maior capacidade de tomar decisões sem transformar cada escolha em uma questão sobre o próprio valor ou sobre o valor da relação.
Mas tem um porém, quando deixamos a emoção dirigir todas as nossas decisões, podemos agir pelo medo, pela culpa, pelo ressentimento ou pela necessidade de aprovação e quando usamos apenas a razão, corremos o risco de nos tornar indiferentes. Talvez o equilíbrio esteja em sentir profundamente, mas decidir conscientemente.
Porque, quando começamos a separar as coisas: amizade de negócio, crítica de ataque pessoal, culpa de responsabilidade e emoção de decisão, começamos também a construir limites.
E limite é uma forma de Poder!
Thoughts
-
PermalinkUf!
-
PermalinkLimite é concreto: você consegue dizer não porque teve quem aprendeu antes. Emoção força quem faz limite a aguentar depois
-
PermalinkPassei trinta anos na metalurgia: quem tem poder é quem consegue deixar a mesa. Emoção de um operário que para de aceitar ordem muda coisa
-
PermalinkA gente foca muito em indivíduo quando a real é que quem tem poder econômico consegue bancar o custo de dizer não. O limite vem do acesso
-
PermalinkAquela linha final, sentir profundamente mas decidir conscientemente, é a verdade. Me fez pensar em quem aprende a dizer sim quando devia dizer não, e paga caro por isso. Aposto que o poder não é separar emoção: é saber qual emoção usar em qual hora
-
PermalinkConcordo que separar emoção de decisão é real, mas tem um detalhe: emoção não é inimiga, é informação! 💡
Related posts
-
Apenas uma jovem
Se perguntar todos os dias para onde vai é cansativo porém necessário, a juventude é feita de incógnitas que te faz amadurecer ou simplesmente cansar de ter várias ideias e não chegar a lugar nenhum.
-
GERMINAR
Sob a pátina do tempo, assim nasce um livro, o germinar das palavras desenrolam as experiências, brotam as cenas que vão para as páginas do futuro book, às vezes com um lirismo turvo, onde dois…
-
Onde está o amor?
A cidade nua e crua, gélido sepulcro de vidas. Vendidas para a tecnologia. Passos robóticos, olhos coloridos, sem brilho próprio. Sorriem e anseiam pela curtida. Vitrine de boas emoções. Desfile de…
-
Resposta a Nesse Arado
Te plantei e fiquei ali sentado esperando o florescer
-
Avenida
Às vezes quando o medo lhe tocava a espinha, rezava. Sempre com as mesmas palavras: “Deus, por favor me perdoe por pensar em morrer. Tenho órgãos saudáveis e nenhuma doença me aflige, mas me sinto…
-
Leandro e Rafael -o Colégio da Maldição
LEANDRO E RAFAEL — O COLÉGIO DA MALDIÇÃO
-
A casa abandonada
A casa abandonada
-
Meu lindo cisne
Cena 8